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Cocteau Twins: álbum-tributo online

Resenha - A Tribute to Cocteau Twins - V/A

Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 12 de fevereiro de 2015

Quantas maravilhas os COCTEAU TWINS compuseram! Em 1980, Robin Guthrie e Simon Raymonde fundaram uma banda numa cidadezinha da Escócia. Pra vocalista, convidaram Elizabeth Fraser, logo apelidada de "A Voz de Deus" pela hiperbólica imprensa musical britânica.

A mágica sonora do trio jamais lotou estádios ou voou alto nas paradas, mas sua influência foi descomunal. Difícil de rotular, os COCTEAU TWINS desenhavam paisagens sonoras habitadas por seres místicos e etéreos. Camadas sobrepostas de instrumentação, os vocais de múltiplos timbres da fada Liz; a música dos Cocteau gerou filhotes líricos, mas também rebentos sonolentos ou mesmo noise, como a cena shoegazer, que de certa forma casou COCTEAU TWINS com JESUS AND MARY CHAIN. Ainda outro dia, li sobre o novo single duma banda indie dos EUA. Quando iniciei a audição, era óbvio que chuparam a faixa Amelia, do excruciantemente belo Treasure (1984).

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O som dos COCTEAU TWINS é tão idiossincrático que a noção dum álbum-tributo pode soar herege aos acólitos, especialmente quando se cogita quem elevaria os vocais à perfeição pristina de Fraser. Quando soube do álbum A Tribute to Cocteau Twins, lançado em dezembro de 2013, reagi como devoto que jamais admitirá a dessacralização de seu objeto de culto. Logo ponderei que os artistas homenageavam os mestres que lhes influenciaram. Um álbum-tributo não tem a ver com superar o ídolo – intimamente as bandas podem ambicionar isso, mas certamente sabem que os ouvintes sempre (?) preferirão as versões originais. Sendo fãs, os próprios grupos devem gostar mais das versões dos Twins.

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Depois dessa preparação mental e emocional, escutei o álbum e achei-o muito competente e a altura dos homenageados. A Tribute to Cocteau Twins tem capa inspirada na de Treasure e 10 artistas pra mim desconhecidos, interpretando 8 canções: Heaven or Las Vegas e In Our Angelhood são gravadas 2 vezes.

O álbum abre com um achado estupendo; o THE US atualizou Garlands, faixa meio gótica do primeiro álbum, nos termos da própria banda de Liz Fraser, deixando a canção com mais cara dum Cocteau posterior, muito mais rico e criativo que o do primeiro disco. Capaz de vocais múltiplos, a vocalista em momentos lembra a injustamente esquecida SALLY OLDFIELD. Prefiro essa versão à original! Os ouvintes nem sempre preferirão os originais...

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A segunda faixa é o maior desafio com relação a fazer de tudo pra deixar de lado a comparação com os vocais de Liz. Carolyn’s Fingers é um dos ápices angelicais da cantora, que garantiria seu lugar ao lado do Senhor apenas com essa canção. O DRAKES HOTEL fez bom serviço, mas aguou um bocadinho o instrumental, usando percussão que os CT já haviam abandonado quando de Blue Bell Knoll, álbum-deleite que contém Carolyn´s Fingers.

O ROBSONGS bota guitarra Robert Smith e vocais masculinos em Persephone, resultando num instrumental mais esparso (fraco) que o original, mas com outra faceta oitentista. Interessante.

In Our Angelhood ganhou leitura que estressa seu lado shoegazer pelos meninos do SCREEN VYNIL IMAGE com seu vocal sonolento. Já a leitura do SCHNOVALD nos congela com uma ducha de synth-gothic.

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SUZY BLU acelera Heaven or Las Vegas pra deixá-la como um rockinho feminino feito por quem cresceu escutando hip hop e dance.

O resultado positivo de A Tribute to the Cocteau Twins pode ser ouvido gratuita e legalmente no endereço abaixo:

http://theblogthatcelebratesitself.bandcamp.com/album/a-tribute-to-cocteau-twins

Tracklist:

1. Garlands -The US 06:01
2. Carolyn´s Fingers - Drakes Hotel
3. Persephone- Robsongs
4. In Our Angelhood - Screen Vinyl Image
5. Heaven Or Las Vegas - ShiShi
6. Wax And Wave - Elegia
7. When Mama Was Moth - [aftersun]
8. Blind Dumb Deaf - Bela Infanta
9. In Our Angelhood - Schonwald
10. Heaven Or Las Vegas - Suzy Blu

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Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Roberto Rillo Bíscaro é professor universitário e edita o Blog do Albino Incoerente desde 2009.
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