Athar: A estreia da banda de Metalcore de Campina Grande
Resenha - Athar - Athar
Por João Dias
Postado em 21 de maio de 2014
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Brasil virou, sem dúvidas, um celeiro para o gênero metalcore. Muitos "oldschool", tanto do lado do metal como do "core" (hardcore, para ser explícito) dizem algo óbvio: moda, ou de maneira mais detratora, "modinha". Sim, admito como escritor dessa review que não sou muito fã do gênero, mas a banda Athar de Campina Grande mostra um som muito bem feito e com diversas características do gênero, com complementações bem sacadas de hardcore clássico e punk, principalmente nos vocais mais limpos.
Óbvio que a primeira influência que percebe-se na banda é o AS I LAY DYING, mas como muitas bandas do gênero, eles incorporaram elementos do Screamo, como se percebe já na música "Súplicas", ainda que com muitas linhas geniais de baixo e arranjos bem sacados na guitarra. A faixa "Lembranças" tem todos os elementos que me lembraram o álbum "The Changing Of Times" da banda UNDEROATH.
"Minha Alma", numa versão mais aperfeiçoada da versão demo de mesmo nome, é uma das mais criativas, pois os vocais limpos no refrão "não desistirei, não faço assim, lutarei até o fim, sei que existe alguém que pode me dar a salvação" é muito mais na linha do hardcore melódico, diferenciando muito do metalcore comumente feito atualmente pela maioria das bandas.
Já "Meus Planos" é a mais atual de todas, infestada de breakdows e no refrão, o back-vocal acompanha com os gritos comuns do screamo. A música entretanto traz consigo elementos impressionantes do hardcore melódico e do heavy metal (principalmente no solo genialmente bem executado). O EP finaliza com "Redenção", uma faixa bônus vinda de um single lançado pela banda em 2011 e que traz consigo elementos que a banda estava começando a trabalhar e que aperfeiçoariam ao longo dos anos, numa sonoridade que me remeteu rapidamente ao DEMON HUNTER, a exceção do fim da faixa, com elementos do breakdown, que me lembraram logo SEVENTY TIMES SEVEN e FOR TODAY.
Enfim, é uma banda com diversas influências do som atual, e que inclusive está se renovando, prometendo uma renovação sonora a partir desse ano, com elementos do groove metal, na linha do LIVING SACRIFICE e do LAMB OF GOD. Aguardo ansiosamente, haja vista que a EP deles me animou bastante no quesito qualidade sonora. A arte de capa é um detalhe a parte, muito bem desenhada, tenho pra mim que uma referência à música "Súplicas" ou uma releitura da arte da demo "Minha Alma".
Formação no EP:
Flávio - vocal
Welton - Guitarra
Edy- Baixo
Yuri- Guitarra
Ramon - Bateria
Track List:
1 - Súplicas
2 - Lembranças
3 - Minha Alma (nova versão)
4 - Meus Planos
5 - Redenção (Faixa Bônus)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
A música de 1983 que resumiu tudo de errado no rock americano, segundo Lemmy
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
Bruce Dickinson promete novo álbum "em um patamar bem acima de 'Mandrake Project'"
Aquiles Priester diz que Cronos, do Venom, "mudou o jogo"
Slash anuncia álbum solo "Flying Blind" e confirma quatro shows no Brasil
Morre Lito Sousa, do Aviões e Músicas; veja sua relação com o rock
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
Epica lança álbum digital "Live At The Symphonic Synergy"
Metallica inicia temporada de shows em Las Vegas e volta a tocar "...And Justice for All"
Cronos, vocalista e baixista do Venom, morre aos 63 anos
Nicko McBrain quis deixar o Iron Maiden nos anos 1980 por ter errado em um show
Nick Mason relembra o dia em que o Pink Floyd encontrou seus heróis: os Beatles
O megahit censurado da Legião Urbana com falha de execução e inspiração sertaneja
Massacration: por que a morte de Fausto Fanti impressionou tanto Bruno Sutter
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Carach Angren - O horror dentro da caixa em "Dance and Laugh Amongst the Rotten"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



