Athar: A estreia da banda de Metalcore de Campina Grande
Resenha - Athar - Athar
Por João Dias
Postado em 21 de maio de 2014
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Brasil virou, sem dúvidas, um celeiro para o gênero metalcore. Muitos "oldschool", tanto do lado do metal como do "core" (hardcore, para ser explícito) dizem algo óbvio: moda, ou de maneira mais detratora, "modinha". Sim, admito como escritor dessa review que não sou muito fã do gênero, mas a banda Athar de Campina Grande mostra um som muito bem feito e com diversas características do gênero, com complementações bem sacadas de hardcore clássico e punk, principalmente nos vocais mais limpos.
Óbvio que a primeira influência que percebe-se na banda é o AS I LAY DYING, mas como muitas bandas do gênero, eles incorporaram elementos do Screamo, como se percebe já na música "Súplicas", ainda que com muitas linhas geniais de baixo e arranjos bem sacados na guitarra. A faixa "Lembranças" tem todos os elementos que me lembraram o álbum "The Changing Of Times" da banda UNDEROATH.
"Minha Alma", numa versão mais aperfeiçoada da versão demo de mesmo nome, é uma das mais criativas, pois os vocais limpos no refrão "não desistirei, não faço assim, lutarei até o fim, sei que existe alguém que pode me dar a salvação" é muito mais na linha do hardcore melódico, diferenciando muito do metalcore comumente feito atualmente pela maioria das bandas.
Já "Meus Planos" é a mais atual de todas, infestada de breakdows e no refrão, o back-vocal acompanha com os gritos comuns do screamo. A música entretanto traz consigo elementos impressionantes do hardcore melódico e do heavy metal (principalmente no solo genialmente bem executado). O EP finaliza com "Redenção", uma faixa bônus vinda de um single lançado pela banda em 2011 e que traz consigo elementos que a banda estava começando a trabalhar e que aperfeiçoariam ao longo dos anos, numa sonoridade que me remeteu rapidamente ao DEMON HUNTER, a exceção do fim da faixa, com elementos do breakdown, que me lembraram logo SEVENTY TIMES SEVEN e FOR TODAY.
Enfim, é uma banda com diversas influências do som atual, e que inclusive está se renovando, prometendo uma renovação sonora a partir desse ano, com elementos do groove metal, na linha do LIVING SACRIFICE e do LAMB OF GOD. Aguardo ansiosamente, haja vista que a EP deles me animou bastante no quesito qualidade sonora. A arte de capa é um detalhe a parte, muito bem desenhada, tenho pra mim que uma referência à música "Súplicas" ou uma releitura da arte da demo "Minha Alma".
Formação no EP:
Flávio - vocal
Welton - Guitarra
Edy- Baixo
Yuri- Guitarra
Ramon - Bateria
Track List:
1 - Súplicas
2 - Lembranças
3 - Minha Alma (nova versão)
4 - Meus Planos
5 - Redenção (Faixa Bônus)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
A exigente técnica de guitarra que até James Hetfield trapaceia, segundo Gary Holt
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
Os discos dos Beatles que não vale a pena ouvir, de acordo com Jack Black
Rodolfo Abrantes diz que vendeu direitos autorais de músicas que gravou com o Raimundos
João Gordo é detido em aeroporto após PF encontrar pequenas porções de drogas
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
Ex-Ozzy e Black Sabbath, baterista sabia que tocaria com os gigantes
Ticketmaster detalha taxa de serviço e critica projeto de lei que limita cobrança
Por que é tão difícil combater os cambistas? Ticketmaster Brasil dá sua versão
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
A melhor música de "Countdown to Extinction", do Megadeth, segundo o Loudwire
O álbum que vendeu pouco, mas quem comprou montou uma banda; "Eram ideias bem simples"
Homer Simpson canta "Hallowed Be Thy Name" do Iron Maiden em performance inesquecível
O problema de trabalhar com Yngwie Malmsteen no G3, segundo Joe Satriani


A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



