The Muddy Brothers: uma das maiores revelações dos últimos anos
Resenha - Handmade - Muddy Brothers
Por Junior Frascá
Postado em 21 de março de 2014
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Fundada no final de 2012, o "The Muddy Brothers" vem direto de Vila Velha/ES, com o status de uma das grandes promessas do rock nacional, graças ao fato de terem vencido o concurso "Rock on the Top"m que lhes deu direito de tocaram no Festival "Planeta Terra 2013", ao lado de vários gigantes da música contemporânea.

E o trio, formado por João Lucas (Voz e Gaita), Will Just (Guitarra e Violão) e Renato Just (Bateria), pratica um som muito energético, vibrante e contagiante, que embora seja definido pela própria banda como "blues rock", traz diversas outras influências, como stoner, classic rock, e até uma certa psicodelia latente, que deixa tudo mais interessante e obscuro. Assim, podemos citar como influências dos caras bandas como LED ZEPPELIN, JIMI HENDRIX, BLACK SABBATH, BLUE CHER, THE WHO, e outras mais atuais, como GRAVEYARD e THE ANSWER, mas sem soar como mera cópia de nenhuma dessas bandas, embora o som dos caras não seja nada original.
Contudo, nesse primeiro trabalho da banda, propositadamente chamada do "Handmade", a coisa é tão bem feita, e tão legal e instigante, que fica difícil não se empolgar durante todo o interregno do álbum, cuja sonoridade não é muito comum por nossas terras.E até por isso confesso que há tempos não ouvia nada tão surpreendente vindo de uma banda brasileira!

Com linhas de guitarra insinuantes e marcantes, uma bateria simples, mas muito competente, e linhas vocais dignas dos clássicos do estilo, a banda se mostra muito a vontade indo por caminhos totalmente contrários ao que é vendável ou lucrativo para a industria musical, sem nada se importar com isso, mas apenas em criar músicas que transbordam paixão pelo estilo praticado.
Ah, e vocês puderam reparar que a banda não tem um baixista, e mesmo assim tal fato não faz tanta diferença, porque os caras conseguiram, por meio de arranjos simples e diretos, deixar tudo cru e pesado mesmo sem o grave das quatro cordas.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Todas as faixas do disco são muito excelentes, e mostram uma grande maturidade, como se percebe na pesada abertura, "Last Chance Trip"; na animada "All Down the Line"; na arrastada e melancólica "Every Thing I’ve Got To Give"; e no hit "High School Girl", já um clássico da banda, que encerra o disco com chave de ouro.
A produção afiadíssima e totalmente retro, em consonância com a proposta musical do trio, e a ótima arte gráfica do material, que vem em um belo digipack, demonstram ainda mais o grau de profissionalismo dos caras, que não estão para brincadeira em busca de seu lugar ao sol.
E deixo aqui um desabafo final: como é sabido, a música que faz sucesso no Brasil, de modo geral, é aquela paupérrima, abjeta e vil, graças, principalmente, ao esforço da grande mídia e aos grandes produtores em propiciar cada vez mais lixo lucrativo ao público médio, que não se preocupa tanto com a qualidade, e deixando de dar uma oportunidade às boas bandas que surgem aos montes por todos os lados em nosso país, e que produzem um som digno e de muita qualidade, mas sem ter as costas quentes. E por isso, cumpre a nós, caro amigo leitor, que possuímos um gosto musical privilegiado, darmos apoio e divulgarmos essas boas bandas, para que as mesmas tenham suporte para ascenderem em suas carreiras, como é o caso desse excelente THE MUDDY BROTHERS, que tem tudo para se tornar referência. Ouça agora mesmo!

Handmade – The Muddy Brothers
(2013 – Independente – Nacional)
Last Chance Trip
Woman For My Track
All Down the Line
Every Thing I’ve Got To Give
Ramblin Down My Soul
Twelve Bars Poem
Let My Hair Hang Down
Dell Vetts
Love Won’t Bring You Down
Ain’t Lonely No More
Wanna Love You All The Way
High School Girl
http://www.facebook.com/TheMuddyBrothers

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Derrick Green prepara nova banda para o pós-Sepultura e promete mistura de peso e melodia
Baixista Roberto "Ra" Diaz conta como foi chamado para ajudar o Korn
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
A crítica de Graciliano Ramos ao futebol que explica problema da MPB, segundo Lobão
Megadeth toca "The Conjuring" em show de São Paulo; confira o setlist
5 bandas de heavy metal que seguem na ativa e lançaram o primeiro disco há mais de 40 anos
6 solos de guitarra tão fabulosos que nem precisariam da canção onde estão
A banda com três cantores que representa o futuro do metal, segundo Ricardo Confessori
Dave Mustaine diz que Megadeth talvez se apresente novamente no Brasil
Steve Harris afirma que nunca conseguiu assistir um show dos Rolling Stones
A canção que levou o Led Zeppelin a outro patamar; "eu já estava de saco cheio"
O nome do blues que continua atravessando gerações e influenciando o rock
Regis Tadeu e o álbum que salvou o Rush da ruína; "um ato de insurgência artística"
"A quantidade de drogas que eu estava usando teria matado um rinoceronte" diz Deen Castronovo
Como um passaporte perdido deu origem a uma das mais marcantes obras do Pink Floyd
O único estilo musical que Fabio Lione confessou que não curte nem um pouco
Stryper celebra o natal e suas quatro décadas com "The Greatest Gift of All"
Kreator - triunfo e lealdade inabalável ao Metal
"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar

