The Muddy Brothers: uma das maiores revelações dos últimos anos

Resenha - Handmade - Muddy Brothers

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Junior Frascá
Enviar Correções  

9


Fundada no final de 2012, o "The Muddy Brothers" vem direto de Vila Velha/ES, com o status de uma das grandes promessas do rock nacional, graças ao fato de terem vencido o concurso "Rock on the Top"m que lhes deu direito de tocaram no Festival "Planeta Terra 2013", ao lado de vários gigantes da música contemporânea.

E o trio, formado por João Lucas (Voz e Gaita), Will Just (Guitarra e Violão) e Renato Just (Bateria), pratica um som muito energético, vibrante e contagiante, que embora seja definido pela própria banda como "blues rock", traz diversas outras influências, como stoner, classic rock, e até uma certa psicodelia latente, que deixa tudo mais interessante e obscuro. Assim, podemos citar como influências dos caras bandas como LED ZEPPELIN, JIMI HENDRIX, BLACK SABBATH, BLUE CHER, THE WHO, e outras mais atuais, como GRAVEYARD e THE ANSWER, mas sem soar como mera cópia de nenhuma dessas bandas, embora o som dos caras não seja nada original.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Contudo, nesse primeiro trabalho da banda, propositadamente chamada do "Handmade", a coisa é tão bem feita, e tão legal e instigante, que fica difícil não se empolgar durante todo o interregno do álbum, cuja sonoridade não é muito comum por nossas terras.E até por isso confesso que há tempos não ouvia nada tão surpreendente vindo de uma banda brasileira!

publicidade

Com linhas de guitarra insinuantes e marcantes, uma bateria simples, mas muito competente, e linhas vocais dignas dos clássicos do estilo, a banda se mostra muito a vontade indo por caminhos totalmente contrários ao que é vendável ou lucrativo para a industria musical, sem nada se importar com isso, mas apenas em criar músicas que transbordam paixão pelo estilo praticado.

Ah, e vocês puderam reparar que a banda não tem um baixista, e mesmo assim tal fato não faz tanta diferença, porque os caras conseguiram, por meio de arranjos simples e diretos, deixar tudo cru e pesado mesmo sem o grave das quatro cordas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Todas as faixas do disco são muito excelentes, e mostram uma grande maturidade, como se percebe na pesada abertura, "Last Chance Trip"; na animada "All Down the Line"; na arrastada e melancólica "Every Thing I’ve Got To Give"; e no hit "High School Girl", já um clássico da banda, que encerra o disco com chave de ouro.

A produção afiadíssima e totalmente retro, em consonância com a proposta musical do trio, e a ótima arte gráfica do material, que vem em um belo digipack, demonstram ainda mais o grau de profissionalismo dos caras, que não estão para brincadeira em busca de seu lugar ao sol.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E deixo aqui um desabafo final: como é sabido, a música que faz sucesso no Brasil, de modo geral, é aquela paupérrima, abjeta e vil, graças, principalmente, ao esforço da grande mídia e aos grandes produtores em propiciar cada vez mais lixo lucrativo ao público médio, que não se preocupa tanto com a qualidade, e deixando de dar uma oportunidade às boas bandas que surgem aos montes por todos os lados em nosso país, e que produzem um som digno e de muita qualidade, mas sem ter as costas quentes. E por isso, cumpre a nós, caro amigo leitor, que possuímos um gosto musical privilegiado, darmos apoio e divulgarmos essas boas bandas, para que as mesmas tenham suporte para ascenderem em suas carreiras, como é o caso desse excelente THE MUDDY BROTHERS, que tem tudo para se tornar referência. Ouça agora mesmo!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Handmade – The Muddy Brothers
(2013 – Independente – Nacional)

Last Chance Trip
Woman For My Track
All Down the Line
Every Thing I’ve Got To Give
Ramblin Down My Soul
Twelve Bars Poem
Let My Hair Hang Down
Dell Vetts
Love Won’t Bring You Down
Ain’t Lonely No More
Wanna Love You All The Way
High School Girl

http://www.facebook.com/TheMuddyBrothers

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Iron Maiden: o pior momento de Bruce Dickinson no palcoIron Maiden
O pior momento de Bruce Dickinson no palco

Metal Progressivo: os dez melhores álbuns do estiloMetal Progressivo
Os dez melhores álbuns do estilo


Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

Cli336 WhiFin GooAdHor Goo336 Cli336 Goo336 Goo336 Cli336