S.O.D.: Um projeto só de curtição que virou uma coisa enorme
Resenha - Speak English Or Die - S.O.D.
Por Rodrigo Noé de Souza
Postado em 18 de janeiro de 2014
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A década de 1980 foi muito produtiva para o Rock/Heavy Metal em geral. Vários discos foram peças fundamentais para o crescimento do cenário, mas apenas UM álbum foi o estopim para o movimento virar de cabeça para baixo. E esse registro era Speak english Or Die, do Stormtroopers Of Death.
Pelo nome, poderia ser mais uma banda de Punk/Hardcore de Nova York, mas o que ninguém esperava era que os integrantes dessa então nova empreitada eram ninguém menos que os integrantes Scott Ian (guitarra, Anthrax), Charlie Benante (bateria, Anthrax), Dan Lilker (baixo, Nuclear Assault, Brutal Truth, ex-Anthrax) e Billy Milano (vocal).
Durante as gravações de Spreading The Disease (1985), Scott ficou de saco cheio no estúdio e resolveu gravar alguns riffs e desenhar um personagem chamado Sargent D. Esse mesmo alter-ego, que se tornaria o mascote do projeto (uma espécie de irmão gêmeo do Eddie, do Iron Maiden), dizia slogans, como "eu não sou racista, odeio todo mundo". Foi então que teve a ideia de formar um projeto que misturava Metal com Hardcore.
Scott se juntou com seu parceiro do Anthrax, Charlie, e Dan para compor as músicas. Segundo o guitarrista, ele queria gravar com o baixista de qualquer jeito, já que ele não ficou feliz com a saída dele, após o disco Fistful Of Metal (1984). No vocal, chamou Billy Milano, que era baixista do Psychos, mas era um letrista de primeira.
Formada a banda, gravaram uma demo de 63 (!) músicas, a Crab Society North, e, junto com o produtor Alex Perialas, lançaram o épico Speak English Or Die. Com 21 pérolas (incluindo algumas vinhetas) e algumas com menos de três minutos, o disco virou uma bomba-relógio para a cena toda.
Faixas como March of the S.O.D., Kill Yourself, Milano Mosh, A faixa-título, Freddy Krueger e United Forces se tornaram hinos de batalha, sendo que essa última virou um elo de união de Punks e Headbangers, que antes se "matavam" nos shows. Outra faixa que virou mantra é a The Ballad Of Jimi Hendrix, que nada mais era que uma releitura de Purple Haze de 5 segundos, terminando com "You're Dead!"
As letras, apesar de sarcásticas, eram polêmicas. Por isso que a banda foi acusada de nazista e nacionalista, por causa das faixas Speak English Or Die e Fuck The Middle East, já Chromatic Death fala sobre aniquilar a raça humana como medida para higiene ambiental. Dan Lilker declarou que "Nossas letras nunca foram sérias, só as fizemos para irritar as pessoas".
Mesmo com toda essa situação, nada mudou na trajetória do S.O.D., que vendeu mais de um milhão de cópias, além de abrir shows do Motörhead e Plasmatics, em que os músicos entravam no palco andando de bicicletas, imitando a banda Manowar.
Enquanto a popularidade do S.O.D. aumentava, a estabilidade do Anthrax ficava abalada. Depois de tirar fotos promocionais para o filme A Hora do Pesadelo, junto com o ator Robert Englund (o Freddy Krueger), os integrantes resolveram seguir seus caminhos.
Scott e Charlie focaram no anthrax, Dan montou o Nuclear Assault e Billy formou o M.O.D., que lançou USA for M.O.D., que nada mais era um disco que o S.O.D. lançaria.
Dan resumiu o "fim" da banda: "Essa era uma das razões pelas quais a duração do S.O.D. foi abreviada na época. Outras pessoas do Anthrax estavam bravas com isso. a gente precisa lembrar que era pra ser um projeto só de curtição e, de repente, bum!, virou uma coisa enorme".
Formação:
Billy Milano - vocal
Scott Ian - guitarra
Dan Lilker - baixo
Charlie Benante - bateria
Tracklist:
"March of the S.O.D." – 1:27
"Sargent D & the S.O.D." – 2:23
"Kill Yourself" – 2:11
"Milano Mosh" – 1:32
"Speak English or Die" – 2:24
"United Forces" – 1:53
"Chromatic Death" – 0:43
"Pi Alpha Nu" – 1:09
"Anti-Procrastination Song" – 0:06
"What's That Noise" – 1:00
"Freddy Krueger" – 2:32
"Milk" – 1:54
"Pre-Menstrual Princess Blues" – 1:20
"Pussy Whipped" – 2:14
"Fist Banging Mania" – 2:04
"No Turning Back" – 0:52
"Fuck the Middle East" – 0:27
"Douche Crew" – 1:35
"Hey Gordy!" – 0:07
"Ballad of Jimi Hendrix" – 0:05
"Diamonds and Rust" (Extended Version) – 0:05
Outras resenhas de Speak English Or Die - S.O.D.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
Loudwire lista 45 nomes que mereciam uma vaga no Rock and Roll Hall of Fame
Nicko McBrain celebra indicação do Iron Maiden ao Rock and Roll Hall of Fame
Derrick Green explica o significado da nova música do Sepultura
O disco obscuro que Roger Waters acha que o mundo precisa ouvir; "Um álbum muito importante"



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


