Marillion: O relançamento de "Radiation''
Resenha - Radiation 2013 - Marillion
Por Lucas Matos
Postado em 12 de setembro de 2013
O Marillion já é pauta obrigatória quando o assunto é rock progressivo. Com mais de 30 anos de carreira e 24 deles com a mesma formação, o quinteto formado por Steve Hogarth, Steve Rothery, Mark Kelly, Pete Trewavas e Ian Mosley tem um belo legado em sua carreira, com discos de alta qualidade e musicalidade ímpar.
Em 1998, os ingleses lançavam 'Radiation', álbum que trazia um Marillion mais pra cima, ainda assim com o clima introspectivo característico do som da banda. Porém, na época, a mixagem e masterização do disco não agradou muito os fãs. Eis que agora, em 2013, junto com o DVD 'Clocks Already Ticking' (no qual a banda toca esse disco na íntegra), a banda relança 'Radiation' totalmente remixado e remasterizado.
Caso você não tenha dado muita atenção a esse disco dos ingleses, vale a pena, pois é um belo disco de rock. A introdução 'Costa del Slough' é levada por um violão suave e dura pouco mais de um minuto. A intro prepara terreno para a primeira música do disco, 'Under the Sun'. Rothery inicia a música num riff funky e dançante, coisa que não costumava fazer. Se assusta de início, ao longo das estrofes e com o excelente refrão, vemos que é o Marillion ali tocando, e tudo se encaixa perfeitamente bem.
'The Answering Machine' aqui nessa versão do álbum vem mais avassaladora e pesada e sem aquele excessos de efeitos na voz de Hogarth, dando a beleza que a música merece. O tempo quebrado da bateria de Mosley conduz a canção de forma competente.
'Three Minute Boy' talvez seja a música mais conhecida desse disco, e é figurinha carimbada nos shows do Marillion até hoje. Hogarth conduz o piano e canta de uma maneira emocionada uma letra que retrata os efeitos da fama, assunto já tratado no disco 'Afraid of Sunlight' de 1995. A música é ainda melhor ao vivo, onde a platéia solta a voz no belo refrão que a canção tem.
'Now She'll Never Know' é uma sublime e intensa balada acústica. Aqui Hogarth mostra o feeling intenso que sua voz tem. Com certeza, ele foi o melhor achado pro Marillion depois da saída de Fish em 89.
'These Chains' também é uma das músicas mais conhecidas do grande público desse disco. Os teclados de Mark Kelly fazem a música caminhar num ritmo irregular até a música culminar num ótimo refrão.
'Born to Run' tem uma levada mais soul e bluesy, coisa que o Marillion iria explorar mais no seu próximo disco ('marillion.com' de 1999).
O álbum encerra com 'Cathedral Wall' e 'A Few Words for the Dead', a última, uma peça progressiva com mais de 10 minutos que só o Marillion sabe fazer.
Concluímos que 'Radiation' é um dos discos mais pops da carreira do Marillion (mais até que o falado 'Holidays in Eden'), porém é um excelente disco de rock, com ótimas canções e muita musicalidade. Recomendo a nova versão do disco e o último DVD da banda, que também está sensacional.
1 - Costa del Slough
2 - Under the Sun
3 - The Answering Machine
4 - Three Minute Boy
5 - Now She'll Never Know
6 - These Chains
7 - Born to Run
8 - Cathedral Wall
9 - A Few Words for the Dead
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps