Savatage: Um dos clássicos relançado em versão nacional
Resenha - Wake of Magellan - Savatage
Por Junior Frascá
Postado em 29 de agosto de 2013
Nota: 9
A morte de uma jornalista irlandesa (Veronica Grein) por denunciar o tráfico de drogas em seu país. Um incidente de um navio tailandês (Maersk Dubai) que parte para a América, onde o capitão manda jogar ao mar passageiros clandestino que encontra, e apenas um é salvo por um marinheiro do cargueiro, arriscando a própria vida ao mantê-lo escondido. Os últimos momentos de Hector Del Fuego Magellan, descendente de Fernão de Magalhães, que, aos 87 anos, reflete sobre seu tempo perdido em vida e, cansa de tudo, resolve navegar sozinho até o momento em que o destino desse cabo de sua vida no mar. Três histórias que se cruzam de uma forma surpreendente.
Partindo dessa premissa conceitual, em 1998 o SAVATAGE lançava um dos melhores álbuns de sua discografia (o terceiro conceitual), o último com Zak Stevens nos vocais. Além disso, o álbum contava ainda com uma dupla fantástica de guitarristas, Chris Caffery e Al Pitrelli, além do talento das composições de Jon Oliva e do produtor Paul O’Neill, que também tem muito crédito pelo nível de evolução que a música da banda atingiu.
O disco possui treze faixas excepcionais, mostrando ínsito o verdadeiro conceito de uma ópera rock, com climas variados, arranjos riquíssimos, e melodias instrumentais e vocais tocantes, que levam o ouvinte a vivenciar a história contada durante toda a audição do álbum.
Em relação ao repertório das faixas, temos alguns dos maiores clássicos da banda, como as pesadas "Turn To Me" e "Another Way" (com uma performance vocal avassaladora de Jon Oliva) , as melódicas "Morning Sun" e "Anymore", além das bombásticas e memoráveis "Welcome", a faixa título, e a fantástica "The Hourglass".
Sem dúvida, trata-se de um dos melhores álbuns da carreira da banda, que infelizmente, após o álbum seguinte, "Poets and Madmen" (2001 – já sem Zak nos vocais), encerrou sua carreira, deixando um profundo vazio na vida de seus fãs.
Contudo, vale lembrar que, seguindo com os lançamentos do conjunto, a Hellion Records acaba de colocar no mercado uma nova versão de "The Wake of Magellan", que vem em um belíssimo digipack, e trazendo duas músicas bônus acústicas. Impossível deixar passar um clássico desses!
The Wake of Magellan – Savatage (relançamento 2013 – Hellion Records - Nacional)
Formação:
Zachary Stevens - Vocals
Chris Caffery - Guitar, Vocals
Al Pitrelli - Guitar, Vocals
Jon Oliva - Keyboards, Vocals
Johnny Lee Middleton - Bass, Vocals
Jeff Plate - Drums
Track List:
1. The Ocean
2. Welcome
3. Turns to Me
4. Morning Sun
5. Another Way
6. Blackjack Guillotine
7. Paragons of Innocence
8. Complaint in the System (Veronica Guerin)
9. Underture
10. The Wake of Magellan
11. Anymore
12. The Storm
13. The Hourglass
Bonus Tracks:
14. Desirée (Acoustic Version)
15. Stay (Acoustic Version)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps