U.D.O.: Fiel à escola do mais puro e tradicional Metal germânico
Resenha - Steelhammer - U.D.O.
Por Junior Frascá
Postado em 25 de junho de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
E não é que a volta triunfal do ACCEPT fez muito bem ao baixinho Udo Dirkschneider! Enquanto muitos achavam que o cara iria ficar ressentido pelo sucesso atual de sua ex-banda, o cara juntou forças, superou a saída do companheiro de longa data Stefan Kaufmann (guitarrista, também ex-ACCEPT), e lançou esse seu 14º disco, sem dúvida um dos melhores de sua carreira solo.
Mantendo-se fiel à escola do mais puro e tradicional metal germânico, repleto de peso é excelentes melodias, Udo e sua banda se mostram muito inspirados nesse novo álbum. E isso se deve muito à nova dupla de guitarristas, Andrey Smirnov e Kasperi Heikkinen, que criaram aqui riffs fantásticos, daqueles que emocionam até os fãs mais antigos do estilo, como fica claro na fantástica trinca de abertura, com as faixas "SteelHammer", "A Cry of a Nation" e "Metal Machine", que já nascem com cara de clássicos da banda, em especial a última, uma verdadeira obra de arte metálica. "Death Ride", "King of Mean", "Time Keeper", "Take My Medicine", "Stay True"
Mas o disco também possui ótimas variações, como em "Basta Ya", cantada em espanhol, e bem mais melódica que as anteriores; em "Devil´s Bite", com alguns sintetizadores muito bem encaixados, e com um peso absurdo das guitarras; e em "When Loves Becomes a Lie", com influências claras de hard rock, e melodias muito bem construídas.
E até os momentos mais diferentes e inusitados são interessantes, como na épica "Heavy Rain", que lembra muito SAVATAGE, com ótimos arranjos de piano; na hard/AOR e grudenta "Never Cross My Way"; e na esquisita e experimental "Book of Faith", com um clima denso e que remetem a filmes antigos de faroeste em vários momentos.
Os vocais de Udo ainda são excepcionais e marcantes, e embora a idade já avançada do cara, ainda são inconfundíveis, e o grande diferencial da banda. A qualidade sonora também é indiscutível, em especial o excelente timbre de guitarras escolhido, e que ficou realmente matador.
Pois bem, meu amigo, se é metal de qualidade que você procura, pode ter certeza que veio ao lugar certo, já que "Steelhammer" é um dos grandes discos de 2013.
Steelhammer – U.D.O. (2013 – AFM - Importado)
Track List:
1. Steelhammer
2. A Cry of a Nation
3. Metal Machine
4. Basta Ya
5. Heavy Rain
6. Devil s Bite
7. Death Ride
8. King of Mean
9. Timekeeper
10. Never Cross My Way
11. Take My Medicine
12. Stay True
13. When Love Becomes a Lie
14. Book of Faith
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Mikael Åkerfeldt enfrenta aversão a turnês em nome do sucesso do Opeth
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Cobra Spell entra em um hiato indeterminado
Dave Mustaine diz que releitura de "Ride the Lightning" é um retorno às suas origens
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
A lista de prós e contras da entrada de Alírio Netto no Angra, segundo youtuber
O que o Angra precisa fazer para não fracassar com Alírio Netto, segundo Regis Tadeu
Organização do 70000 Tons of Metal se manifesta sobre acusação de assédio
Os dois cantores que ajudaram Malcolm Young durante sua batalha contra a demência
Último disco é uma despedida à altura do legado do Megadeth
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"
A façanha financeira de Paul McCartney que só 165 no Reino Unido conseguiram
O álbum de Bob Dylan que foi o "mais próximo que cheguei do som que ouço em minha mente"
Iron Maiden: a fotografia de "The Final Frontier"


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



