U.D.O.: Fiel à escola do mais puro e tradicional Metal germânico
Resenha - Steelhammer - U.D.O.
Por Junior Frascá
Postado em 25 de junho de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
E não é que a volta triunfal do ACCEPT fez muito bem ao baixinho Udo Dirkschneider! Enquanto muitos achavam que o cara iria ficar ressentido pelo sucesso atual de sua ex-banda, o cara juntou forças, superou a saída do companheiro de longa data Stefan Kaufmann (guitarrista, também ex-ACCEPT), e lançou esse seu 14º disco, sem dúvida um dos melhores de sua carreira solo.
Mantendo-se fiel à escola do mais puro e tradicional metal germânico, repleto de peso é excelentes melodias, Udo e sua banda se mostram muito inspirados nesse novo álbum. E isso se deve muito à nova dupla de guitarristas, Andrey Smirnov e Kasperi Heikkinen, que criaram aqui riffs fantásticos, daqueles que emocionam até os fãs mais antigos do estilo, como fica claro na fantástica trinca de abertura, com as faixas "SteelHammer", "A Cry of a Nation" e "Metal Machine", que já nascem com cara de clássicos da banda, em especial a última, uma verdadeira obra de arte metálica. "Death Ride", "King of Mean", "Time Keeper", "Take My Medicine", "Stay True"
Mas o disco também possui ótimas variações, como em "Basta Ya", cantada em espanhol, e bem mais melódica que as anteriores; em "Devil´s Bite", com alguns sintetizadores muito bem encaixados, e com um peso absurdo das guitarras; e em "When Loves Becomes a Lie", com influências claras de hard rock, e melodias muito bem construídas.
E até os momentos mais diferentes e inusitados são interessantes, como na épica "Heavy Rain", que lembra muito SAVATAGE, com ótimos arranjos de piano; na hard/AOR e grudenta "Never Cross My Way"; e na esquisita e experimental "Book of Faith", com um clima denso e que remetem a filmes antigos de faroeste em vários momentos.
Os vocais de Udo ainda são excepcionais e marcantes, e embora a idade já avançada do cara, ainda são inconfundíveis, e o grande diferencial da banda. A qualidade sonora também é indiscutível, em especial o excelente timbre de guitarras escolhido, e que ficou realmente matador.
Pois bem, meu amigo, se é metal de qualidade que você procura, pode ter certeza que veio ao lugar certo, já que "Steelhammer" é um dos grandes discos de 2013.
Steelhammer – U.D.O. (2013 – AFM - Importado)
Track List:
1. Steelhammer
2. A Cry of a Nation
3. Metal Machine
4. Basta Ya
5. Heavy Rain
6. Devil s Bite
7. Death Ride
8. King of Mean
9. Timekeeper
10. Never Cross My Way
11. Take My Medicine
12. Stay True
13. When Love Becomes a Lie
14. Book of Faith
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Judas Priest que Rob Halford detesta: "Lixo, só clichês"
O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
O ajuste que Bruno Sutter sugere para a voz de Bruce Dickinson no Iron Maiden
Metal Hammer e Classic Rock classificam álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
Brian May diz que ele e Tony Iommi estão no novo álbum do Capitão Kirk
O motivo que Geddy Lee aponta para tanta gente simplesmente não gostar do Rush
A música do Judas Priest que tem um dos solos "mais gloriosos" do metal, segundo Rob Halford
Metal Hammer e Classic Rock ranqueiam discografia do Metallica do pior ao melhor
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
Em 1986, leitores da Kerrang! escolhiam os melhores discos do ano
Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
A crise no Sepultura repete os clichês de tretas da história do rock and roll
O dia em que o Helloween fez Dio literalmente pagar por sua arrogância durante festival
A frustração de Raul Seixas que não incomodava Renato Russo: "Não é essa a questão"

Bill Hudson diz que o U.D.O. apagou tudo o que ele gravou para "Steelfactory"
Guitarrista do Accept diz que quem sai da banda "geralmente desaparece"
O segredo do Accept que Udo Dirkschneider prefere não contar
Baixista Peter Baltes sofre acidente no palco e quebra três costelas em show do Dirkschneider
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



