Kiss: o carnaval está apenas começando
Resenha - Psycho Circus - Kiss
Por Felipe Cipriani Ávila
Postado em 04 de junho de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Psycho Circus" é o décimo oitavo álbum da banda de Hard Rock, Kiss. É o primeiro a contar com a formação original desde "Dynasty", de 1979, já que no disco posterior, "Unmasked" (1980), embora tenha sido creditado, não houve a participação do baterista Peter Criss.
Após a bem-sucedida "Alive/Worldwide Tour" (1996-1997), primeira turnê, desde 1979, na "Dynasty Tour", a contar com todos os membros originais, "Psycho Circus" foi divulgado como sendo o primeiro disco com a formação original, após 19 anos, com todos os membros voltando a utilizar as famosas maquiagens. Mas, há de se mencionar que, como os discos "Dynasty" e "Unmasked", muitas canções foram executadas e gravadas por músicos não creditados. O baterista Peter Criss, por exemplo, tocou bateria em apenas uma música, no caso a "Into The Void", e foi vocalista principal na balada "I Finally Found My Way", cantando, também, na música "You Wanted The Best". O restante da bateria do disco foi gravada por Kevin Valentine, mais conhecido pelo seu trabalho com a banda Donnie Iris And The Cruisers. No caso do guitarrista Ace Frehley, ele tocou apenas nas músicas "Into The Void", "You Wanted The Best" e na faixa bônus exclusiva para a edição limitada japonesa, "In Your Face". O restante das músicas foi gravado pelo atual guitarrista da banda, Tommy Thayer, sendo que a segunda do disco, "Within", contou com a participação do ex-guitarrista, Bruce Kulick.
Nesse ínterim, como foi dito à época, pelo próprio Paul Stanley, não havia uma banda, realmente. De acordo com Peter Criss, em entrevista de rádio concedida para o apresentador Eddie Trunk, após a sua saída, a única música que contou com a contribuição de todos os membros foi a "Into The Void". Ou seja, a relação entre os músicos não parecia estar nos seus melhores momentos, não havendo união e entrosamento entre eles.
A despeito dos fatos mencionados, "Psycho Circus" é um grande disco, repleto de composições marcantes, que fazem jus à extensa discografia da banda. Produzido por Bruce Fairbairn, que já trabalhou com bandas como Prism, Bon Jovi e Aerosmith, há faixas que, realmente, chamam atenção instantânea. Umas delas é a enérgica "You Wanted The Best", única música do catálogo da banda na qual todos os membros cantam. Outros momentos de destaque podem ser observados na faixa-título, e em músicas como a pesada "Within", com belos riffs de guitarra, a cativante "I Pledge Allegiance To The State Of Rock & Roll", a já mencionada "Into The Void", com o vocal único e marcante de Ace Frehley, e a também, já mencionada, "I Finally Found My Way", uma bela balada, contando com os dotes vocais do baterista Peter Criss. Ou seja, há ótimos momentos e "Psycho Circus" é um disco de fácil assimilação, não sendo preciso ouvi-lo muitas vezes para se sentir cativado por várias faixas do mesmo. Há ótimos riffs, trabalhos vocais, ótimos solos de guitarra, e toda a energia que fez com que o Kiss se tornasse uma verdadeira e respeitada instituição do Rock 'n' Roll! Em suma, o que esse trabalho nos proporciona, independente dos fatos e circunstâncias da época, é muita diversão!
A imprensa e crítica especializada elogiaram muito o disco, sendo que este alcançou a terceira colocação na Billboard 200, vendendo 110,000 cópias na primeira semana de lançamento. Além de ter obtido a certificação de disco de ouro, pela RIAA, no dia 22 de outubro de 1998. Os fãs, de maneira geral, apreciaram bastante o trabalho, e comparecerem em peso à bem sucedida "Psycho Circus Tour", que contou, inclusive, com dois shows no Brasil, em São Paulo e Porto Alegre, no ano de 1999.
Uma edição limitada do disco saiu no país, após os shows, contando com um segundo disco bônus, com músicas ao vivo, porém sem a música "In Your Face", lançada, realmente, apenas na edição limitada japonesa.
"Psycho Circus" é um belo trabalho, com o padrão Kiss de qualidade! Caso não seja fã da banda, passe longe, pois, certamente, não passará a aprecia-la por causa do mesmo. Agora, para quem aprecia ou ama o Hard Rock divertido e único da banda, tem aqui um "prato cheio". O que se espera de um bom disco de Rock 'n' Roll, em sua essência? Não seria diversão, músicas bem executadas, agitadas, e trabalhos vocais memoráveis? Aqui se tem tudo isso! Item indispensável para a coleção!
Faixas:
1 - Psycho Circus
2 - Within
3 - I Pledge Allegiance To The State Of Rock & Roll
4 - Into The Void
5 - We Are One
6 - You Wanted The Best
7 - Raise Your Glasses
8 - I Finally Found My Way
9 - Dreamin'
10 - Journey Of 1,000 Years
11 - "In Your Face" ( Faixa bônus da edição limitada do Japão)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que o Helloween resgatou após mais de 20 anos sem tocar ao vivo
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
A música do Helloween na fase Andi Deris que Kai Hansen adora
"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
O headliner do Bangers Open Air que não tem nenhum membro original em sua formação
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
Roland Grapow traz ao Brasil show celebrando 30 anos de clássico do Helloween
A melhor música de cada álbum do Ozzy Osbourne, de acordo com a Loudwire
O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Pink Floyd anuncia a coletânea "8-Tracks", que inclui versão estendida de "Pigs On The Wing"
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
O motivo óbvio que impediu Geddy Lee e Alex Lifeson de chamar um Mike Portnoy da vida
A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Blaze Bayley não gostou de trabalhar com o produtor Rick Rubin; "Ele era maluco"
Noel Gallagher escolhe a melhor banda dos EUA: "Realmente muito boa"
O legítimo motivo que levou Charles Gavin a deixar os Titãs em 2009
A dura opinião de Kerry King sobre os discos mais recentes do Iron Maiden

10 músicas do Kiss para quem não gosta do Kiss
Gene Simmons tentou seguir os passos do The Who e fez o pior disco de sua carreira
A primeira música que Gene Simmons, do Kiss, cantou para uma plateia
A banda de rock que mudou para sempre a vida de Scott Ian, guitarrista do Anthrax
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
Regis Tadeu detona álbum clássico do Kiss: "Soa como se gravado debaixo de um edredom"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



