Kiss: o carnaval está apenas começando
Resenha - Psycho Circus - Kiss
Por Felipe Cipriani Ávila
Postado em 04 de junho de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Psycho Circus" é o décimo oitavo álbum da banda de Hard Rock, Kiss. É o primeiro a contar com a formação original desde "Dynasty", de 1979, já que no disco posterior, "Unmasked" (1980), embora tenha sido creditado, não houve a participação do baterista Peter Criss.
Após a bem-sucedida "Alive/Worldwide Tour" (1996-1997), primeira turnê, desde 1979, na "Dynasty Tour", a contar com todos os membros originais, "Psycho Circus" foi divulgado como sendo o primeiro disco com a formação original, após 19 anos, com todos os membros voltando a utilizar as famosas maquiagens. Mas, há de se mencionar que, como os discos "Dynasty" e "Unmasked", muitas canções foram executadas e gravadas por músicos não creditados. O baterista Peter Criss, por exemplo, tocou bateria em apenas uma música, no caso a "Into The Void", e foi vocalista principal na balada "I Finally Found My Way", cantando, também, na música "You Wanted The Best". O restante da bateria do disco foi gravada por Kevin Valentine, mais conhecido pelo seu trabalho com a banda Donnie Iris And The Cruisers. No caso do guitarrista Ace Frehley, ele tocou apenas nas músicas "Into The Void", "You Wanted The Best" e na faixa bônus exclusiva para a edição limitada japonesa, "In Your Face". O restante das músicas foi gravado pelo atual guitarrista da banda, Tommy Thayer, sendo que a segunda do disco, "Within", contou com a participação do ex-guitarrista, Bruce Kulick.
Nesse ínterim, como foi dito à época, pelo próprio Paul Stanley, não havia uma banda, realmente. De acordo com Peter Criss, em entrevista de rádio concedida para o apresentador Eddie Trunk, após a sua saída, a única música que contou com a contribuição de todos os membros foi a "Into The Void". Ou seja, a relação entre os músicos não parecia estar nos seus melhores momentos, não havendo união e entrosamento entre eles.
A despeito dos fatos mencionados, "Psycho Circus" é um grande disco, repleto de composições marcantes, que fazem jus à extensa discografia da banda. Produzido por Bruce Fairbairn, que já trabalhou com bandas como Prism, Bon Jovi e Aerosmith, há faixas que, realmente, chamam atenção instantânea. Umas delas é a enérgica "You Wanted The Best", única música do catálogo da banda na qual todos os membros cantam. Outros momentos de destaque podem ser observados na faixa-título, e em músicas como a pesada "Within", com belos riffs de guitarra, a cativante "I Pledge Allegiance To The State Of Rock & Roll", a já mencionada "Into The Void", com o vocal único e marcante de Ace Frehley, e a também, já mencionada, "I Finally Found My Way", uma bela balada, contando com os dotes vocais do baterista Peter Criss. Ou seja, há ótimos momentos e "Psycho Circus" é um disco de fácil assimilação, não sendo preciso ouvi-lo muitas vezes para se sentir cativado por várias faixas do mesmo. Há ótimos riffs, trabalhos vocais, ótimos solos de guitarra, e toda a energia que fez com que o Kiss se tornasse uma verdadeira e respeitada instituição do Rock 'n' Roll! Em suma, o que esse trabalho nos proporciona, independente dos fatos e circunstâncias da época, é muita diversão!
A imprensa e crítica especializada elogiaram muito o disco, sendo que este alcançou a terceira colocação na Billboard 200, vendendo 110,000 cópias na primeira semana de lançamento. Além de ter obtido a certificação de disco de ouro, pela RIAA, no dia 22 de outubro de 1998. Os fãs, de maneira geral, apreciaram bastante o trabalho, e comparecerem em peso à bem sucedida "Psycho Circus Tour", que contou, inclusive, com dois shows no Brasil, em São Paulo e Porto Alegre, no ano de 1999.
Uma edição limitada do disco saiu no país, após os shows, contando com um segundo disco bônus, com músicas ao vivo, porém sem a música "In Your Face", lançada, realmente, apenas na edição limitada japonesa.
"Psycho Circus" é um belo trabalho, com o padrão Kiss de qualidade! Caso não seja fã da banda, passe longe, pois, certamente, não passará a aprecia-la por causa do mesmo. Agora, para quem aprecia ou ama o Hard Rock divertido e único da banda, tem aqui um "prato cheio". O que se espera de um bom disco de Rock 'n' Roll, em sua essência? Não seria diversão, músicas bem executadas, agitadas, e trabalhos vocais memoráveis? Aqui se tem tudo isso! Item indispensável para a coleção!
Faixas:
1 - Psycho Circus
2 - Within
3 - I Pledge Allegiance To The State Of Rock & Roll
4 - Into The Void
5 - We Are One
6 - You Wanted The Best
7 - Raise Your Glasses
8 - I Finally Found My Way
9 - Dreamin'
10 - Journey Of 1,000 Years
11 - "In Your Face" ( Faixa bônus da edição limitada do Japão)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
As 50 melhores músicas de 2025 segundo a Metal Hammer
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
O artista da nova geração que faz Rob Halford se lembrar de Ozzy Osbourne
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025

Gene Simmons diz que Kiss não teria existido sem Ace Frehley e Peter Criss
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
Gene Simmons relembra velório de Ace Frehley e diz que não conseguiu encarar o caixão
15 rockstars que são judeus e você talvez não sabia, segundo a Loudwire
Esposa de Gene Simmons mostra "suspeito" levando presentes de Natal na porta de casa
Bruce Kulick não ficou magoado por não ser chamado de volta pelo Kiss
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
Kiss decidirá sobre músicas novas "em um ou dois anos", diz Tommy Thayer
Dee Snider defende o Kiss por ter aceitado homenagem de Donald Trump


