Amorphis: ainda uma das mais diferenciadas da cena metálica atual

Resenha - Circles - Amorphis

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Junior Frascá
Enviar correções  |  Ver Acessos

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Em uma das fases mais criativas de sua carreira (desde 2006 foram 5 discos de estúdio, uma coletânea de regravações, e um box ao vivo), os finalandeses do AMORPHIS vêm mantendo uma ótima regularidade em seus lançamentos, mesclando diversas influências e criando uma musicalidade riquíssima e variada. E a história não é diferente com esse seu 11º disco de estúdio, que acaba de ser lançado.

Dimmu Borgir e Amorphis: anunciada tour conjunta pela EuropaDimebag Darrell: namorada fala sobre a vida e a morte do músico

Embora muitos dos antigos fãs ainda prefiram a fase mais agressiva e obscura da banda, em especial no seu início de carreira (quando lançaram seu clássico absoluto, "Tales From the Thousand Lakes"), é fato que, desde a entrada do vocalista Tomi Joutsen a banda ampliou muito seus horizontes musicais, trazendo novos elementos até então não explorados. E nesse novo disco a coisa não é diferente, pois a banda transita por uma variedade de influências, que vão do death metal tradicional ao folk, tudo com muita naturalidade.

"Shades of Grey", a faixa que abre o disco, por exemplo, tem um clima bem soturno e melancólico, remetendo à fase inicial da banda (inclusive com vocais guturais), embora seu refrão seja mais melódico e "grudento", lembrando o disco "Skyforger" (2009).

Mas essa nova fase da banda se destaca mesmo nos momentos mais experimentais e viajados, como nas ótimas "The Wanderer", "Hopeless Days" e "Nightbird's Song", que têm linhas de teclado muito bem encaixadas, e contam com ótimos riffs e solos do guitarrista do líder Esa Holopainen, além de algumas das melhores vocalizações do disco.

A produção do disco, feita pelo mestre Peter Tagtgren mantém o padrão de qualidade da banda, que se mantém como uma das mais diferenciadas da cena metálica atual e, embora não traga aqui nenhuma inovação em relação aos trabalhos anteriores, consegue se manter muito competente em sua proposta! Confira.

Circles - Amorphis
(2013 -Nuclear Blast - Importado)

CD:
1. Shades of Gray
2. Mission
3. The Wanderer
4. Narrow Path
5. Hopeless Days
6. Nightbird s Song
7. Into the Abyss
8. Enchanted by the Moon
9. A New Day

DVD:
. Making of Circle
. Nightbird Song (Video Clip)




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Amorphis"


Dimmu Borgir e Amorphis: anunciada tour conjunta pela Europa

HailMetal.com: Os cinqüenta melhores álbuns de Death MetalHailMetal.com
Os cinqüenta melhores álbuns de Death Metal

Finlândia: as dez melhores bandas de Heavy Metal do paísFinlândia
As dez melhores bandas de Heavy Metal do país

Arte Gráfica: Designer brasileiro cria versões para clássicosArte Gráfica
Designer brasileiro cria versões para clássicos


Dimebag Darrell: namorada fala sobre a vida e a morte do músicoDimebag Darrell
Namorada fala sobre a vida e a morte do músico

Avenged Sevenfold: The Rev dizia que não passaria dos 30Avenged Sevenfold
The Rev dizia que não passaria dos 30

Linkin Park: Chester Bennington abre o jogo sobre seu vícioLinkin Park
Chester Bennington abre o jogo sobre seu vício

Sexo e Satã: as mensagens subliminares em capas de Rock / MetalAlfabeto do Rock: as 15 melhores músicas de MetalMetallica: banda faz batucada durante show - veja vídeoDream Theater: "Foi embora de vez, para sempre", diz Mangini sobre Portnoy

Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.