Amorphis: ainda uma das mais diferenciadas da cena metálica atual
Resenha - Circles - Amorphis
Por Junior Frascá
Postado em 24 de maio de 2013
Em uma das fases mais criativas de sua carreira (desde 2006 foram 5 discos de estúdio, uma coletânea de regravações, e um box ao vivo), os finalandeses do AMORPHIS vêm mantendo uma ótima regularidade em seus lançamentos, mesclando diversas influências e criando uma musicalidade riquíssima e variada. E a história não é diferente com esse seu 11º disco de estúdio, que acaba de ser lançado.
Embora muitos dos antigos fãs ainda prefiram a fase mais agressiva e obscura da banda, em especial no seu início de carreira (quando lançaram seu clássico absoluto, "Tales From the Thousand Lakes"), é fato que, desde a entrada do vocalista Tomi Joutsen a banda ampliou muito seus horizontes musicais, trazendo novos elementos até então não explorados. E nesse novo disco a coisa não é diferente, pois a banda transita por uma variedade de influências, que vão do death metal tradicional ao folk, tudo com muita naturalidade.
"Shades of Grey", a faixa que abre o disco, por exemplo, tem um clima bem soturno e melancólico, remetendo à fase inicial da banda (inclusive com vocais guturais), embora seu refrão seja mais melódico e "grudento", lembrando o disco "Skyforger" (2009).
Mas essa nova fase da banda se destaca mesmo nos momentos mais experimentais e viajados, como nas ótimas "The Wanderer", "Hopeless Days" e "Nightbird’s Song", que têm linhas de teclado muito bem encaixadas, e contam com ótimos riffs e solos do guitarrista do líder Esa Holopainen, além de algumas das melhores vocalizações do disco.
A produção do disco, feita pelo mestre Peter Tagtgren mantém o padrão de qualidade da banda, que se mantém como uma das mais diferenciadas da cena metálica atual e, embora não traga aqui nenhuma inovação em relação aos trabalhos anteriores, consegue se manter muito competente em sua proposta! Confira.
Circles - Amorphis
(2013 –Nuclear Blast - Importado)
CD:
1. Shades of Gray
2. Mission
3. The Wanderer
4. Narrow Path
5. Hopeless Days
6. Nightbird s Song
7. Into the Abyss
8. Enchanted by the Moon
9. A New Day
DVD:
. Making of Circle
. Nightbird Song (Video Clip)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Edu Falaschi pede desculpa a Rafael Bittencourt por conflito no Angra e ouve: "Eu amo você"
"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
"Engraçado você conhecer essa, Rafa": o hit de Edu Falaschi que Rafael Bittencourt adora
O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
Os álbuns do Metallica que soaram "forçados", segundo James Hetfield
Taylor Hawkins sobre tocar no Foo Fighters: "Há coisas que faço que Dave Grohl não faria"
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
A melhor música de "Brave New World", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O disco mais extremo da carreira de Rick Rubin; "Todo mundo tinha medo"
A lição de Bruce Dickinson e Dave Murray do Iron Maiden que marcou Edu Falaschi
Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
David Ellefson solta o verbo contra o ex-companheiro Dave Mustaine; "Vá se f*der"
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire
Rafael Bittencourt conta pela primeira vez a promessa que fez ao pai de Edu Falaschi
O álbum punk favorito de Joey Ramone, o disco que ele levaria para uma ilha deserta
Bill Hudson: "No Brasil, se você não tocar com ex-membro do Angra, ninguém vai ouvir"
Tony Iommi redescobriu banda dos anos 70; "não gostava muito naquela época"


Amorphis retornará ao Brasil em outubro; confira as datas
O Heavy Metal grita o que a Psicanálise tentou explicar
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
Iron Maiden: uma análise sincera de "Senjutsu"



