Re-Machined: A Tribute to Deep Purple's Machine Head
Resenha - Re-Machined - A Tribute to Deep Purple's Machine Head
Por Junior Frascá
Postado em 02 de janeiro de 2013
Nota: 8
Uma das bandas mais importantes da história do rock, o DEEP PURPLE sempre teve uma carreira consistente, lançando grandes discos e contando com uma legião de fãs ao redor do planeta. E, dentre tantos clássicos, o ápice de sua carreira foi seu sexto álbum, "Machine Head", lançado originalmente em 1972, sendo uma das obras mais importantes e influentes da história da música.
E com o fim de homenagear citada obra, a revista Classic Rock resolveu organizar um tributo a este disco, chamando diversos nomes de peso do cenário musical, e lançando o material com uma revista exclusiva contando a história por traz do álbum, e que não foi lançada no Brasil (apenas o CD saiu por aqui, via ST2 Records).
Dentre os destaques do material, temos Carlos Santana, com uma versão bem legal para a clássica "Smoke on the Water", cheia de swing e groove, marcas características do músico; a versão ao vivo para "Highway Star", em uma performance matadora do CHIKENFOOT; "Pictures of Home", que ficou bem mais pesada e lenta nas mãos do BLACK LABEL SOCIETY", "Never Before", com um quarteto formado por Joe Elliot/ Steve Stevens/ Duff McKagan/ Matt Sorum; e "Lazy", gravada por Jimmy Barnes e Joe Bonamassa.
Além disso, muita espectativa foi criada em cima de duas versões: a de "Space Trucking", feita pelo IRON MAIDEN, e "When a Blind Man Cries", pelo METALLICA.
Em relação ao METALLICA, a faixa ficou bem emocional e marcante, inclusive com vocais bem diferentes de James, numa versão bem legal, mas estranha para quem está acostumado com o lado mais agressivo do quarteto. Já "Space Trucking" ficou bem desleixada, como se o MAIDEN a tivesse tocado mesmo por pura diversão, sem muita preocupação, mas o que mais incomoda mesmo é que diminuiram a velocidade da faixa, que ficou bem comum nessa versão.
Há ainda que se mencionar que há uma outra versão para "Smoke on the Water", feita pelo "The Flaming Lips", e que ficou absurdamente terrível, sendo uma das piores coisas que já tive o desprazer de ouvir na vida. Sinceramente, não sei como o pessoal da Classic Rock consentiu que uma versão dessas entrasse no disco!
Mas, enfim, trata-se de uma obra bem interessante, e que, como em todos os tributos, tem momentos positives e negativos mas que, no geral, deverá agradar os fãs desta obra que é, sem dúvida, uma das mais importantes da história do rock.
Re-Machined – A Tribute to Deep Purple’s Machine Head
(2012 – ST2 - Nacional)
1. Smoke on the Water (Carlos Santana and Jacoby Shaddix)
2. Highway Star (Chickenfoot)
3. Maybe I m a Leo (Glenn Hughes and Chad Smith)
4. Pictures of Home (Black Label Society)
5. Never Before (Kings of Chaos: Joe Elliot/ Steve Stevens/ Duff McKagan/ Matt Sorum)
6. Smoke on the Water (The Flaming Lips)
7. Lazy (Jimmy Barnes and Joe Bonamassa)
8. Space Truckin (Iron Maiden)
9. When a Blind Man Cries (Metallica)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps