Re-Machined: A Tribute to Deep Purple's Machine Head
Resenha - Re-Machined - A Tribute to Deep Purple's Machine Head
Por Junior Frascá
Postado em 02 de janeiro de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Uma das bandas mais importantes da história do rock, o DEEP PURPLE sempre teve uma carreira consistente, lançando grandes discos e contando com uma legião de fãs ao redor do planeta. E, dentre tantos clássicos, o ápice de sua carreira foi seu sexto álbum, "Machine Head", lançado originalmente em 1972, sendo uma das obras mais importantes e influentes da história da música.
E com o fim de homenagear citada obra, a revista Classic Rock resolveu organizar um tributo a este disco, chamando diversos nomes de peso do cenário musical, e lançando o material com uma revista exclusiva contando a história por traz do álbum, e que não foi lançada no Brasil (apenas o CD saiu por aqui, via ST2 Records).
Dentre os destaques do material, temos Carlos Santana, com uma versão bem legal para a clássica "Smoke on the Water", cheia de swing e groove, marcas características do músico; a versão ao vivo para "Highway Star", em uma performance matadora do CHIKENFOOT; "Pictures of Home", que ficou bem mais pesada e lenta nas mãos do BLACK LABEL SOCIETY", "Never Before", com um quarteto formado por Joe Elliot/ Steve Stevens/ Duff McKagan/ Matt Sorum; e "Lazy", gravada por Jimmy Barnes e Joe Bonamassa.
Além disso, muita espectativa foi criada em cima de duas versões: a de "Space Trucking", feita pelo IRON MAIDEN, e "When a Blind Man Cries", pelo METALLICA.
Em relação ao METALLICA, a faixa ficou bem emocional e marcante, inclusive com vocais bem diferentes de James, numa versão bem legal, mas estranha para quem está acostumado com o lado mais agressivo do quarteto. Já "Space Trucking" ficou bem desleixada, como se o MAIDEN a tivesse tocado mesmo por pura diversão, sem muita preocupação, mas o que mais incomoda mesmo é que diminuiram a velocidade da faixa, que ficou bem comum nessa versão.
Há ainda que se mencionar que há uma outra versão para "Smoke on the Water", feita pelo "The Flaming Lips", e que ficou absurdamente terrível, sendo uma das piores coisas que já tive o desprazer de ouvir na vida. Sinceramente, não sei como o pessoal da Classic Rock consentiu que uma versão dessas entrasse no disco!
Mas, enfim, trata-se de uma obra bem interessante, e que, como em todos os tributos, tem momentos positives e negativos mas que, no geral, deverá agradar os fãs desta obra que é, sem dúvida, uma das mais importantes da história do rock.
Re-Machined – A Tribute to Deep Purple’s Machine Head
(2012 – ST2 - Nacional)
1. Smoke on the Water (Carlos Santana and Jacoby Shaddix)
2. Highway Star (Chickenfoot)
3. Maybe I m a Leo (Glenn Hughes and Chad Smith)
4. Pictures of Home (Black Label Society)
5. Never Before (Kings of Chaos: Joe Elliot/ Steve Stevens/ Duff McKagan/ Matt Sorum)
6. Smoke on the Water (The Flaming Lips)
7. Lazy (Jimmy Barnes and Joe Bonamassa)
8. Space Truckin (Iron Maiden)
9. When a Blind Man Cries (Metallica)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dez bandas que apontam para a renovação do Rock Nacional cantado em português
As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
Megadeth, "Risk", "Dystopia" e a dificuldade em aceitar a preferência pessoal alheia
Sanctuary anuncia show inédito no Brasil após 40 anos de espera
A banda que morreu, renasceu com outro nome e mudou a história do rock duas vezes
Linkin Park emplaca 7ª música no Clube do Bilhão do Spotify
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
A letra de Cazuza que Frejat murchou ao descobrir a verdade: "Jurava que eu era inspiração"
O ícone do rock e do metal que bebia sem parar - e nunca tinha ressaca
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
Deathfeast Open Air terá 33 bandas em 3 dias de shows na edição de 2026 do festival
O dia que Phil Campbell viu Lemmy Kilmister chapadão cuidando do jardim na madrugada
Após ausência em registros prévios, Aquiles Priester surge em foto com membros do Angra
Regis Tadeu cita álbum constrangedor de comprar fora: "Como vou explicar na alfândega?"

Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
O disco do Deep Purple que a banda não queria lançar, mas virou o cartão de visitas definitivo
O melhor guitarrista dos anos 1980, segundo Ritchie Blackmore: "Ele é absurdo"
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
Zakk Wylde revela qual música fez ele querer pegar na guitarra; "foi antes do ensino médio"
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
5 bandas de rock que melhoraram após trocar de vocalista, segundo Gastão Moreira


