Re-Machined: A Tribute to Deep Purple's Machine Head

Resenha - Re-Machined - A Tribute to Deep Purple's Machine Head

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Junior Frascá
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Uma das bandas mais importantes da história do rock, o DEEP PURPLE sempre teve uma carreira consistente, lançando grandes discos e contando com uma legião de fãs ao redor do planeta. E, dentre tantos clássicos, o ápice de sua carreira foi seu sexto álbum, “Machine Head”, lançado originalmente em 1972, sendo uma das obras mais importantes e influentes da história da música.
770 acessosBanda dos sonhos: qual seria a sua?5000 acessosSkank: banda foi enganada ao participar de programa da Xuxa

E com o fim de homenagear citada obra, a revista Classic Rock resolveu organizar um tributo a este disco, chamando diversos nomes de peso do cenário musical, e lançando o material com uma revista exclusiva contando a história por traz do álbum, e que não foi lançada no Brasil (apenas o CD saiu por aqui, via ST2 Records).

Dentre os destaques do material, temos Carlos Santana, com uma versão bem legal para a clássica “Smoke on the Water”, cheia de swing e groove, marcas características do músico; a versão ao vivo para “Highway Star”, em uma performance matadora do CHIKENFOOT; “Pictures of Home”, que ficou bem mais pesada e lenta nas mãos do BLACK LABEL SOCIETY”, “Never Before”, com um quarteto formado por Joe Elliot/ Steve Stevens/ Duff McKagan/ Matt Sorum; e “Lazy”, gravada por Jimmy Barnes e Joe Bonamassa.

Além disso, muita espectativa foi criada em cima de duas versões: a de “Space Trucking”, feita pelo IRON MAIDEN, e “When a Blind Man Cries”, pelo METALLICA.

Em relação ao METALLICA, a faixa ficou bem emocional e marcante, inclusive com vocais bem diferentes de James, numa versão bem legal, mas estranha para quem está acostumado com o lado mais agressivo do quarteto. Já “Space Trucking” ficou bem desleixada, como se o MAIDEN a tivesse tocado mesmo por pura diversão, sem muita preocupação, mas o que mais incomoda mesmo é que diminuiram a velocidade da faixa, que ficou bem comum nessa versão.

Há ainda que se mencionar que há uma outra versão para “Smoke on the Water”, feita pelo “The Flaming Lips”, e que ficou absurdamente terrível, sendo uma das piores coisas que já tive o desprazer de ouvir na vida. Sinceramente, não sei como o pessoal da Classic Rock consentiu que uma versão dessas entrasse no disco!

Mas, enfim, trata-se de uma obra bem interessante, e que, como em todos os tributos, tem momentos positives e negativos mas que, no geral, deverá agradar os fãs desta obra que é, sem dúvida, uma das mais importantes da história do rock.

Re-Machined – A Tribute to Deep Purple’s Machine Head
(2012 – ST2 - Nacional)

1. Smoke on the Water (Carlos Santana and Jacoby Shaddix)
2. Highway Star (Chickenfoot)
3. Maybe I m a Leo (Glenn Hughes and Chad Smith)
4. Pictures of Home (Black Label Society)
5. Never Before (Kings of Chaos: Joe Elliot/ Steve Stevens/ Duff McKagan/ Matt Sorum)
6. Smoke on the Water (The Flaming Lips)
7. Lazy (Jimmy Barnes and Joe Bonamassa)
8. Space Truckin (Iron Maiden)
9. When a Blind Man Cries (Metallica)

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 02 de janeiro de 2013

MetallicaMetallica
Lars Ulrich e suas influências na bateria

770 acessosBanda dos sonhos: qual seria a sua?436 acessosLoudwire: em vídeo, 10 maiores riffs de metal dos anos setenta696 acessosDeep Purple: a história de "Smoke On The Water"0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Deep Purple"

Ian GillanIan Gillan
"Eu era um idiota tão grande quanto Ritchie"

Ian GillanIan Gillan
"Jon Lord era o poderoso chefão do Deep Purple"

Rock e MetalRock e Metal
Doze ótimos álbuns para iniciantes

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Deep Purple"

SkankSkank
Banda foi enganada ao participar de programa da Xuxa

Marilyn MansonMarilyn Manson
Ele ganharia o Grammy por incitação a mortes

Duff McKaganDuff McKagan
"É um milagre o Slash e eu ainda estarmos vivos!"

5000 acessosMetallica: Jason explica o baixo apagado de And Justice For All5000 acessosLady Gaga: "o Iron Maiden mudou a minha vida!"5000 acessosOzzy x Sharon: conheça a mulher que supostamente causou a separação4966 acessosSlipknot: Clown está maravilhado com a persistência de Corey4667 acessosMegadeth: alguns fãs só querem ouvir as músicas mais pesadas5000 acessosIron Maiden: a história por trás da música "To Tame A Land"

Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online