Thin Lizzy: 1974, um dos melhores momentos da banda

Resenha - NightLife - Thin Lizzy

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Roque Zanol
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Se você nunca ouviu falar em THIN LIZZY, escute 'Jailbreak' (1976) primeiro, mas logo depois dê uma conferida neste disco, 'Night Life' (74), é um dos melhores momentos da carreira destes monstros do hard setentista, diversificado e ótimo do início ao fim, o que o torna perfeito para uma resenha. Ele não tem o peso dos discos posteriores do THIN LIZZY, no entanto é tão bom ou chega muito perto do já citado 'Jailbreak' e do também clássico 'Black Rose: A Rock Legend' (79).
457 acessosThin Lizzy: Lynott ganhará filme; produtora busca protagonista5000 acessosMetallica e Lady Gaga: veja a performance conjunta no Grammy

O álbum se abre com o balanço de 'She Nows', bom começo, destaque para o excepcional trabalho de cordas, com guitarras bem entrosadas, em seguida a faixa-título, onde guitarras blues emolduram mais uma boa música destes irlandeses, e eis que somos pegos de surpresa pelo riff cortante, bem ao estilo da banda, de 'It's only Money', faixa mais pesada que as anteriores, vai com certeza por um sorriso o rosto dos amantes do hardão. A poeira baixa e o blues retorna em 'Still in Love with You', belos solos, vale também escutar a versão ao vivo do quase obrigatório 'Live and Dangerous', que em minha opinião é ainda mais matadora, aliás, este ao vivo um dos melhores de todos os tempos da história do rock.

Quem quer que tenha sido Frank Carroll, foi a inspiração para uma linda música, conduzida pela voz carregada de emotividade de Lynott, recurso usado muitas vezes por ele para nossa sorte, e um piano sensacional, arranjos orquestrais completam a obra, quanta classe. 'Showdown' se não é um destaque, pelo menos mantêm o nível, com uma linha de baixo bem legal de Lynott. 'Banchee' é curta, porém uma ótima faixa instrumental, com influências remotas, até então insuspeitas, de country. E novamente ouve-se um riff marcante que só a dupla Scott Gorham e Brian Robertson poderiam nos brindar, é 'Philomena'. A agulha vai se aproximando do centro da bolacha, mas antes, para matar a vontade dos sedentos por guitarras pesadas, Sha-la-la, com seu baixo pulsante e pronunciado deixa claro toda a influência que esta banda teve na NWOBHM, a bateria anuncia e a música termina com uma riffs e solos ferozes, o que me lembra o modo como a trupe liderada pelo baixista bigodudo termina outras faixas clássicas 'Emerald' e 'Warrior', de 1976, brilhante. 'Dear Heart', considero um dos destaques do disco, uma grande balada, com arranjos no melhor estilo soul, terminando tudo como começou, com muita qualidade.

Aliás, quanta competência tinham as bandas desta época para mesclar o rock ao soul, funk, blues, country, adicionar o seu tempero próprio e ainda soarem reconhecíveis e autênticas, coisa difícil de ouvir nas bandas de hoje. Enfim faça um favor a si mesmo, escute este disco e ajude a fazer justiça na história do rock'n'roll, recomende o som do THIN LIZZY a seus amigos.

Lado A

She Knows
Night Life
It's Only Money
Still in love with You
Frankie Carroll

Lado B

Showdown
Banshee
Philomena
Sha-la-la
Dear Heart

A banda:
Brian Robertson – guitar
Brian Downey – drums and percussion
Phil Lynott – bass, vocals and guitar
Scott Gorham – guitar and vocals

Músicos adicionais:
Jean Rousell - Keyboards
Strings arranged by Jimmy Horrowitz
Produced by Ron Nevison and Lynott

Gravadora Vertigo

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 17 de novembro de 2012

457 acessosThin Lizzy: Lynott ganhará filme; produtora busca protagonista1538 acessosBlend Guitar: em vídeo, os dez melhores duelos de guitarra0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Thin Lizzy"

BandasBandas
Os dois lados dos rompimentos de formações clássicas

AC/DC, Wings, Eagles e maisAC/DC, Wings, Eagles e mais
Os grandes álbuns lançados em 1976

Thin LizzyThin Lizzy
Dez fatos desconhecidos sobre Phil Lynott

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Thin Lizzy"

Metallica e Lady GagaMetallica e Lady Gaga
Veja a performance conjunta no Grammy

VocalistasVocalistas
As vozes mais agudas do Metal segundo o Noisecreep

Zodíaco TrueZodíaco True
Os perfis de cada signo em versão Headbanger

5000 acessosHeadbangers: o preconceito mostrado em vídeo bem-humorado5000 acessosSlipknot: 12 histórias que retratam o quão insana a banda é5000 acessosCretin: transexual rompe barreiras no metal extremo5000 acessosDerek Sherinian: comentários sobre Kiss e Yngwie Malmsteen5000 acessosEric Adams: "caça é um estilo de vida"5000 acessosAnthrax: gravadora não deixou que Corey Taylor fosse vocalista

Sobre Roque Zanol

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online