Marcelo Nova: primeiro blu-ray do rock nacional

Resenha - Hoje no Bolshoi - Marcelo Nova

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Alexandre Campos Capitão
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Marcelo Nova comemorou 30 anos de carreira com um show no Bolshoi Pub de Goiânia. E aproveitou a oportunidade para gravar um álbum ao vivo e escrever mais uma página na história, lançando Hoje no Bolshoi, o primeiro registro em blu-ray do rock nacional.
5000 acessosAxl no AC/DC: O fiasco que se transformou numa surpreendente união5000 acessosThe Voice Kids: até Brian May ficou impressionado com brasileiro

Hoje no Bolshoi apresenta o melhor fazendo o seu melhor. Marcelo Nova exibe uma das suas características mais marcantes durante todo o set, que é a apresentação de novas leituras para suas canções, que sempre ganham novos formatos, cores e ritmos. Como ocorreu em todos seus álbuns ao vivo, Marceleza também traz canções inéditas sem registro em estúdio. E dessa vez vem acompanhado por seu filho Drake Nova numa das guitarras.

O blu-ray se inicia com os gritos de "bota pra fudê" e Ari Mendes, que trabalha com Marcelo há vários anos, anuncia "com vocês, o rei do rock, Marcelo Nova". Era a deixa para Drake, Vellozo (guitarra), Leandro Dalle (baixo), Célio Glouster (bateria) e Luiz De Boni (piano e órgão) darem largada para um dos melhores registros ao vivo já gravado por aqui.

O set se inicia com Faça a Coisa Certa, seguida por Hoje e Carpinteiro do Universo. Uma canção da sua carreira solo, uma gravada com o Camisa e a outra gravada com Raul Seixas. Um passeio por três faces importantes da sua carreira logo na abertura do show.

Em seguida vieram as inéditas. O shuffle O Mundo Está Encolhendo embala, e Marcelo canta "não importa se o rádio não toque, eu e você sabemos que sou o rei do rock". E a dramática O Ódio Da Mão Que Afaga emociona.

A Ferro e Fogo é uma das mais importantes canções da sua carreira. A versão contida aqui foi enriquecida pelo Hammond tocado por De Boni e uma interpretação shakespeareana. "Mas quase afogando o desejo não termina, pois navegar à esmo talvez seja nossa sina". O mais belo texto já escrito dentro daquilo que se chama de rock no Brasil. Nada de dúvidas adolescente, nada de problemas com o carro do papai, ou com o milk shake, nem com a mini saia da menina, nenhuma frase de impacto sem sentido. Apenas poesia. Apenas Marcelo Nova.

Um dos atos mais emblemáticos em seus shows é Quando Eu Morri. Marceleza se entregou mais uma vez, como faz toda noite. A performance, o feedback, foram seguidos por um Marcelo Nova com as vísceras de fora, oferecendo sua guitarra para a platéia, a primeira fila pode tocar as cordas da sua guitarra, construindo juntos a imagem escolhida como capa do álbum. Ainda há tempo e emoção para um belo solo de baixo.

Em A Garota Da Motocicleta Marceleza lembra que ela ganhou uma versão em inglês feita por Eric Burdon (Animals), numa espécie de benção de um dos 3 arcebispos do triunvirato do rock inglês nos 60, ao lado de Mick Jagger e John Lennon.

De O Galope Do Tempo, álbum que ocupa o topo em termos de conteúdo lírico, a escolhida foi A Balada Do Perdedor. Ao contrário da sua letra, quem aposta em comprar Hoje no Bolshoi, sai ganhando com sua performance dramática e com uma dinâmica que impressiona.

Ao volante do Simca Chambord e tendo no banco do passageiro Drake, Marceleza celebra essa parceria de DNA e sangue azul, que ainda tem muito a produzir. Drake toca esse clássico com uma guitarra em escala feita para criança. Marcelo diz "eu te dei essa guitarra quando você tinha 4 anos, me mostra o que sabe fazer com ela". E Drake responde com um solo que não deixa dúvidas de honrar seu sobrenome.

Antes do fim ainda há tempo para o rei do rock ironizar os artistas que utilizam do clichê do bis, e que ele prefere continuar no palco. Abençoa à todos com Pastor João E A Igreja Invisível pra depois jogar na fogueira com Eu Não Matei Joana D´Arc, que foi tocada como se Bo Didley presidisse essa inquisição.

Hoje no Bolshoi teve foi Jerubal Liasch como técnico de áudio, que tem em seu currículo a tour do ZZ Top no Brasil, entre outros trabalhos. A mixagem foi do próprio Marcelo Nova e de Luiz De Boni. Além da performance fantástica, essa ficha técnica gabarita o trabalho para os ouvidos mais exigentes. Todas as canções foram tocadas uma única vez no show e não receberam nenhum overdub.

A arte gráfica também recebeu cuidados especiais, e os três formatos apresentam encarte com fotos e informações.

Hoje No Bolshoi além do formato blu-ray também foi lançado em dvd e cd duplo. Nos extras do blu-ray e do dvd tem uma série de entrevistas, trazendo o depoimento de todos os músicos, Ari Mendes, Luxa, o motorista que mais trabalhou com Marcelo, Rodrigo Carrilho, proprietário do Bolshoi, além de fãs. A entrevista com Marceleza traz declarações extremamente ricas para seus fãs.

No depoimento de Drake ele diz "às vezes olho pro lado e vejo meu pai, outras vezes olho e vejo Marcelo Nova". Quando se assiste Hoje No Bolshoi às vezes você vê o rei do rock, às vezes você vê Marcelo Nova. Um pouco de atenção basta pra você começar a ver os dois juntos no palco.

Marcelo Nova inaugurou o formato blu-ray em grande estilo. O combalido rock nacional agradece.

Faixas:

01. Faça a coisa certa
02. Hoje
03. Carpinteiro do Universo
04. O Mundo está encolhendo
05. O Ódio da mão que afaga
06. Cocaína
07. A Ferro e fogo
08. Robocop
09. Só o fim
10. Quandfo eu morri
11. A garota da motocicleta
12. A balada o perdedor
13. Rock N'Roll
14. Simca Chambord
15. Pastor João e a igreja invisível
16. Eu não matei Joana D'arc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 07 de outubro de 2012

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Marcelo Nova"

Marcelo NovaMarcelo Nova
"Na música brasileira existem belas bundas!"

Marcelo NovaMarcelo Nova
Treta com Samuel Rosa respingou em Herbert Vianna

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Marcelo Nova"

Axl no AC/DCAxl no AC/DC
O fiasco que se transformou numa surpreendente união

The Voice KidsThe Voice Kids
Até Brian May ficou impressionado com brasileiro

Solos de guitarraSolos de guitarra
Lista dos 50 melhores segundo a NME

5000 acessosSeparados no nascimento: Paul Stanley e Ioná Magalhães5000 acessosRolling Stones: as 10 melhores segundo a... Rolling Stone5000 acessosSlash: guitarrista enumera seus 10 riffs favoritos5000 acessosMetallica: Hetfield com vergonha ao relembrar documentário5000 acessosOzzy Osbourne: quem manda no Black Sabbath é o Tony Iommi5000 acessosEm 03/02/1959: Buddy Holly, Ritchie Valens e Big Bopper morrem em acidente aéreo

Sobre Alexandre Campos Capitão

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online