Marcelo Nova: primeiro blu-ray do rock nacional
Resenha - Hoje no Bolshoi - Marcelo Nova
Por Alexandre Campos Capitão
Postado em 07 de outubro de 2012
Marcelo Nova comemorou 30 anos de carreira com um show no Bolshoi Pub de Goiânia. E aproveitou a oportunidade para gravar um álbum ao vivo e escrever mais uma página na história, lançando Hoje no Bolshoi, o primeiro registro em blu-ray do rock nacional.
Hoje no Bolshoi apresenta o melhor fazendo o seu melhor. Marcelo Nova exibe uma das suas características mais marcantes durante todo o set, que é a apresentação de novas leituras para suas canções, que sempre ganham novos formatos, cores e ritmos. Como ocorreu em todos seus álbuns ao vivo, Marceleza também traz canções inéditas sem registro em estúdio. E dessa vez vem acompanhado por seu filho Drake Nova numa das guitarras.
O blu-ray se inicia com os gritos de "bota pra fudê" e Ari Mendes, que trabalha com Marcelo há vários anos, anuncia "com vocês, o rei do rock, Marcelo Nova". Era a deixa para Drake, Vellozo (guitarra), Leandro Dalle (baixo), Célio Glouster (bateria) e Luiz De Boni (piano e órgão) darem largada para um dos melhores registros ao vivo já gravado por aqui.
O set se inicia com Faça a Coisa Certa, seguida por Hoje e Carpinteiro do Universo. Uma canção da sua carreira solo, uma gravada com o Camisa e a outra gravada com Raul Seixas. Um passeio por três faces importantes da sua carreira logo na abertura do show.
Em seguida vieram as inéditas. O shuffle O Mundo Está Encolhendo embala, e Marcelo canta "não importa se o rádio não toque, eu e você sabemos que sou o rei do rock". E a dramática O Ódio Da Mão Que Afaga emociona.
A Ferro e Fogo é uma das mais importantes canções da sua carreira. A versão contida aqui foi enriquecida pelo Hammond tocado por De Boni e uma interpretação shakespeareana. "Mas quase afogando o desejo não termina, pois navegar à esmo talvez seja nossa sina". O mais belo texto já escrito dentro daquilo que se chama de rock no Brasil. Nada de dúvidas adolescente, nada de problemas com o carro do papai, ou com o milk shake, nem com a mini saia da menina, nenhuma frase de impacto sem sentido. Apenas poesia. Apenas Marcelo Nova.
Um dos atos mais emblemáticos em seus shows é Quando Eu Morri. Marceleza se entregou mais uma vez, como faz toda noite. A performance, o feedback, foram seguidos por um Marcelo Nova com as vísceras de fora, oferecendo sua guitarra para a platéia, a primeira fila pode tocar as cordas da sua guitarra, construindo juntos a imagem escolhida como capa do álbum. Ainda há tempo e emoção para um belo solo de baixo.
Em A Garota Da Motocicleta Marceleza lembra que ela ganhou uma versão em inglês feita por Eric Burdon (Animals), numa espécie de benção de um dos 3 arcebispos do triunvirato do rock inglês nos 60, ao lado de Mick Jagger e John Lennon.
De O Galope Do Tempo, álbum que ocupa o topo em termos de conteúdo lírico, a escolhida foi A Balada Do Perdedor. Ao contrário da sua letra, quem aposta em comprar Hoje no Bolshoi, sai ganhando com sua performance dramática e com uma dinâmica que impressiona.
Ao volante do Simca Chambord e tendo no banco do passageiro Drake, Marceleza celebra essa parceria de DNA e sangue azul, que ainda tem muito a produzir. Drake toca esse clássico com uma guitarra em escala feita para criança. Marcelo diz "eu te dei essa guitarra quando você tinha 4 anos, me mostra o que sabe fazer com ela". E Drake responde com um solo que não deixa dúvidas de honrar seu sobrenome.
Antes do fim ainda há tempo para o rei do rock ironizar os artistas que utilizam do clichê do bis, e que ele prefere continuar no palco. Abençoa à todos com Pastor João E A Igreja Invisível pra depois jogar na fogueira com Eu Não Matei Joana D´Arc, que foi tocada como se Bo Didley presidisse essa inquisição.
Hoje no Bolshoi teve foi Jerubal Liasch como técnico de áudio, que tem em seu currículo a tour do ZZ Top no Brasil, entre outros trabalhos. A mixagem foi do próprio Marcelo Nova e de Luiz De Boni. Além da performance fantástica, essa ficha técnica gabarita o trabalho para os ouvidos mais exigentes. Todas as canções foram tocadas uma única vez no show e não receberam nenhum overdub.
A arte gráfica também recebeu cuidados especiais, e os três formatos apresentam encarte com fotos e informações.
Hoje No Bolshoi além do formato blu-ray também foi lançado em dvd e cd duplo. Nos extras do blu-ray e do dvd tem uma série de entrevistas, trazendo o depoimento de todos os músicos, Ari Mendes, Luxa, o motorista que mais trabalhou com Marcelo, Rodrigo Carrilho, proprietário do Bolshoi, além de fãs. A entrevista com Marceleza traz declarações extremamente ricas para seus fãs.
No depoimento de Drake ele diz "às vezes olho pro lado e vejo meu pai, outras vezes olho e vejo Marcelo Nova". Quando se assiste Hoje No Bolshoi às vezes você vê o rei do rock, às vezes você vê Marcelo Nova. Um pouco de atenção basta pra você começar a ver os dois juntos no palco.
Marcelo Nova inaugurou o formato blu-ray em grande estilo. O combalido rock nacional agradece.
Faixas:
01. Faça a coisa certa
02. Hoje
03. Carpinteiro do Universo
04. O Mundo está encolhendo
05. O Ódio da mão que afaga
06. Cocaína
07. A Ferro e fogo
08. Robocop
09. Só o fim
10. Quandfo eu morri
11. A garota da motocicleta
12. A balada o perdedor
13. Rock N'Roll
14. Simca Chambord
15. Pastor João e a igreja invisível
16. Eu não matei Joana D'arc
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Os 11 melhores discos de rock progressivo dos anos 1970, segundo a Loudwire
Krisiun celebra o aniversário do clássico "Apocalyptic Revelation", gravado em apenas uma semana
O recado de Lemmy Kilmister para fã negro discriminado por tocar heavy metal
David Gilmour: como ele construiu o fabuloso solo de "Comfortably Numb"
RATM: O motivo da separação de Zack de la Rocha e a banda no ano 2000

A resposta ríspida de Samuel Rosa à provocação que Marcelo Nova fez ao Skank
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental



