A canção de Belchior que tira sarro do rock nacional dos anos 80; "roquezinho sem-vergonha"
Por Bruce William
Postado em 09 de março de 2025
Belchior sempre teve uma postura artística aberta ao novo, sem preconceitos com formatos ou tendências. Nos anos 1980, enquanto a nova geração do rock brasileiro ganhava espaço com nomes como Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso e Legião Urbana, ele acompanhava as mudanças sem se afastar de sua identidade.

Apesar disso, ele percebeu que o rock nacional da época trazia uma abordagem diferenciada da sua e que ele parece ter considerado bem inofensiva, o que o levou a responder de maneira irônica com a canção "Rock Prolixo".
A faixa, composta em parceria com Jorge Mello, trazia uma crítica bem-humorada à cena rockeira brasileira do período, que se consolidava como um novo fenômeno de massas. Conforme relata Jotabê Medeiros no livro "Belchior: Apenas um rapaz latino-americano" (Amazon) o título já era um trocadilho sugestivo: além de significar um rock excessivamente verborrágico, também poderia ser lido como "Rock pro lixo".
A letra ironiza vários clichês do gênero, descrevendo-o como "um roquezinho sem-vergonha", "hino de colégio interno" e "conversa pra boi dormir". Em outros trechos, sugere que o estilo foi domesticado, tornando-se aceitável para o público mais amplo: "um rock pra fazer sucesso / ex-delinquente confesso / que o pai já pode aplaudir".
A música nunca foi gravada por Belchior em seus álbuns, mas Jorge Mello a incluiu no disco "Trovador Eletrônico Vol. II", em uma versão que conta com a participação do próprio Belchior nos vocais. "Por ser essa gravação inédita na obra do parceiro Belchior, que não a gravou em nenhum de seus álbuns, e tendo o parceiro falecido em abril de 2017, após ficar dez anos desaparecido, essa obra ganhou um valor histórico para os fãs do poeta. Pois essa obra só está nesse meu álbum, e interpretada por ele", disse Mello em uma entrevista ao RitmoMelodia.
Apesar da crítica ácida, Belchior não era contra a irreverência no rock. Em outra situação, ele se mostrou receptivo à paródia feita pelos Mamonas Assassinas, que brincaram com seu estilo na canção "Uma Arlinda Mulher". "Me senti muito, muito feliz com a lembrança que eles tiveram em parodiar a minha voz e, enfim, um estilo todo de composição", disse na época, o que atesta que a relação de Belchior com a música sempre passou pelo humor e pela inteligência crítica, e "Rock Prolixo" é mais um exemplo disso.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de metal que Slash colocou acima das demais e chamou de "obrigatória"
A banda britânica que merecia o público devoto do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O disco que tirou Duff McKagan do punk e o preparou para entrar no Guns N' Roses
Último show do Sepultura sofre mudança de local
Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
Epica se apresentará em São Paulo em novembro de 2027
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
A icônica banda que Regis Tadeu não recomenda nenhum álbum sequer: "Todos horrorosos"
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
A frase da Roma Antiga que acabou virando um dos maiores hinos do AC/DC
G1 coloca shows de rock entre os melhores do primeiro final de semana do Rock in Rio
Vocalista original do AC/DC, Dave Evans lança novo single "Loup Garou"
O que a censura fez com a letra de "Marylou", do Ultraje a Rigor, segundo Roger
O ídolo que Pete Townshend preferia não ter conhecido do jeito em que ele estava
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio

A canção de Belchior que tira sarro do rock nacional dos anos 80; "roquezinho sem-vergonha"


