A canção de Belchior que tira sarro do rock nacional dos anos 80; "roquezinho sem-vergonha"
Por Bruce William
Postado em 09 de março de 2025
Belchior sempre teve uma postura artística aberta ao novo, sem preconceitos com formatos ou tendências. Nos anos 1980, enquanto a nova geração do rock brasileiro ganhava espaço com nomes como Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso e Legião Urbana, ele acompanhava as mudanças sem se afastar de sua identidade.

Apesar disso, ele percebeu que o rock nacional da época trazia uma abordagem diferenciada da sua e que ele parece ter considerado bem inofensiva, o que o levou a responder de maneira irônica com a canção "Rock Prolixo".
A faixa, composta em parceria com Jorge Mello, trazia uma crítica bem-humorada à cena rockeira brasileira do período, que se consolidava como um novo fenômeno de massas. Conforme relata Jotabê Medeiros no livro "Belchior: Apenas um rapaz latino-americano" (Amazon) o título já era um trocadilho sugestivo: além de significar um rock excessivamente verborrágico, também poderia ser lido como "Rock pro lixo".
A letra ironiza vários clichês do gênero, descrevendo-o como "um roquezinho sem-vergonha", "hino de colégio interno" e "conversa pra boi dormir". Em outros trechos, sugere que o estilo foi domesticado, tornando-se aceitável para o público mais amplo: "um rock pra fazer sucesso / ex-delinquente confesso / que o pai já pode aplaudir".
A música nunca foi gravada por Belchior em seus álbuns, mas Jorge Mello a incluiu no disco "Trovador Eletrônico Vol. II", em uma versão que conta com a participação do próprio Belchior nos vocais. "Por ser essa gravação inédita na obra do parceiro Belchior, que não a gravou em nenhum de seus álbuns, e tendo o parceiro falecido em abril de 2017, após ficar dez anos desaparecido, essa obra ganhou um valor histórico para os fãs do poeta. Pois essa obra só está nesse meu álbum, e interpretada por ele", disse Mello em uma entrevista ao RitmoMelodia.
Apesar da crítica ácida, Belchior não era contra a irreverência no rock. Em outra situação, ele se mostrou receptivo à paródia feita pelos Mamonas Assassinas, que brincaram com seu estilo na canção "Uma Arlinda Mulher". "Me senti muito, muito feliz com a lembrança que eles tiveram em parodiar a minha voz e, enfim, um estilo todo de composição", disse na época, o que atesta que a relação de Belchior com a música sempre passou pelo humor e pela inteligência crítica, e "Rock Prolixo" é mais um exemplo disso.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rodrigo Constantino toca clássico do Iron Maiden na bateria e ganha elogios
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
Edu Falaschi lança "MI'RAJ", capítulo final de sua trilogia conceitual
A opinião de Mike Portnoy sobre o primeiro show da nova baterista do Rush
O político que iniciou a decadência do Rio de Janeiro, segundo Paulo Ricardo
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
Tarja Turunen lança "Frisson Noir", disco mais pesado da sua carreira solo
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
Dia dos Namorados: 4 cantoras de Metal e Hard Rock e suas histórias de amor
Como foi o primeiro show do Nightwish, segundo Tuomas Holopainen
Anika Nilles conta como aprendeu partes de Neil Peart para turnê com o Rush


A canção de Belchior que tira sarro do rock nacional dos anos 80; "roquezinho sem-vergonha"


