Nervosa: Qualidade muito acima da média
Resenha - 2012 - Nervosa
Por Junior Frascá
Postado em 11 de setembro de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Uma das bandas que mais tem chamado a atenção dos thrashes brasileiros nos últimos tempos é o NERVOSA. Mas, por incrível que parece, o que mais chama a atenção na banda não é o fato de ser formada por três garotas (o que, convenhamos, não é comum no universo do thrash metal), mas sim o som destruidor exarado pelas mesmas, com uma qualidade muito acima da média.
Seguindo uma linha mais agressiva do thrash, com influências que vão de SLAYER e TESTAMENT à KREATOR e DESTRUCTION, e mesclando elementos old school com outros mais atuais e modernos, a banda se sobressai pela capacidade de criar músicas cativantes, complexas e muito bem elaboradas.
A guitarrista Prika Amaral da uma aula de precisão, e embora as músicas tenham raros momentos de solos, nos brinda com uma enxurrada de riffs e mais riffs cativantes e destruidores. Já a baterista Fernanda Terra é uma verdadeira máquina, com uma técnica bem apurada, e deixando tudo ainda mais pesado. Por fim, a baixista/vocalista Fernanda Lira é outro grande destaque, seja tocando seu baixo com muito peso, seja vociferando insanamente. Alias, seus vocais são muito legais, e lembram bastante o inigualável Chuck Schuldiner (DEATH, CONTROL DENIED), na fase do disco "The Sound of Perseverance".
E as três músicas apresentadas são excelentes, com passagens rápidas e trabalhadas, e mostrando uma maturidade de dar inveja. "Time of Death", que abre o trabalho, tem ótimas vocalizações (inclusive os coros) e uma levada excelente, assim como a já conhecida "Masked Betrayal", que é possui até alguns riffs de death metal, e climas bem soturnos. Encerrando a demo, e deixando um gostinho de quero mais, "Invisible Oppression" é a mais trabalhada do material, e mostra todo o talento da baterista Fernanda, com levadas assustadoramente precisas e brutais.
O NERVOSA, com este Demo, mostra-se uma banda pronta para atingir degraus mais altos em sua carreira. E se o debut seguir a linha deste excelente demo, fatalmente a banda atingirá o sucesso, tanto em âmbito nacional, como internacional, e figurará como uma das melhores bandas do thrash metal nacional da atualidade. Imperdível!
Contato:
http://www.nervosa.com.br
2012 - Nervosa
(2012 - Demo - Nacional)
Formação:
Fernanda Lira - Bass, Vocals
Fernanda Terra - Drums
Prika Amaral - Guitars, Vocals (Backing)
Track List:
1. Time of Death
2. Masked Betrayer
3. Invisible Oppression
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
Metal Church anuncia seu décimo terceiro disco, o primeiro gravado com David Ellefson
Ao lidar com problemas de saúde, Dee Snider admitiu fazer algo que rejeitou a vida inteira
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A música épica do Rush que mexeu com a cabeça de Dave Mustaine
35 grandes músicas que o Megadeth lançou no século XXI
"O Raul, realmente é pobre também assim, é tosco"; Guilherme Arantes entende fala de Ed Motta
"Não tenho mágoa nenhuma": Luis Mariutti abre jogo sobre Ricardo Confessori e surpreende
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
O ícone do thrash metal que era idolatrado na Bay Area e tinha um lobo de estimação
Com show no Brasil, After Forever confirma datas na América Latina
A música dos Beatles odiada tanto por John Lennon quanto por Paul McCartney
Ace Frehley diz que tem documento que pode arruinar carreira de Paul Stanley e Gene Simmons
Amy Lee, do Evanescence, aponta a jovem banda que vai carregar a tocha do som pesado


Prika Amaral anuncia consultoria para artistas novos e independentes
Nervosa define "Slave Machine" como seu álbum mais brutal e melódico
O clássico do thrash metal que fez Prika Amaral, da Nervosa, querer tocar guitarra
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



