A característica rara de Kiko Loureiro que poucos guitarristas possuem, segundo Bittencourt
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de maio de 2023
Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt são dois talentosos músicos brasileiros que ganharam destaque no cenário do heavy metal mundial. Ambos fizeram história no Angra, onde contribuíram para a criação de um som único e marcante.
Em episódio do Amplifica, Rafael Bittencourt contou um pouco sobre sua visão a respeito da musicalidade de Kiko Loureiro.
"O fato de o Kiko Loureiro ser canhoto influenciou. A mão direita do destro teoricamente é a mão que mais usamos. Nós usamos na guitarra para fazer o ritmo, fazer a nota ser produzida. A mão esquerda é para as posições e escalas. O fato de o Kiko inverter isso, ou seja, a mão esquerda dele é a que ele mais tem habilidade naturalmente, faz com que a direita ele tenha a mesma habilidade. Não sei! Ele ainda toca piano também. O Kiko é um caso raro mesmo de inteligência musical aguçada com facilidade e coordenação motora avançada.
Eu consigo separar essas duas coisas. A musicalidade de uma pessoa não está ligada necessariamente com a coordenação motora desenvolvida. No caso dele, são as duas coisas. Conheço caras com muita facilidade motora, mas que a musicalidade é zero vírgula um. É um aprendizado técnico que o instrumento exige. Agora, um dos meus guitarristas favoritos é o David Gilmour. Tem gente que fala que ele não é técnico, mas gosta. Eu falo: ‘Faz você o solo de High Hopes’. Mano, para! Se aquilo não é técnico, é o que? É a capacidade do cara de enfiar o dedo na sua alma".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps