Krampus: Folk/death metal tratando de questões atuais

Resenha - Survival Of The Fittest - Krampus

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por José Antonio Alves
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Eis que finalmente é lançado o debut da banda de Folk/Death Metal KRAMPUS. Direto da Itália, a banda formada por Filippo Gianotti (vocais), Marika Geremia (violino), Tommaso Adriano (teclado), Leonardo Rizzi (guitarra), Alessandro Galliera (guitarra/vocais), Matteo Sisti (flauta, gaita de fole), Davide Zamparo(baixo) e Carlo Andrian (bateria) mostra que não há fronteiras dentro do Metal, e com uma temática bem interessante comparada com outras bandas do estilo, a banda consegue atingir um nível ótimo já em seu debut.
5000 acessosExcessos: como os rockstars gastam os seus milhões5000 acessosEm 10/08/1993: Euronymous é assassinado por Varg Vikernes

A épica introdução "Arise (The Day of Reckoning)" é só o preparativo para a avalanche sonora que é a próxima, "Beast Within". Falando da inveja, a raíz para todos os males, a banda mescla velocidade com boas melodias e um vocal agressivo que com certeza vai causar no ouvinte a impressão de ouvir a voz de Chrigel Glanzmann, da banda suíça Eluveitie, logo de cara. Mas deixando comparações de lado, veremos nas próximas faixas que a banda italiana segue uma linha de som diferente dos suíços.

"Unspoken" é de começo marcante e mostra uma das coisas mais interessantes deste trabalho. Os guturais são mesclados com vocais limpos masculinos, que casam muito bem com o instrumental. "Rebirth" possui bom cadenciamento, com destaque também para o refrão e com boas bases de guitarra. "Aftermath" é uma das faixas que já haviam sido gravadas pela banda anteriormente em EP´S, no caso desta música, no registro "Kronos' Heritage", de 2011; aqui surge uma das melhores melodias do álbum.

"The Bride" é uma das faixas diferenciadas de "Survival Of The Fittest", com bons arranjos de teclado, e com predominância de vocais limpos na canção. A agressividade volta em "Redemption", nesta, destaque para a bateria e novamente para os teclados, que dão um ar de "Metal Moderno", inclusive com uso de um ritmo mais "eletrônico" no meio da canção.

Após a "dança das mentiras", ou "The Dance Of Lies", surge talvez a melhor faixa do trabalho, que inclusive ganhou um ótimo videoclipe, a faixa "Kronos' Heritage". Enquanto muitas bandas se preocupam em falar de eventos históricos em suas canções no Folk Metal, os italianos do KRAMPUS buscam tratar de problemas atuais da humanidade, de como o ser humano está destruindo o planeta esperando que todos os males não retornem a ele um dia. E com essa, entre outras questões, "Kronos' Heritage" é marcante, com belos vocais, refrão e flautas (whistles) bem encaixadas.

"Shadows Of Our Time", que fez parte do EP homônimo lançado em 2011, volta agora no álbum completo, falando dos valores da sociedade nos tempos antigos assim como a seguinte, "Tears Of Stone". A trabalhada "The Season Of Revenge" fecha o álbum com mais uma ótima melodia.

São inúmeras as bandas que surgiram na última década e que continuam aparecendo que tentam mesclar Folk e Death Metal com pitadas de rítmos culturais locais na Europa, ou mesmo de melodias antigas. As letras são focadas em histórias antigas, ou outros assuntos diversificados. Poucas são as bandas que até hoje possuíram a preocupação de tratar assuntos mais atuais como a destruição da natureza, ou valores humanos que estão se perdendo ao longo dos anos. "Survival Of The Fittest" é um petardo que sem dúvidas mostra este e outros atrativos, que irão agradar fãs do estilo e que mostram o cartão de visitas destes italianos.

Faixas:

1. Arise (The Day of Reckoning)
2. Beast Within
3. Unspoken
4. Rebirth
5. Aftermath
6. The Bride
7. Redemption
8. The Dance of Lies
9. Kronos' Heritage
10. Shadows of Our Time
11. Tears of Stone
12. The Season of Revenge (Bonus Track)

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Krampus"

ExcessosExcessos
Como os rockstars gastam os seus milhões

Em 10/08/1993Em 10/08/1993
Euronymous é assassinado por Varg Vikernes

The Voice KidsThe Voice Kids
Garotinha canta Led Zeppelin e conquista todos

5000 acessosMorreu Dormindo: as últimas horas de vida de Lemmy Kilmister5000 acessosA morte das grandes bandas: vá a todo show grande que puder5000 acessosMegadeth: a canção que Dave Mustaine menos gosta5000 acessosTarja Turunen: entrevista da cantora na revista Playboy5000 acessosDinheiro: Qual a fortuna atual de alguns rockstars5000 acessosQuando shows dão errado: 25 apresentações desastrosas

Sobre José Antonio Alves

Aventureiro, mochileiro, amante da cultura latina e claro, fã de um dos estilos mais fascinantes deste universo musical: o Heavy Metal!

Mais matérias de José Antonio Alves no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online