Scorpions: O filho do meio entre dois grandes clássicos
Resenha - Animal Magnetism - Scorpions
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 26 de junho de 2012
Em toda lista - dessas, você sabe - que gente que escreve sobre rock adora fazer, sempre se cometeu, cometem e se cometerão algumas injustiças. Não tem jeito: sempre acaba faltando um "Sabotage" aqui, ou um "Sad Wings Of Destiny" acolá. Infelizmente (ou não?) tudo se resume ao subjetivismo: não existem unanimidades e o gosto pessoal de quem escolhe não se baseia em ciência exata.
"Animal Magnetism" sétimo álbum de estúdio do SCORPIONS sofre, vamos chamar assim, da "Síndrome do filho do meio". O azar desse ótimo disco da banda é ter sido parido justamente entre dois megaclássicos- "Lovedrive" (1979) e "Blackout" (1982) - o que acabou apagando - e muito - o brilho desse registro de altíssimo bom gosto por parte dos alemães.
Último disco gravado antes de uma complicada cirurgia de cordas vocais pela qual passou o vocalista KLAUS MEINE (fato que modificou substancialmente seu timbre de voz), "Animal" é um prenúncio ao furacão que viria dois anos depois em "Blackout". "Make It Real" tem aquela inconfundível linha de guitarras "gêmeas" (na verdade, dobradas em estúdio por JABS) que fazem a nossa alegria desde que o WISHBONE ASH inventou isso - lá no início da década de setenta. Na sequência, "Don´t Make No Promisses" começa com aquela linha de metal clássico, desembocando em uma hardão bom até o osso.
"Hold Me Tight" – assim como em "Falling in Love" - tem `aqueles´ vocais de MEINE que quebram vidraças fácil, fácil. A indefectível balada está lá- "Lady Starlight" – que, se não chega nem ao dedo mindinho de coisas como "When the Smoke Is Going Down", também não passa vergonha.
Agora, gostos a parte, "The Zoo" por si só, vale uma entrada no "The Rock And Roll Hall Of Fame". Presença certa nos shows da banda, a faixa é crua, "sórdida" - no melhor sentido da palavra. O vocal - quase sussurrado em alguns trechos - atinge, no refrão, aquele pico que todo mundo conhece, como uma marreta vindo a cem por hora na direção do cidadão. "Animal Magnetism" (a faixa) fecha o disco como uma chave de ouro from hell!
Se você é fã da banda de space rock que o SCORPIONS foi ao início dos anos setenta, se você acha que depois de ULI JON ROTH eles decaíram feio, se você prefere a fase mais comercial deles, não importa. Por favor, dê uma chance à esse renegado!!!
Track list:
1. "Make It Real"
2. "Don't Make No Promises (Your Body Can't Keep)"
3. "Hold Me Tight"
4. "Twentieth Century Man"
5. "Lady Starlight"
1. "Falling in Love"
2. "Only a Man"
3. "The Zoo"
4. "Animal Magnetism"
Outras resenhas de Animal Magnetism - Scorpions
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
O dia em que Phil Lynott disse a um fã famoso: "acabarei com o Thin Lizzy por sua causa"
Deathfeast Open Air terá 33 bandas em 3 dias de shows na edição de 2026 do festival
James Hetfield pede namorada em casamento debaixo d'água
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
A banda chamada de "novo Led Zeppelin" que tinha Metallica no bolso, e mesmo assim não estourou
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
A opinião elogiosa de Ron "Bumblefoot" Thal sobre Slash
Gabriela Abud anuncia saída da banda Nervosa
Adrian Smith explica música que virou favorita dos fãs e é um pedido de ajuda
Wanessa Camargo prefere Black Sabbath com Dio, mas Zezé Di Camargo prefere com o Ozzy
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
Morre Phil Campbell, guitarrista que integrou o Motörhead por mais de 30 anos
Nergal recebe box do Sepultura de Jairo Guedz e fica admirado com seu conteúdo
Scorpions: O enigmático álbum da loira e do cachorro ganhava platina 29 anos atrás
O álbum clássico do Scorpions cuja capa impactou Max Cavalera
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Para Dave Mustaine, músicas devem provocar vontade de brigar ou fazer sexo
26 mortes de figuras ligadas ao rock/metal ocorridas em janeiro de 2026
Homenageando falecido baixista do Scorpions, Jon Bon Jovi publica foto com o... Anvil
Alice In Chains: Sete músicas, que podem mudar a vida de uma pessoa


