Moonspell: Um dos grandes registros de 2012

Resenha - Alpha Noir - Moonspell

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Junior Frascá
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 10

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Quatro anos se passaram desde que o portugueses do MOONSPELL colocaram no mercado o aclamado “Night Eternal”. E quando você acredita que a banda finalmente atingiu seu auge criativo, eis que somos surpreendidos novamente com mais um lançamento fantástico da banda que, apesar de subestimada por muitos, mantém-se como uma das mais interessantes e competentes da cena atual.
469 acessosMoonspell: novo álbum conceitual sairá em novembro5000 acessosIron Maiden: banda cai no riso em show nos EUA de 2008

Lideradas pelo poeta/escritor/vocalista Fernando Ribeiro, a banda, neste seu 10º registro de estúdio, lança o que talvez possa ser considerado seu melhor registro até hoje, o que não é uma tarefa fácil, tendo em vista a excelência da discografia dos caras.

No geral, “Apha Noir” é um disco bem agressivo e maduro, com forte influência de death e thrash metal, mesclado com elementos de doom metal, contrastando peso com melodias carregadas de forma bem intrigante, transmitindo sentimentos contrastantes ao longo das 9 faixas que nos são apresentadas. Mas não há como resumir a música da banda a apenas os estilos mencionados, pois os portugueses apresentam uma sonoridade riquíssima e repleta das mais variadas influencias, adquiridas ao longo dos vários anos de estrada, em uma evolução de fazer cair o queixo de tão impressionante.

“Ergo a cabeça sim, mas apenas para sentir, a lâmina fria que me beija a nuca”, vocifera Fernando já na faixa de abertura, “Axis Mundi”, dando uma dica do quão agressivo é o material, tanto no instrumental como nas letras, muito bem elaboradas por sinal. E o disco é todo excelente, com variações que transitam entre o belo e mórbido de forma harmônica e criativa.

Todas as canções merecem destaque, e trazem o que de melhor o metal luso já produziu ao longo dos anos. Mas não há como não citar dois grandes exemplos da qualidade do material: a faixa título, que traz riffs espetaculares, no melhor estilo thrash metal, e um refrão empolgante; e “Em Nome do Medo”, que como o nome sugere, é cantada em português, e comprova toda a competência de Fernando em criar letras instigantes e soturnas, além de ser uma faixa das mais cativantes, com um clima sombrio e gélido.

A produção do disco também é excelente, talvez a melhor da banda até hoje, assim como a arte gráfica, com uma simbologia bem interessante.

Assim, com “Alpha Noir”, o MOONSPELL conseguiu superar seu antecessor, e lançar o melhor disco de sua carreira, mas, tendo em vista a capacidade desses lusos em se superarem a cada novo lançamento, não duvido nada de que seremos novamente surpreendidos no futuro. Sem dúvida um dos grandes registros de 2012. Obrigatório!

Por fim, apenas lembrando, em sua versão especial, “Alpha Noir”, embalada num belíssimo digibook, traz um disco bônus, denominado “Omega White”, o qual terá uma resenha separada, tendo em vista a diversidade do material apresentado com este aqui resenhado.

Clipe de Lickanthrope:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Alpha Noir - Moonspell (2012 – Napalm Records - Importado)

Tracklist:

1. Axis Mundi
2. Lickanthrope
3. Versus
4. Alpha Noir
5. Em Nome do Medo
6. Opera Carne
7. Love Is Blasphemy
8. Grandstand
9. Sine Missione

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 10 de junho de 2012

469 acessosMoonspell: novo álbum conceitual sairá em novembro0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Moonspell"

MoonspellMoonspell
"Satã é apenas um grande símbolo para o Homem!"

Exportando metalExportando metal
Músicos brasileiros que atuam ou já atuaram em bandas gringas

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Moonspell"

Iron MaidenIron Maiden
Banda cai no riso em show nos EUA de 2008

Avril LavigneAvril Lavigne
Aprenda com Rihanna como fazer um meet & greet

MetallicaMetallica
A regressão técnica de Lars Ulrich

5000 acessosNuno Bettencourt: Rihanna canta muito, mas ele não quer mais tocar com ela5000 acessosSteve Vai: as 10 melhores faixas de guitarra na opinião dele5000 acessosHard Rock: as 25 melhores músicas acústicas do gênero5000 acessosLed Zeppelin: "não espero que haja mais shows", diz Page5000 acessosLobão: Detonando Heavy Metal, Bethânia, Chico, Herbert, Bizz e deus e mundo no novo livro5000 acessosMax Cavalera: Korn, FNM e Black Sabbath nas gravações do "Roots"

Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online