Moonspell: Um dos grandes registros de 2012
Resenha - Alpha Noir - Moonspell
Por Junior Frascá
Postado em 09 de junho de 2012
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quatro anos se passaram desde que o portugueses do MOONSPELL colocaram no mercado o aclamado "Night Eternal". E quando você acredita que a banda finalmente atingiu seu auge criativo, eis que somos surpreendidos novamente com mais um lançamento fantástico da banda que, apesar de subestimada por muitos, mantém-se como uma das mais interessantes e competentes da cena atual.
Lideradas pelo poeta/escritor/vocalista Fernando Ribeiro, a banda, neste seu 10º registro de estúdio, lança o que talvez possa ser considerado seu melhor registro até hoje, o que não é uma tarefa fácil, tendo em vista a excelência da discografia dos caras.
No geral, "Apha Noir" é um disco bem agressivo e maduro, com forte influência de death e thrash metal, mesclado com elementos de doom metal, contrastando peso com melodias carregadas de forma bem intrigante, transmitindo sentimentos contrastantes ao longo das 9 faixas que nos são apresentadas. Mas não há como resumir a música da banda a apenas os estilos mencionados, pois os portugueses apresentam uma sonoridade riquíssima e repleta das mais variadas influencias, adquiridas ao longo dos vários anos de estrada, em uma evolução de fazer cair o queixo de tão impressionante.
"Ergo a cabeça sim, mas apenas para sentir, a lâmina fria que me beija a nuca", vocifera Fernando já na faixa de abertura, "Axis Mundi", dando uma dica do quão agressivo é o material, tanto no instrumental como nas letras, muito bem elaboradas por sinal. E o disco é todo excelente, com variações que transitam entre o belo e mórbido de forma harmônica e criativa.
Todas as canções merecem destaque, e trazem o que de melhor o metal luso já produziu ao longo dos anos. Mas não há como não citar dois grandes exemplos da qualidade do material: a faixa título, que traz riffs espetaculares, no melhor estilo thrash metal, e um refrão empolgante; e "Em Nome do Medo", que como o nome sugere, é cantada em português, e comprova toda a competência de Fernando em criar letras instigantes e soturnas, além de ser uma faixa das mais cativantes, com um clima sombrio e gélido.
A produção do disco também é excelente, talvez a melhor da banda até hoje, assim como a arte gráfica, com uma simbologia bem interessante.
Assim, com "Alpha Noir", o MOONSPELL conseguiu superar seu antecessor, e lançar o melhor disco de sua carreira, mas, tendo em vista a capacidade desses lusos em se superarem a cada novo lançamento, não duvido nada de que seremos novamente surpreendidos no futuro. Sem dúvida um dos grandes registros de 2012. Obrigatório!
Por fim, apenas lembrando, em sua versão especial, "Alpha Noir", embalada num belíssimo digibook, traz um disco bônus, denominado "Omega White", o qual terá uma resenha separada, tendo em vista a diversidade do material apresentado com este aqui resenhado.
Clipe de Lickanthrope:
Alpha Noir - Moonspell (2012 – Napalm Records - Importado)
Tracklist:
1. Axis Mundi
2. Lickanthrope
3. Versus
4. Alpha Noir
5. Em Nome do Medo
6. Opera Carne
7. Love Is Blasphemy
8. Grandstand
9. Sine Missione
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Tygers of Pan Tang anuncia show extra para São Paulo
As melhores músicas de todos os tempos, segundo Dave Gahan do Depeche Mode
A banda de Hard Rock dos anos oitenta que para Axl Rose "ferrou com tudo"
Heavy Metal: nove ótimas músicas suaves do gênero
Os nomes do grunge que Ronnie James Dio mais gostava; "Tudo banda de alto nível"



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



