HelloRay: Tributo sem novidades ao Helloween e Gamma Ray
Resenha - Helloween & Gamma Ray Tribute - HelloRay
Por Junior Frascá
Postado em 17 de maio de 2012
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Realmente a iniciativa da gravadora Epicus Records foi ousada: juntar várias bandas até então pouco conhecidas no meio metálico, e realizar um tributo para duas das bandas pioneiras e mais importantes do power metal melódico: o HELLOWEEN e o GAMMA RAY. Ambas as bandas, sem dúvida, influenciaram milhares de outras que se seguiram, e continuam ativas e relevantes até hoje.
A compilação baseia-se em covers de músicas lançadas por ambas as bandas homenageadas entre o interregno de 1985 a 2007, com versões de grupos de diversas nacionalidades e que foram influências pelos mestre alemães.
O projeto já está há mais de 3 anos em execução, e finalmente agora vê a luz do dia. Muito embora nem todos apreciem esse tipo de material, nesse caso é interessante pela possibilidade de se conhecer algumas boas bandas novas (e outras nem tão boas assim, é verdade), embora a maioria das versões apresentadas sejam bem fiéis às originais.
E deixando de lado o nacionalismo, uma das versões mais legais é a dos brasileiros do PARALLAX para "The Spirit", uma canção excelente e com um belo refrão, mas que não é das mais conhecidas do GAMMA RAY, e que teve aqui uma homenagem impecável e cheia de qualidade.
Ainda temos alguns bons destaques, como GUARDIANS OF MANKIND numa versão pesada e agressiva para "Tribute to the Past" (GAMMA RAY), inclusive com o vocalista com um timbre bem parecido com o de Kai Hansen; OPERA MAGNA com a faixa "Anywhere in the Galaxy" (GAMMA RAY) com um vocal bem diferenciado e ótimos arranjos e coros; e o ROTTEN, com um cover bem brutal de "Leaving Hell" (GAMMA RAY), que ficou uma verdadeira música death metal, incluindo ai blast beats e vocais guturais.
Os destaques negativos ficam para as bandas DRACHEN, na péssima versão para a clássica "A Tale That Wasn’t Right" (HELLOWEEN), com solos bizarros e um vocal fraco e pouco empolgante; RAMPART e a faixa "Just A Little Sign", que mostra que a banda precisa urgentemente procurar um novo vocalista; e o DEIMOS, que conseguiu destruir a clássica "Land of the Free" (GAMMA RAY) graças a seu péssimo cantor, que nas partes mais limpas tenta imitar Kai Hansen, mas nos agudos possui um timbre enjoativo e exaustivamente exagerado, além de que a qualidade de gravação da música é bem fraca em comparação com as demais versões do trabalho (reparem no timbre das guitarras, principalmente nos solos, abusando – de nossos ouvidos e - dos tons agudos).
Se você, como eu, é fã das duas bandas, vale a pena conhecer o material, com versões honestas mas que não alcançaram grandes resultados em todos os casos. Mas não espere muitas novidades em relação às versões originais (salvo as exceções mencionadas), e nem que irá encontrar aqui alguma banda que irá revolucionar a música pesada.
Helloween & Gamma Ray Tribute - HelloRay
(2012 – Epicus Records - Importado)
Track List:
01. Tribute To The Past (GAMMA RAY) - GUARDIANS OF MANKIND
02. Warrior (HELLOWEEN) - GAIA EPICUS
03. The Spirit (GAMMA RAY) - PARALLAX
04. Mr. Torture (HELLOWEEN) - AILLION
05. Anywhere In The Galaxy (GAMMA RAY) - OPERA MAGNA
06. Ain't Got Nothin' Better (HELLOWEEN) - KICKHUNTER
07. Last Before The Storm (GAMMA RAY) - SONEM
08. Where The Rain Grows (HELLOWEEN) - ARMORY
09. A Tale That Wasn't Right (HELLOWEEN) - DRACHEN
10. Just A Little Sign (HELLOWEEN) - RAMPART
11. Leaving Hell (GAMMA RAY) - ROTTEN
12. Judas (HELLOWEEN) - 5TH ELEMENT
13. Heaven Or Hell (GAMMA RAY) - BURN UNIVERSE
14. Before The War (HELLOWEEN) - ILUNGARA
15. Land Of The Free (GAMMA RAY) - DEIMOS
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
Iron Maiden está em seu melhor momento ao vivo, garante Adrian Smith
Eloy Casagrande conta como venceu desconfiança do Slipknot inserindo influências brasileiras
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
Shows da Nervosa são cancelados por conta da saúde de Prika Amaral
A melhor banda de metal progressivo dos EUA e Inglaterra, segundo a Loudwire
Nas redes sociais, Blind Guardian relembra apresentação em programa de Ronnie Von
Regis Tadeu detona fãs do Iron Maiden após confusão no Equador; "Estupidez"
A discordância de Dickinson, Cantrell, Plant e Gallagher sobre melhor música do Led Zeppelin
O clássico de 1982 do Iron Maiden que virou régua para medir as outras músicas
O clássico dos anos 2000 que é extremamente triste, mas seu autor considerava feliz
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Led Zeppelin licencia "Stairway to Heaven" pela primeira vez na história
A banda que Brian May gostaria de ter integrado se o Queen nunca tivesse existido
Rockstars que atacaram a igreja, Jesus Cristo e Deus
Ian Anderson explica porque não exibe troféu ganho pelo Jethro Tull ao derrotar o Metallica
Matt Sorum explica recusa a convite para tocar com o Guns N' Roses


Helloween - Em Porto Alegre, 2 horas e 20 minutos que pareceram passar em instantes
Os 5 melhores álbuns fora do metal de todos os tempos , segundo Kai Hansen
Helloween - um espetáculo completo na borda da cidade de São Paulo
Novo álbum do Helloween já está "80% finalizado", revela Kai Hansen
Kai Hansen (Helloween, Gamma Ray) lança novo single solo, "Wait and See"
Alice In Chains: Sete músicas, que podem mudar a vida de uma pessoa



