Napalm Death: O quarteto sempre faz bem feito

Resenha - Utilitarian - Napalm Death

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Christiano K.O.D.A.
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

Nota: 8


A Napalm Death provavelmente é uma das poucas bandas veteranas que só lançou coisa boa até hoje. Não está sendo falado que só criaram clássicos, ou que sempre tiveram o mesmo estilo, que fique bem claro. Só que, surpreendentemente, mesmo tendo caminhado por caminhos experimentais em outrora, o fato é que o quarteto sempre faz bem feito.

Napalm Death: com o tornozelo machucado, Barney Greenway faz shows sentadoIron Maiden: "pequena falha" em outdoor na Russia em 2011

Em "Utilitarian", não se limitaram somente ao Grindcore (animal) e incorporaram o mencionado experimentalismo em algumas faixas (dois exemplos - os cantos quase que em coral em trechos de "Blank Look About Face" e "Leper Colony"). A manobra gerou resultado bastante positivo, de modo que as composições ganharam mais profundidade. Para os mais afoitos e sedentos por sangue, no entanto, a constatação: o disco está uma bela brutalidade.

Após a lenta "Cirscunspect", vem "Errors inthe Signals", que já expõe toda a fúria da banda: peso e muita rapidez trazem o caos ao ambiente. E, surpreendendo o ouvinte, um saxofone insano - isso mesmo, um sax! - invade a faixa seguinte - "Everyday Pox". O mais incrível é que ficou muito legal! Méritos para o lendário John Zorn (se não conhece, pesquise, que vale a pena!).

Em algumas faixas, como "Orders of Magnitude", o guitarrista Mitch Harris mostra seu lado cantor, assim como o carismático baixista Shane Embury. Não é novidade, ao menos para o primeiro integrante, que já se aventurou por esse caminho em outras oportunidades. E ele se esforça, mas, convenhamos, não tem o mesmo poderio do que o do "urrador mor" Barney Greenway. No fundo, portanto, acabam perdendo um pouco do 'punch' os trechos gritados pelo dono das seis cordas, sem, contudo, comprometer de fato a qualidade do material.

E que porrada são "Blank Look about Face" e "Quarantined" (bom riff)! Diretonas, violentíssimas! "Aim without an Aim" não fica muito atrás e, mesmo sendo mais trabalhada, espanta pelo extremismo.

A edição limitada do CD é um capricho, em formato Digipack! Shinigami Records (www.shinigamirecords.com.br) mandando muito bem ao lançar o disco em versão nacional! Realmente muito bonito, com direito a encarte gordo e cheio de conteúdo, claro. É pouco? Pois que tal duas faixas bônus? São elas a já citada "Aim without an Aim" e "Everything in Mono".

O novo petardo só reforça que a Napalm Death continua se mantendo no patamar que a consagrou. Cada vez mais maduros e criativos, o pessoal solta mais uma pérola da cena musical extrema. Certeiros!

Napalm Death - Utilitarian
Century Media/Shinigami Records - 2012 - Inglaterra

http://www.napalmdeath.org
http://www.myspace.com/napalmdeath

Tracklist
1. Circumspect 02:17
2. Errors in the Signals 03:02
3. Everyday Pox 02:12
4. Protection Racket 04:00
5. The Wolf I Feed 02:57
6. Quarantined 02:47
7. Fall on Their Swords 03:57
8. Collision Course 03:14
9. Orders of Magnitude 03:21
10. Think Tank Trials 02:27
11. Blank Look About Face 03:12
12. Leper Colony 03:23
13. Aim Without An Aim (03:06)
14. Everything In Mono (02:49)
15. Nom de Guerre 01:07
16. Analysis Paralysis 03:23
17. Opposites Repellent 01:22
18. A Gag Reflex 03:30

Fonte: Som Extremo
http://somextremo.blogspot.com
@som_extremo


Outras resenhas de Utilitarian - Napalm Death

Napalm Death: não alimente a máquina, que te consome!Napalm Death: "Utilitarian" é um dos trabalhos ousados




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Napalm Death"


Napalm Death: com o tornozelo machucado, Barney Greenway faz shows sentado

Napalm Death: letras satânicas, longevidade e políticaNapalm Death
Letras satânicas, longevidade e política

Grindcore: veja e ouça o álbum em vinil mais curto do mundoGrindcore
Veja e ouça o álbum em vinil mais curto do mundo


Iron Maiden: pequena falha em outdoor na Russia em 2011Iron Maiden
"pequena falha" em outdoor na Russia em 2011

Metallica: vizinho zoófilo, cocaína e groupiesMetallica
Vizinho zoófilo, cocaína e groupies


Sobre Christiano K.O.D.A.

Um cara diretamente ligado ao Som Extremo, fã de livros e filmes, formado em Imagem e Som, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Faz parte da banda de grindcore Prey of Chaos e tem um blog dedicado à música barulhenta. Enfim, alguém que faz da música sua vida.

Mais matérias de Christiano K.O.D.A. no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336