En Fandens Ridder: Álbum bastante ousado em termo de Brasil
Resenha - Forest of Thy Light - En Fandens Ridder
Por Marcos Garcia
Postado em 06 de maio de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Um estilo que tem ficado cada vez mais em evidência dentro dos estilos mais extremados do Metal é o Avant Garde Black Metal, ou seja, é o próprio estilo, só que rebuscado em várias influências externas ao gênero, com maior diversidade, ou seja, é uma evolução do próprio Black Metal, que como todos os estilos do Metal, necessita disso para poder sobreviver às vicissitudes do tempo.
O estilo tem crescido bastante no Brasil, e mais uma banda chega para a apreciação de todos, o EN FANDENS RIDDER, de Cascavel, PR, com seu primeiro CD, ‘Forests of Thy Light’, em que vemos a coragem em fazer um trabalho muito bom, apesar das dificuldades inerentes à nossa realidade cotidiana no país.
Primando por um trabalho mais cadenciado e soturno, com boas guitarras em riffs soturnos, solos bem melodiosos e vez por outra limpas, baixo presente e bem firme (que de vez em quando se arrisca em fazer uns acordes por fora), bateria bem sólida, vocais variando entre o rasgado e o melancólico, teclados muito bem tocados, que servem para dar um clima mais opressivo, embora não se prendam apenas em ‘fazer clima’, a banda consegue atingir um nível muito bom.
A gravação, feita de forma caseira e produzida pelo próprio tecladista da banda, não é muito boa, porque as guitarras ficaram um pouco abafadas, mas ainda assim, é bem melhor que algumas de discos clássicos do gênero, logo, podemos ouvir os instrumentos com clareza razoável, bem como ter acesso auditivo ao trabalho instrumental da banda, que é de um nível muito bom.
As músicas do trabalho em si tem um nível muito bom, com composições bem fortes, como a instigante ‘Behind the Curtains’, opressiva e mórbida, com ótimas guitarras e incursões de teclados muito boas; a variada e soturna ‘Endless Pleasure’, onde os vocais mostram saber variar bastante, bem como existem mudanças de andamento bem interessantes, e o baixo aparece bastante; a longa e densa ‘Morning Weakness Breeze’, com um forte apelo melancólico, pois seus teclados climáticos dão uma atmosfera agonizante de tão densa; e a ótima ‘Rising Through Desperation’, esta que tem um forte andamento, com trabalho muito bom de guitarras e da cozinha rítmica, e os vocais mostram certa versatilidade.
Enfim, um trabalho muito bom, honesto e até que bastante ousado em termo de Brasil, pois poucas bandas ousam trilhar estes caminhos, logo, esperamos mais notícias da banda em breve, já que há uma nova mixagem em andamento, bem como sairão cópias físicas do CD.
E para um aperitivo, a versão ao vivo de ‘Behind the Curtains’:
Forest of Thy Light – En Fandens Ridder
(2011 – Independente – Nacional)
Tracklist:
01. Forest of thy Light
02. Behind the Curtains
03. Endless Pleasure
04. Morning Weakness Breeze
05. March into the Light
06. Rising Through Desperation
Formação:
Haoach – Vocais
Paradox – Guitarras, backing vocais
Kizien – Guitarras
The Void – Baixo
Arios – Teclados, pianos e efeitos
Asgard – Bateria
Contatos:
http://www.myspace.com/enfandensridder
http://http://enfandensridder.bandcamp.com/
http://www.youtube.com/EFRblackmetal
http://letras.terra.com.br/en-fandens-ridder
http://www.feelmetwice.blogspot.com
[email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
Steve Harris foi único membro do Iron Maiden a receber Paul Di'Anno em show, revela documentarista
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
As 20 músicas mais subestimadas do Iron Maiden, em lista da Classic Rock
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
A levada de John Bonham que Robert Plant diz que ninguém conseguiu igualar
"Acho que o brasileiro se odeia, aqui parece que o cara só pode chegar a um certo nível"
Os guitarristas considerados os deuses da guitarra base por James Hetfield
Para entender: o que é rock progressivo?


Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



