3 Inches of Blood: Vida longa ao Heavy Metal
Resenha - Long Live Heavy Metal - 3 Inches of Blood
Por Marcos Garcia
Postado em 25 de março de 2012
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Fazer Heavy Metal não é algo simples, nem no Brasil, e nem no exterior, pois as dificuldades sempre são desafios de nível quase divinos, seja no tocante às cenas locais, falta de shows, de equipamentos decentes, entre outras pedreiras no caminho de quem resolve fazer música pesada, que em geral é por conta dos sentimentos que se nutrem pelo estilo, pois uma vez fã, não há como deixá-lo nunca mais, e os que tentam sofrem dolorosamente. É assim, não há jeito.
E o mais legal é ver bandas que levam a bandeira do estilo adiante, como o quinteto canadense de insanos headbangers 3 INCHES OF BLOOD, que nos chega com seu quinto disco, que possui por título uma declaração metálica convicta, ‘Long Live Heavy Metal’, que nos chega via Century Media Records.
A banda tem uma música que, apesar de não ser original, bem personalizada, pois os rapazes são adeptos de um Heavy Metal Tradicional/Power Metal muito pesado e agressivo muito bem calcado na NWOBHM, sem soar clichê ou datado, pois o ouvinte é assaltado por uma música baseada em vocais ‘halfordianos’ bem agressivos de Cam Pipes, no paredão das guitarras firmes e pesadas nas bases e solos de Shane Clark e Justib Hagberg, e na ótima cozinha rítmica de Byron Stroud no baixo e Ash Pearson na bateria.
A arte do CD é não é muito complexa, mas muito bem encaixada com o conceito das letras da banda, e a produção sonora é ótima, pois se pode ouvir cada acorde, cada batida e notas tocadas de forma brilhante e intensa, bem ‘in your face’ e pesada.
‘Long Live Heavy Metal’ é um CD bem homogêneo em termos de músicas, mantendo um nível bem elevado o tempo todo, e por isso, destacar esta ou aquela música chega a ser quase uma injustiça com este trabalho tão bom, mas para uma primeira audição, seriam indicadas ‘Metal Woman’, que começa amena com guitarras bem ‘priestianas’, antes de virar uma autêntica bordoada despojada e com leves toques de Rock’n’Roll, se destacando as ótimas bases de guitarras e os vocais rasgados; a ótima ‘My Sword Will Not Sleep’, onde fortes bases baixo/bateria se destacam, especialmente pelos bumbos, mesmos elementos presentes em ‘Leather Lord’, esta uma pouco mais cadenciada, mas de um carnovorismo ímpar e com solos de guitarras (inclusive dobradas) bem intensos; ‘Dark Messenger’, outra pancada cadenciada, mas que leva ao banging com extrema facilidade, onde as vocalizações de Cam se destacam com extrema facilidade juntamente com as bases de guitarras pesadas; ‘4000 Torches’, onde o clima metalzão oitentista se faz vivo e presente, deixando saudades nos bangers mais experientes (velho é o raio que os parta!); ‘Leave It On the Ice’, rápida, intensa e agressiva, mas sem deixar a melodia característica de lado, onde a bateria e o baixo se destacam bastante nos andamentos; ‘Storming Juno’, com estruturas melodiosas simples em uma faixa não tão rápida, mas vigorosa; e a longa e completamente Power Metal anos 80 ‘Men of Fortune’, melodiosa e forte, com andamentos cativantes, vocais para lá de variados e muito bem encaixados e bases excelentes.
Mais um ótimo lançamento, que mostra uma banda madura e que é uma realidade na cena mundial, e que agradará gregos e troianos que gostam de Metal pesado e bem feito.
Long Live Heavy Metal – 3 Inches of Blood
(2012 – Century Media – Importado)
01. Metal Woman
02. My Sword Will Not Sleep
03. Leather Lord
04. Chief and the Blade
05. Dark Messenger
06. Look Out
07. 4000 Torches
08. Leave It On the Ice
09. Die For Gold (Upon the Boiling Sea IV)
10. Storming Juno
11. Men of Fortune
12. One for the Ditch
Formação:
Cam Pipes – Vocais
Shane Clark – Guitarras
Justin Hagberg – Guitarras
Ash Pearson – Bateria
Byron Stroud – Baixo
Outras resenhas de Long Live Heavy Metal - 3 Inches of Blood
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
O compositor com "duas das melhores músicas do mundo", segundo Bob Dylan
Ex e atuais membros da banda de King Diamond lançam novo projeto, Lex Legion
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
O dia em que guitarrista do Motörhead usou jornais para atrapalhar show do Heaven and Hell
O curioso conselho que Phil Campbell recebeu de Lemmy Kilmister quando entrou no Motörhead
Ritchie Blackmore explica por que saiu do Deep Purple: "Eram só interesses financeiros"
Max Cavalera não foi contactado sobre reunião com Sepultura, afirma Gloria
Como a mais autêntica banda de rock da América gravou o pior álbum feito por uma grande banda
Silenoz explica significado do próximo disco do Dimmu Borgir
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Judas Priest lançará reedição celebrando 50 anos de "Sad Wings of Destiny"
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Como Paul McCartney previu futuro do Pink Floyd: "Beatles não era o veículo ideal para isso"
Rock in Rio: os inusitados dois artistas que Roberto Medina ainda sonha em trazer
Slash: Um dia Michael Jackson ficou puto com ele?

A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



