Hart & Bonamassa: Despretensioso e carregado de sentimentos
Resenha - Don't Explain - Beth Hart & Joe Bonamassa
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 09 de março de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Despretensioso e carregado de sentimento, "Don't Explain", álbum da parceria entre a cantora Beth Hart e o guitarrista Joe Bonamassa, é um trabalho especial. Dono de uma beleza inebriante, é daqueles discos que, mesmo não ostentando o status de clássico, irão acompanhar o ouvinte por toda a vida.
Joe Bonamassa - Mais Novidades
Produzido por Kevin Shirley (Iron Maiden, Dream Theater, Black Country Communion) e contando com feras como o baixista Carmine Rojas e o baterista Anton Fig, "Don't Explain" traz dez canções que passeiam entre o soul, o blues e o jazz. Bonamassa assume um papel secundário, deixando todo o brilho para Beth Hart. Dona de uma voz poderosa e encorpada, ela é o grande destaque do álbum. A maneira como Beth canta honra as composições, todas pinçadas a dedo no vasto catálogo dos gêneros citados acima.
A abertura arrepiante com "Sinner's Prayer", de Ray Charles, já deixa claro que estamos ouvindo um disco diferenciado, focado totalmente no prazer dos músicos e sem nenhuma aspiração comercial. A releitura cheia de malícia de "Chocolate Jesus", de Tom Waits, é perfeita. O arranjo de "Your Heart is as Black as Night" faz com que Beth pareça uma 'femme fatale' cantando em um cabaré esfumaçado. As cordas e a instrumentação exparsa da faixa-título fazem com que essa canção soe muito próxima do universo de Amy Winehouse, principalmente devido ao timbre e à maneira com que Hart a canta. Carregadas de bom gosto e feeling, as músicas aconchegam o ouvinte, acariciam o seu cotidiano e acalmam o coração.
Contido e econômico, Joe Bonamassa soa distante do guitar hero que marca ponto no Black Country Communion e do bluesman prodígio de sua carreira solo. Aqui, suas intervenções são discretas, cirúrgicas. As exceções, quando ocorrem, são sublimes, como nos solos de "I'd Rather Go Blind" e "I'll Take Care of You". Outro ponto que deve ser mencionado é que Joe não canta no álbum, com exceção do dueto com Beth em "Well, Well".
"Don't Explain" é um disco especial e belíssimo. Produzido com a alma, esse ingrediente cada vez mais em falta na música atual, agradará de imediato qualquer pessoa que possua um coração.
Faixas:
1. Sinner's Prayer, de Ray Charles
2. Chocolate Jesus, de Tom Waits
3. Your Hart is as Black as Night, de Melody Garbot
4. For My Friends, de Bill Withers
5. Don't Explain, de Aretha Franklin
6. I'd Rather Go Blind, de Etta James e Fleetwood Mac
7. Something's Got a Hold on Me, de Etta James
8. I'll Take Care of You, de Gil Scott-Heron
9. Well, Well, de Delaney & Bonnie
10. Ain't No Way, de Aretha Franklin
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
O show do Guns N' Roses que foi rejeitado por Slash; "Eu me recuso a ver"
5 músicas que todo(a) metaleiro(a) apaixonado(a) já enviou para a(o) cremosa(o)
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
O guitarrista que, para David Gilmour, restaurou algo que estava perdido no rock
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
A canção dos Ramones que virou um dos maiores hinos do punk
O hit de 1939 que Ian Anderson considera precursor do rock: "Plantou uma semente"
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
A opinião de Neil Peart sobre Stewart Copeland; "toca com simplicidade"
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
A opinião de Paulo Ricardo sobre Cazuza e por que ele era diferente de Renato Russo
Cinema: 60 filmes pra quem ama Rock e Metal
Dio: "Como podem comparar Ozzy Osbourne a mim como cantor?"
Os 10 melhores discos de 2020, segundo a Louder Sound
O que faria Eddie Van Halen não ser tão legal assim, segundo Joe Bonamassa
Aos 80, B.B. King era mais nerd do que Joe Bonamassa; "Toma, filho, é assim que faz"
O único guitarrista fritador que Joe Bonamassa tem certeza que não é IA: "Faz de verdade"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



