Epica: Mantendo-se uma das grandes bandas de sua geração
Resenha - Requiem For The Indifferent - Epica
Por Junior Frascá
Postado em 06 de março de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O EPICA, desde sua formação, em 2002, vem alcançando grande destaque, sempre lançando ótimos registros, tendo como ponto forte os excelentes vocais de Simone Simons. E depois do excelente ""Design Your Universe", lançado em 2010, um de seus melhores registros até então, repleto de peso e belas melodias, a banda chega a este "Requiem For The Indifferent", mostrando que ainda continua evoluindo, e mantendo-se como uma das grandes bandas de sua geração.
O disco mantém a pegada mais pesada do trabalho anterior (embora em doses menores), e ainda acrescenta mais elementos progressivos e intrincados em suas composições, que estão mais técnicas e épicas do que nunca. Além disso, o trabalho de vozes no disco é fantástico, tanto nos momentos de alternâncias entre os vocais suaves de Simone (que esta em sua melhor fase) e os guturais do guitarrista e líder Mark Jansen, como nos belíssimos corais que abundam durante todo o material.
Além disso, devido a toda a complexidade envolvida, é um disco menos direto, o que talvez demande mais audições para que seja possível se perceber todos os elementos nele contidos, embora logo de cara já sejam perceptíveis que se trata de algo especial.
"Monopoly On Truth", que abre o disco após a introdução "Karma", é um bom exemplo de como a banda evoluiu, sendo uma música madura, repleta de peso e belas melodias e coros vocais de deixar qualquer um impressionado, sendo um dos grandes destaques do trabalho.
Outras que merecem destaque são "Delirium", uma belíssima balada que, mais uma vez, conta com um trabalho de vozes espetacular, e com Simone trazendo forte carga emotiva em sua interpretação; "Infernal Warfare", com um belo contraste entre passagens épicas e riffs pesados e intrincados; "Requiem For The Indifferent", com passagens muito cativantes, e mais um trabalho vocal de destaque, e guitarras muito bem estruturadas; e "Serenade of Self-Destruction", que encerra a versão normal do disco (na versão especial há ainda a faixa "Twin Flames" como bônus) com todos os elementos característicos da banda, e deverá ser uma das preferidas dos fãs.
Como dito, portanto, "Requiem For The Indifferent" não é um disco de tão fácil assimilação como seu anterior, mas que após algumas audições mais apuradas, se revela um dos melhores trabalhos da excelente carreira do EPICA.
Requiem For The Indifferent - Epica
(2012 – Nuclear Blast - Importado)
Track List:
01. Karma (1:33)
02. Monopoly On Truth (7:11)
03. Storm the Sorrow (5:12)
04. Delirium (6:08)
05. Internal Warfare (5:13)
06. Requiem For The Indifferent (8:34)
07. Anima (1:25)
08. Guilty Demeanor (3:22)
09. Deep Water Horizon (6:33)
10. Stay The Course (4:25)
11. Deter the Tyrant (6:38)
12. Avalanche (6:53)
13. Serenade Of Self-Destruction (9:55)
14. Twin Flames (Soundtrack Version) (Bonus Track) (5:02)
Outras resenhas de Requiem For The Indifferent - Epica
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Twisted Sister faz primeiro show com Sebastian Bach nos vocais
A melhor cantora de metal de todos os tempos, segundo Emppu Vuorinen
Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
O guitarrista que Brian May lamenta nunca ter conhecido e chamou de monstro elemental
Policial que matou assassino de Dimebag Darrell compartilha memórias da noite
O músico que merece cada elogio que recebe, segundo David Gilmour
Bruce Dickinson alfineta Trump durante show do Iron Maiden no Canadá
Jeff Scott Soto mantém esperanças de fazer as pazes com Yngwie Malmsteen
O dia que James Hetfield quis saber mais sobre a guitarra do Nightwish
Músicos do Judas Priest passaram uma semana em motel fuleiro para abrir shows do Led Zeppelin
Guitarrista abandona o Bad Wolves após gravadora pressionar banda a lançar cover
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A banda pouco lembrada que é a verdadeira pioneira do rock anos 1980 no Brasil
Humberto Gessinger explica sua opinião sobre a banda Rush e o formato power trio
David Gilmour explica porque sua primeira banda era superior ao Pink Floyd

Os 10 discos essenciais do metal sinfônico, segundo a Louder
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



