Epica: Mantendo-se uma das grandes bandas de sua geração
Resenha - Requiem For The Indifferent - Epica
Por Junior Frascá
Postado em 06 de março de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O EPICA, desde sua formação, em 2002, vem alcançando grande destaque, sempre lançando ótimos registros, tendo como ponto forte os excelentes vocais de Simone Simons. E depois do excelente ""Design Your Universe", lançado em 2010, um de seus melhores registros até então, repleto de peso e belas melodias, a banda chega a este "Requiem For The Indifferent", mostrando que ainda continua evoluindo, e mantendo-se como uma das grandes bandas de sua geração.
O disco mantém a pegada mais pesada do trabalho anterior (embora em doses menores), e ainda acrescenta mais elementos progressivos e intrincados em suas composições, que estão mais técnicas e épicas do que nunca. Além disso, o trabalho de vozes no disco é fantástico, tanto nos momentos de alternâncias entre os vocais suaves de Simone (que esta em sua melhor fase) e os guturais do guitarrista e líder Mark Jansen, como nos belíssimos corais que abundam durante todo o material.
Além disso, devido a toda a complexidade envolvida, é um disco menos direto, o que talvez demande mais audições para que seja possível se perceber todos os elementos nele contidos, embora logo de cara já sejam perceptíveis que se trata de algo especial.
"Monopoly On Truth", que abre o disco após a introdução "Karma", é um bom exemplo de como a banda evoluiu, sendo uma música madura, repleta de peso e belas melodias e coros vocais de deixar qualquer um impressionado, sendo um dos grandes destaques do trabalho.
Outras que merecem destaque são "Delirium", uma belíssima balada que, mais uma vez, conta com um trabalho de vozes espetacular, e com Simone trazendo forte carga emotiva em sua interpretação; "Infernal Warfare", com um belo contraste entre passagens épicas e riffs pesados e intrincados; "Requiem For The Indifferent", com passagens muito cativantes, e mais um trabalho vocal de destaque, e guitarras muito bem estruturadas; e "Serenade of Self-Destruction", que encerra a versão normal do disco (na versão especial há ainda a faixa "Twin Flames" como bônus) com todos os elementos característicos da banda, e deverá ser uma das preferidas dos fãs.
Como dito, portanto, "Requiem For The Indifferent" não é um disco de tão fácil assimilação como seu anterior, mas que após algumas audições mais apuradas, se revela um dos melhores trabalhos da excelente carreira do EPICA.
Requiem For The Indifferent - Epica
(2012 – Nuclear Blast - Importado)
Track List:
01. Karma (1:33)
02. Monopoly On Truth (7:11)
03. Storm the Sorrow (5:12)
04. Delirium (6:08)
05. Internal Warfare (5:13)
06. Requiem For The Indifferent (8:34)
07. Anima (1:25)
08. Guilty Demeanor (3:22)
09. Deep Water Horizon (6:33)
10. Stay The Course (4:25)
11. Deter the Tyrant (6:38)
12. Avalanche (6:53)
13. Serenade Of Self-Destruction (9:55)
14. Twin Flames (Soundtrack Version) (Bonus Track) (5:02)
Outras resenhas de Requiem For The Indifferent - Epica
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock
Sobre o que realmente fala o maior clássico do AC/DC
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
O vocalista que entrou em uma banda clássica no pior momento possível para o heavy metal
O baterista do prog que Neil Peart achava estar acima dos outros; "tudo o que eu queria"
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
A melhor época do U2, de acordo com o guitarrista The Edge
"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
Vocalista do Queensryche reconhece que maioria dos fãs só gosta dos primeiros discos
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
Mötley Crüe toca música do primeiro disco pela primeira vez em 42 anos
O controvertido álbum dos anos setenta que Roger Waters colocou entre seus cinco favoritos
O músico que Hetfield achava ser "muito" para o Metallica; "ele jamais se juntaria a nós"
O hino clássico do Metallica que fala abertamente sobre vício em drogas
Por que Flávio Venturini do 14 Bis não participou do lendário álbum "Clube da Esquina"?
A droga pesada que John Lennon e Yoko usaram pelo "que os Beatles faziam com a gente"
O grave erro cronológico que Raul Seixas cometia para explicar música nos shows

Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



