Penitência: Talento abafado pela gravação ruim
Resenha - Home Tracks - Penitência
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 16 de fevereiro de 2012
Com uma carreira iniciada de forma extremamente tímida em 2000, a banda alagoana PENITÊNCIA precisou de uma pausa de quase uma década e de um redirecionamento musical para finalmente gravar a sua primeira demo tape. O grupo deixou de lado o punk/hardcore de outrora para investir em um thrash metal moderno e consistente em "The Home Tracks". Embora o disco apresente boas ideias em mais de vinte minutos de música, a precariedade do registro contribui negativamente para que o reconhecimento do conjunto seja imediato.
Por mais que o quarteto formado por Hugo Rocha (vocal), Wellington Souto (guitarra), Andrej Alexander (baixo) e Hudson Rocha (bateria) tenha evidenciado muito capricho na hora de compor o repertório de "The Home Tracks", é inadmissível que uma banda iniciante – e que almeja conquistar certa notoriedade no underground brasileiro – não atente para os aspectos técnicos e sonoros do seu primeiro registro. Embora o título da demo entregue o descompromisso da PENITÊNCIA em preparar um disco/EP bem acabado, a imagem do conjunto alagoano certamente sai manchada por conta do fraco trabalho realizado em um estúdio caseiro. As quatro músicas da obra até impressionam por sua agressividade e por sua naturalidade em abordar diferentes tendências metálicas. No entanto, uma dúvida é o que se sobressai e que fica no ar. A banda teria se contentado com o acabamento final de "The Home Tracks"? A resposta é que vai determinar o futuro e o sucesso da banda.
As influências de nomes como SEPULTURA E SLIPKNOT aparecem em "The Home Tracks" desde a primeira faixa e se estendem por toda a obra. Com um quê do metalcore atual de Andreas Kisser & Cia., a PENITÊNCIA mostra a sua capacidade em construir um repertório ritmicamente rico e até com certa obscuridade. A agressividade e a raiva do metalcore funcionam também como o elemento de destaque de "Fear Hate Pain" – um dos melhores momentos de toda a demo. A ausência de um trabalho mais profissional em estúdio é o único defeito da obra. Por outro lado, o quarteto de Maceió não escreveu nenhuma música complexa e longa – e assim o repertório de "The Home Tracks" ganha dinamismo e se torna perfeito para os futuros espetáculos ao vivo. O aspecto sonoro mais atual – e próximo a nomes como MACHINE HEAD e do próprio SLIPKNOT – se transforma em uma vantagem. As faixas "Here is Not My Place" e "Living the Pain" não soam repetitivas ao que a PENITÊNCIA mostrou na abertura da demo e ainda fogem de qualquer mesmice sonora.
Não há dúvidas de que a PENITÊNCIA tem tudo para se tornar uma das bandas mais notórias do nordeste brasileiro. Porém, o grupo precisa levar o trabalho de estúdio mais a sério e evitar ideias estranhas (principalmente eletrônicas) como as que circulam a faixa escondida que encerra a obra. A verdade é que a qualidade técnica dos músicos é o que deveria prevalecer no primeiro registro do grupo. A precariedade sonora da demo infelizmente é o que assume a dianteira e se mostra como a principal característica do material. O que o quarteto alagoano precisa fazer daqui para frente é reverter esse quadro em uma próxima demo – ou até mesmo em um primeiro EP oficial e definitivo – porque o talento do conjunto é possível de se ouvir, mesmo que de maneira abafada pela gravação ruim.
Site: www.penitencia.com.br
Track-list:
01. Intro
02. Worms!
03. Fear Hate Pain
04. Keep Away
05. Here is Not My Place
06. Living in the Pain
07. Outro
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
A banda que fez Jimmy Page passar vergonha; "eu não queria estar ali"
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
O melhor guitarrista base de todos os tempos, segundo Keith Richards
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
The Gathering publica mensagem de despedida para vocalista
Os trabalhos do Guns N' Roses que Slash evita rever; "nem sei o que tem ali"
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo


