Penitência: Talento abafado pela gravação ruim
Resenha - Home Tracks - Penitência
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 16 de fevereiro de 2012
Com uma carreira iniciada de forma extremamente tímida em 2000, a banda alagoana PENITÊNCIA precisou de uma pausa de quase uma década e de um redirecionamento musical para finalmente gravar a sua primeira demo tape. O grupo deixou de lado o punk/hardcore de outrora para investir em um thrash metal moderno e consistente em "The Home Tracks". Embora o disco apresente boas ideias em mais de vinte minutos de música, a precariedade do registro contribui negativamente para que o reconhecimento do conjunto seja imediato.
Por mais que o quarteto formado por Hugo Rocha (vocal), Wellington Souto (guitarra), Andrej Alexander (baixo) e Hudson Rocha (bateria) tenha evidenciado muito capricho na hora de compor o repertório de "The Home Tracks", é inadmissível que uma banda iniciante – e que almeja conquistar certa notoriedade no underground brasileiro – não atente para os aspectos técnicos e sonoros do seu primeiro registro. Embora o título da demo entregue o descompromisso da PENITÊNCIA em preparar um disco/EP bem acabado, a imagem do conjunto alagoano certamente sai manchada por conta do fraco trabalho realizado em um estúdio caseiro. As quatro músicas da obra até impressionam por sua agressividade e por sua naturalidade em abordar diferentes tendências metálicas. No entanto, uma dúvida é o que se sobressai e que fica no ar. A banda teria se contentado com o acabamento final de "The Home Tracks"? A resposta é que vai determinar o futuro e o sucesso da banda.
As influências de nomes como SEPULTURA E SLIPKNOT aparecem em "The Home Tracks" desde a primeira faixa e se estendem por toda a obra. Com um quê do metalcore atual de Andreas Kisser & Cia., a PENITÊNCIA mostra a sua capacidade em construir um repertório ritmicamente rico e até com certa obscuridade. A agressividade e a raiva do metalcore funcionam também como o elemento de destaque de "Fear Hate Pain" – um dos melhores momentos de toda a demo. A ausência de um trabalho mais profissional em estúdio é o único defeito da obra. Por outro lado, o quarteto de Maceió não escreveu nenhuma música complexa e longa – e assim o repertório de "The Home Tracks" ganha dinamismo e se torna perfeito para os futuros espetáculos ao vivo. O aspecto sonoro mais atual – e próximo a nomes como MACHINE HEAD e do próprio SLIPKNOT – se transforma em uma vantagem. As faixas "Here is Not My Place" e "Living the Pain" não soam repetitivas ao que a PENITÊNCIA mostrou na abertura da demo e ainda fogem de qualquer mesmice sonora.
Não há dúvidas de que a PENITÊNCIA tem tudo para se tornar uma das bandas mais notórias do nordeste brasileiro. Porém, o grupo precisa levar o trabalho de estúdio mais a sério e evitar ideias estranhas (principalmente eletrônicas) como as que circulam a faixa escondida que encerra a obra. A verdade é que a qualidade técnica dos músicos é o que deveria prevalecer no primeiro registro do grupo. A precariedade sonora da demo infelizmente é o que assume a dianteira e se mostra como a principal característica do material. O que o quarteto alagoano precisa fazer daqui para frente é reverter esse quadro em uma próxima demo – ou até mesmo em um primeiro EP oficial e definitivo – porque o talento do conjunto é possível de se ouvir, mesmo que de maneira abafada pela gravação ruim.
Site: www.penitencia.com.br
Track-list:
01. Intro
02. Worms!
03. Fear Hate Pain
04. Keep Away
05. Here is Not My Place
06. Living in the Pain
07. Outro
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
Jessica Falchi critica sexualização da mulher na guitarra: "Não me verão tocando de biquíni"
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Fãs de Angra reagem ao anúncio de fim da pausa; "Foi um sabor hiato"
O álbum que melhor sintetiza a proposta sonora do AC/DC, segundo Angus Young
A música tocante do Dream Theater inspirada por drama familiar vivido por James LaBrie
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
Aquiles Priester quebra silêncio e revela por que aceitou reunião com Angra
Paul Di'Anno diz que Iron Maiden ficou pretensioso demais na fase de "Killers"
A banda responsável por metade do que você escuta hoje e que a nova geração ignora
G1 coloca banda de rock entre piores do Lollapalooza 2026: "Engatou a segunda e ficou"
Ill Niño demite guitarrista que não chegou a fazer um show sequer com a banda
O riff do Black Sabbath que Geezer Butler disse ser o mais pesado que já tinha ouvido


A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes


