Cynic: Obsessão em explorar novas dimensões sonoras

Resenha - Carbon Based Anatomy - Cynic

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


É, nada como a passagem do tempo para mudar alguns rumos... Ainda que o Cynic tenha uma discografia bastante tímida – “Focus” (93) e o excelente “Traced in Air” (08), que marcou o retorno da banda – o norte-americano da Flórida mudou muito sua proposta desde sua fundação, em 1987. O que era uma inicial prática do típico Death Metal deu lugar a uma verdadeira obsessão em explorar novas dimensões sonoras, sem a menor preocupação em se apegar a algum gênero específico.
3683 acessosHeavy Metal: dez grandes acústicas de bandas do gênero5000 acessosLed Zeppelin: a inspiração por trás de "Kashmir"

Ainda que se atenha à sutileza futurista do já citado “Traced in Air”, o fato é que toda a saudável ânsia em ampliar sua musicalidade fez do EP “Carbon Based Anatomy” algo completamente irrotulável. É claro que se percebem resquícios da música extrema, mas a linguagem é outra em função de tudo estar tão diluído em meio à combinação inspirada pelo rock progressivo, folk e delírios espaciais típicos dos ‘malucos-beleza’ comedores de ácido que infestavam os anos 70. A essência do Heavy Metal foi obrigatoriamente atenuada.

Certo, mas o EP é ruim? Não, de maneira alguma. Emocional em todos os níveis, tudo segue tranquilo e apaziguador ao longo das seis faixas distribuídas em pouco mais de 20 minutos. Com três composições instrumentais e três convencionais, temos belíssimas ambientações, um trabalho de guitarras e, principalmente, de bateria que são soberbos, além de muita diversidade vocal, com linhas femininas, faladas e por aí vai, mas com a completa ausência de rosnados ou guturais.

Paul Masvidal (voz e guitarra) e Sean Reinert (bateria) são as mentes pensantes por trás do Cynic e que dotaram “Carbon Based Anatomy” com uma excêntrica sonoridade. E o público que poderá apreciar este EP também será considerável, indo dos devotos do rock progressivo e psicodélico, experimental e música ambiente, além, é claro, do headbanger com uma capacidade para aceitar como uma banda pode orientar sua música da forma que lhe convier. Ótimo registro!

Contato:
http://www.cyniconline.com
http://www.myspace.com/cyniconline

Formação:
Paul Masvidal - voz e guitarra
Sean Reinert - bateria e teclados

Cynic - Carbon Based Anatomy EP
(2011 / Season Of Mist – importado)

01. Amidst The Coals
02. Carbon-Based Anatomy
03. Bija!
04. Box Up My Bones
05. Elves Beam Out
06. Hieroglyph

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Heavy MetalHeavy Metal
Dez grandes acústicas de bandas do gênero

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Cynic"

Heavy MetalHeavy Metal
Dez grandes acústicas de bandas do gênero

Fora do ArmárioFora do Armário
Ex-membros do Death se assumem como gays

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Cynic"

Led ZeppelinLed Zeppelin
A inspiração por trás de "Kashmir"

SinceridadeSinceridade
E se as capas de discos dissessem a verdade?

Tarja TurunenTarja Turunen
A agressão de um fã durante show no México em 2000

5000 acessosIron Maiden: sobre o que fala a música "Aces High"?5000 acessosFãs de Rock: você conhece o estilo de se vestir de cada um5000 acessosUltimate Classic Rock: os 100 maiores clássicos do rock5000 acessosLinkin Park: "Perdemos fãs ao longo do caminho intencionalmente"2280 acessosCompact Disc: como e por qual motivo nasceu o revolucionário formato4173 acessosPower Ballads: as 10 maiores de todos os tempos

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online