Cynic: Obsessão em explorar novas dimensões sonoras
Resenha - Carbon Based Anatomy - Cynic
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 22 de janeiro de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É, nada como a passagem do tempo para mudar alguns rumos... Ainda que o Cynic tenha uma discografia bastante tímida – "Focus" (93) e o excelente "Traced in Air" (08), que marcou o retorno da banda – o norte-americano da Flórida mudou muito sua proposta desde sua fundação, em 1987. O que era uma inicial prática do típico Death Metal deu lugar a uma verdadeira obsessão em explorar novas dimensões sonoras, sem a menor preocupação em se apegar a algum gênero específico.
Ainda que se atenha à sutileza futurista do já citado "Traced in Air", o fato é que toda a saudável ânsia em ampliar sua musicalidade fez do EP "Carbon Based Anatomy" algo completamente irrotulável. É claro que se percebem resquícios da música extrema, mas a linguagem é outra em função de tudo estar tão diluído em meio à combinação inspirada pelo rock progressivo, folk e delírios espaciais típicos dos ‘malucos-beleza’ comedores de ácido que infestavam os anos 70. A essência do Heavy Metal foi obrigatoriamente atenuada.
Certo, mas o EP é ruim? Não, de maneira alguma. Emocional em todos os níveis, tudo segue tranquilo e apaziguador ao longo das seis faixas distribuídas em pouco mais de 20 minutos. Com três composições instrumentais e três convencionais, temos belíssimas ambientações, um trabalho de guitarras e, principalmente, de bateria que são soberbos, além de muita diversidade vocal, com linhas femininas, faladas e por aí vai, mas com a completa ausência de rosnados ou guturais.
Paul Masvidal (voz e guitarra) e Sean Reinert (bateria) são as mentes pensantes por trás do Cynic e que dotaram "Carbon Based Anatomy" com uma excêntrica sonoridade. E o público que poderá apreciar este EP também será considerável, indo dos devotos do rock progressivo e psicodélico, experimental e música ambiente, além, é claro, do headbanger com uma capacidade para aceitar como uma banda pode orientar sua música da forma que lhe convier. Ótimo registro!
Contato:
http://www.cyniconline.com
http://www.myspace.com/cyniconline
Formação:
Paul Masvidal - voz e guitarra
Sean Reinert - bateria e teclados
Cynic - Carbon Based Anatomy EP
(2011 / Season Of Mist – importado)
01. Amidst The Coals
02. Carbon-Based Anatomy
03. Bija!
04. Box Up My Bones
05. Elves Beam Out
06. Hieroglyph
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Versão do Megadeth para "Ride the Lightning" é oficialmente lançada
Megadeth entrega muita emoção em "The Last Note", sua canção de despedida
Como uma banda transformou seu adeus em um dos filmes mais importantes do rock
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Megadeth lança seu último disco de estúdio, que traz versão de "Ride the Lightning"
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Scorpions se manifesta sobre morte de ex-baixista Francis Buchholz
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Gary Holt homenageia Francis Buchholz, ex-baixista do Scorpions
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Francis Buccholz, baixista do Scorpions em sua fase clássica, morre aos 71 anos
O clássico do Dream Theater cujo título original era bizarro
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
A resposta dos Titãs após Renato Russo criticar presença de atrizes da Globo nos shows
"Rock é muito excludente, muito masculino, muito branco, muito camisa preta", diz Lulu Santos
Elvis Presley: as últimas 24 horas do Rei do Rock


Cynic e Imperial Triumphant - a obra de arte musical do Cynic encanta São Paulo
Cynic retornará ao Brasil com o Imperial Triumphant em janeiro
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



