Iron Maiden: A estreia perfeita e fundamental em 1980
Resenha - Iron Maiden - Iron Maiden
Por Diego Cesar Bortolatto Simi
Postado em 14 de janeiro de 2012
Na Inglaterra em 1980, mais de 30 anos atrás, a banda que é considerada por muitos headbangers a maior de todos os tempos dava seu primeiro passo. O Iron Maiden lança seu disco de estréia homônimo, um dos maiores clássicos de todos os tempos, e foi a partir daí que começaria essa história de paixão pelo Heavy Metal que arrebataria gerações.
O som do Iron Maiden nesse seu primeiro registro oficial, apesar de ser meio "cru" comparado aos discos vindouros, era agressivo e cheio de energia, percebia-se toda a garra, disposição e dedicação que era colocado em cada acorde de cada música. Nesses mais de 30 anos desde que "Iron Maiden" foi lançado, foi raro ver um álbum tão puro e verdadeiro como esse.
O disco abre com um clássico esquecido pela Donzela de Ferro, a música "Prowler". Com riffs bem simples, o segredo dessa música está no refrão que te obriga a cantar junto. Logo em seguida, mais outro clássico, "Sanctuary" que possui um riff bem simples também e tem aquela pegada punk que só mesmo o vocalista Paul Di’Anno trazia ao Maiden.
Aliás, nenhum vocalista nesse mundo jamais cantou as músicas desse álbum como Paul Di’Anno. Ele não tem a mesma técnica e a mesma potência de Bruce Dickinson (que pra mim é o melhor vocalista da carreira do Maiden), mas Di’Anno compensava tudo com seu "feeling" inconfundível e sua agressividade, por isso ninguém nunca conseguiu superá-lo cantando esses clássicos, e é isso que vemos na ótima "Running Free", outro hino da banda.
Embora a maioria das músicas desse disco ser bem simples, rápidas e curtas, o Iron Maiden conseguiu compor dois clássicos muito bem elaborados e até mais complexos, apontando os rumos futuros que a Donzela seguiria, e estes são "Remember Tomorrow" que é cheia de mudanças de andamento e tem um clima meio sombrio, e finalmente um dos maiores hinos da banda: "Phantom of the Opera", que em cada acorde, cada riff e cada mudança de andamento revelam que Steve Harris é um mestre na arte de compor e tocar baixo.
Seguindo com a melhor música instrumental da história do Metal, a inesquecível "Transylvania", o Iron Maiden abre caminho para a contagiante "Charlotte The Harlot", mas o melhor estava por vir. Dave Murray e Dennis Stratton começam a executar um dos riffs mais famosos e assustadores do Heavy Metal, e quando entra a avassaladora bateria de Clive Burr, a pancadaria começa e surge um dos maiores clássicos de todos os tempos: "Iron Maiden"! tudo nessa música é perfeito, desde o simples solo de baixo no meio da música ao seu poderosíssimo refrão. Encerramento perfeito de um disco perfeito.
Definitivamente, foi uma estréia perfeita e fundamental para a construção dessa verdadeira entidade da música pesada, e que com certeza sobreviverá para sempre no coração dos fãs e de cada geração que se torna seguidora da Donzela de Ferro. "Iron Maiden" é um disco imortal.
Track list:
01 – "Prowler" – 3:55
02 – "Sanctuary" – 3:14
03 – "Remember Tomorrow" – 5:27
04 – "Running Free" – 3:17
05 – "Phantom of the Opera" – 7:08
06 – "Transylvania" – 4:19
07 – "Strange World" – 5:30
08 – "Charlotte The Harlot" – 4:12
09 – "Iron Maiden" – 3:35
Line-up:
Paul Di’Anno – vocal
Dave Murray – guitarra
Dennis Stratton – guitarra
Steve Harris – baixo
Clive Burr - bateria
Outras resenhas de Iron Maiden - Iron Maiden
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
Agenda mais leve do Iron Maiden permitiu a criação do Smith/Kotzen, diz Adrian Smith
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
O que Paulo Ricardo do RPM tem a ver com o primeiro disco do Iron Maiden que saiu no Brasil
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
Dave Mustaine comenta a saída de Kiko Loureiro do Megadeth: "Era um cara legal"
Clemente quebra silêncio, conta tudo o que e rolou e detalha atual estado de saúde
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Extreme confirma shows no Brasil fora do Monsters of Rock; Curitiba terá Halestorm
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Dave Mustaine explica por que não se interessa por bandas atuais de heavy metal
Brian May indica que Queen não fará mais shows nos Estados Unidos; "Um lugar perigoso"

Iron Maiden: tributo nacional supera desafio de fazer versões para clássicos da banda
Adrian Smith destaca passagens curiosas do livro "Infinite Dreams", do Iron Maiden
O pior álbum da carreira solo de Bruce Dickinson, segundo a Metal Hammer
Documentário "Di'Anno: Iron Maiden's Lost Singer" ganha distribuição oficial
Playlist - 100 hinos do heavy metal lançados na década de 1980
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
Os melhores álbuns de metal de cada ano desde 1970, segundo a Loudwire
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar


