Iron Maiden: tributo nacional supera desafio de fazer versões para clássicos da banda
Resenha - Somewhere In Brazil; The Brazilian Tribute To Iron Maiden - Iron Maiden
Por Mário Pescada
Postado em 23 de junho de 2021
Nota: 8
Fazer um disco tributo para o IRON MAIDEN não deve ser uma tarefa nada fácil, afinal, estamos falando de uma das maiores bandas de metal da história, que lançou discos essenciais para o estilo, que sabe aliar peso, melodia e muita técnica de cada um dos seus músicos, que faz até hoje turnês pelos quatro cantos do globo para milhões de fãs leais, cujo mascote se tornou um ícone, etc. Enfim, tudo que o IRON MAIDEN fez e continua fazendo, ainda é relevante.
Mesmo diante de algo tão desafiador, a gravadora independente Secret Service Records resolveu juntar novamente (ela já lançou tributos para BLACK SABBATH, SLAYER, AC/DC, KISS) apenas bandas brasileiras em um disco tributo duplo para, cada uma a sua maneira, prestarem suas versões para músicas de diversas fases da Donzela de Ferro.
"Somewhere In Brazil - The Brazilian Tribute To Iron Maiden" é composto por 26 corajosas bandas de heavy, thrash, death e black metal. Corajosas sim, porque fazer cover para uma legião de fãs (há quem diga que o IRON MAIDEN não tem fãs, tem torcedores) que conhecem as músicas de traz para frente, não é para qualquer banda não.
Nos dois discos, o ouvinte vai encontrar além dos clássicos, músicas menos conhecidas, sendo a maior parte da fase anos 80 com Bruce Dickinson nos vocais, seguida da fase Paul Di'Anno e então a fase Blaze Bayley. É provável que alguns fãs mais purista do IRON MAIDEN torçam o nariz para algumas versões mais pesadas, mas, por não termos apenas bandas de heavy metal - o que mostra o tanto que o IRON MAIDEN é influente no metal como um todo - era esperado mesmo que tais grupos colocassem seu toque pessoal de thrash, death e black metal nas suas versões.
Os destaques vão para o SACRIFICED que fez uma versão muito empolgante; OBSKURE com sua versão death/black metal carregada de teclados; SYREN com um dos melhores momentos do disco com o vocal raivoso; PATRIA que pegou um dos maiores hinos da banda e encarnou nela um black metal de primeira; QUINTESSENTE com seu duo vocal feminino/masculino que encaixou muito bem na faixa escolhida; POSTHUMOUS com uma versão bem mais pesada que a original; ORQUÍDEA NEGRA que fez uma bonita versão cheia de técnica do baixista; APPLE SIN e ENCÉFALO, que mandou um death metal surpreendente.
Interessados em adquirir uma cópia desse tributo, em luxuoso digipack duplo com encarte, podem enviar um e-mail para [email protected], através da página da Secret Service Records no Facebook, lojas do ramo ou com as bandas participantes.
Confira uma amostra de faixas do disco divulgada pela Secret Service Records.
Faixas:
"Somewhere In Brazil - The Brazilian Tribute To Iron Maiden" CD 1
01 BULLETBACK - Where Eagles Dare
02 SACRIFICED - Lord Of The Flies
03 OBSKURE - Phantom Of The Opera
04 RAGE IN MY EYES - Aces High
05 SYREN - Be Quick Or Be Dead
06 PATRIA - The Number Of The Beast
07 CHEMICAL DISASTER - Wrathchild
08 KAMALA - The Wicker Man
09 PASTORE BAND - Flash Of The Blade
10 STEEL WARRIOR - Moonchild
11 ATTRACHTA - Tailgunner
12 QUINTESSENTE - Wasting Love
13 TAILGUNNERS - The Clansman
"Somewhere In Brazil - The Brazilian Tribute To Iron Maiden" CD 2
01 HELLISH WAR - Heaven Can Wait
02 POSTHUMOUS - The Evil That Men Do
03 SAVAGEZ - From Here To Eternity
04 GENOCÍDIO - Killers
05 HEADHUNTER D.C. - To Tame A Land
06 ORQUÍDEA NEGRA - Prodigal Son
07 REVENGIN - Stranger In A Strange Land
08 APPLE SIN - Blood Brothers
09 UGANGA - Running Free
10 ANDRALLS - Chains Of Misery
11 ENCÉFALO - Man On The Edge
12 DARKSIDE - 2 Minutes To Midnight
13 IGNISPACE - Afraid To Shoot Strangers
Matéria relacionada
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps