Textures: Uma das melhores bandas do Heavy Metal atual
Resenha - Dualism - Textures
Por Ricardo Seelig
Postado em 26 de outubro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Vem da Holanda uma das melhores bandas do heavy metal atual. O Textures, sexteto formado por Daniël de Jongh (vocal), Bart Hennephof (guitarra), Jochem Jacobs (guitarra), Uri Dijk (teclado), Remko Tielemans (baixo) e Stef Broks (bateria) lançou no último dia 23 de setembro o seu quarto álbum, "Dualism", um dos discos mais interessantes do ano.
Executando um metal que une com primasia elementos do prog, thrash, death, groove e metalcore, o Textures se destaca pela originalidade e criatividade. O álbum marca a estreia de Daniël de Jongh e Uri Dijk, substitutos de Eric Kalsbeek e Richard Rietdijk, respectivamente.
Quarto trabalho do grupo, "Dualism" sucede "Polars" (2004), "Drawing Circles" (2006) e "Silhouettes" (2008), e marca o início de uma nova fase. Essa mudança fica perceptível pela dose maior de melodia das composições, afastando a banda da onipresente influência do Meshuggah, facilmente percebida nos discos anteriores. Isso faz com que as faixas sejam mais fáceis de digerir, não soando tão intrincadas quanto antes. Porém, não espere estruturas lineares e canções diretas. O som do Textures é altamente técnico e propõe desafios constantes ao ouvinte.
As faixas de "Dualism" alternam diversas dinâmicas em seu interior, mas fazem isso de maneira suave e integrada, sem as atordoantes mudanças de andamento que marcam o metalcore, por exemplo. Tudo soa com um propósito, nada é gratuito.
Muitíssimo bem tocado e baseado no metal extremo, o disco proporciona ao ouvinte uma jornada complexa e inteligente através do heavy metal. Tentando colocar em palavras, sua música pode ser definida como a união das diferentes texturas – sim, eu não resisti - do som pesado, resultando em algo inovador, que consegue ir de um extremo a outro, soando como o mais esporrento death metal e a mais viajante passagem atomosférica. Porém, ao contrário do que poderia se pensar, essas variações fazem total sentido e estão muito bem construídas, proporcionando um prazer enorme ao ouvinte. O próprio título do álbum atesta essa dualidade de estilos, alcançada de maneira eficiente pelo grupo.
"Dualism" é um disco que agradará, principalmente, os fãs de um som mais técnico, repleto de variações. No entanto, não pode ser classificado como prog metal, já que caminha sobre diferentes gêneros, pinçando as melhores características de cada um deles. Um trabalho belíssimo, da mais alta qualidade, e que figura fácil entre os melhores lançamentos do ano.
Faixas:
Arms of the Sea
Black Horses Stampede
Reaching Home
Sanguine Draws the Oath
Consonant Hemispheres
Burning the Midnight Oil
Singularity
Minor Earth, Major Skies
Stoic Resignation
Foreclosure
Sketches from a Motionless Statue
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
O significado da palavra escrita igual em inglês e português que Fernanda Lira usou na Crypta
Quando o Pink Floyd ganhou 300 milhões de dólares ao ignorar ideia de Roger Waters
Baterista aprende repertório em menos de 3 horas e faz show com o Arch Enemy
Guitarrista fala sobre álbum ao vivo e música inédita do Type O Negative
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
O álbum mais vendido da história e que nunca chegou ao primeiro lugar das paradas
A música gravada pelo Iron Maiden que foi uma "dor de cabeça" para Paul Di'Anno
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Pastor que "inspirou" Iron Maiden, Genesis e Ozzy Osbourne morre aos 86 anos
Show que Parkway Drive fez com orquestra será lançado em dezembro; confira prévia
O álbum do Bon Jovi que quase se chamou "Guns N' Roses"
O curioso significado científico do termo "Ouro de Tolo" que batiza hit de Raul Seixas
Red Hot Chili Peppers: A faixa que Anthony Kiedis odeia "a música, a letra e o vocal"
A canção da era Bon Scott que Brian Johnson adora cantar e que o AC/DC só tocou três vezes


30 anos de "A Tempestade" - o álbum que se tornou a despedida de Renato Russo
Os 40 anos de "Reign in Blood", obra-prima do Slayer e um dos maiores clássicos do thrash metal
Carach Angren - O preço de brincar com a morte em "Franckensteina Strataemontanus"
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



