Novembers Doom: Álbum mais consistente dos últimos tempos
Resenha - Aphotic - Novembers Doom
Por Ricardo Seelig
Postado em 09 de setembro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Oitavo álbum do grupo norte-americano Novembers Doom, "Aphotic" apresenta um equilíbrio entre a sonoridade mais extrema dos primeiros discos e a música assumidamente mais acessível e "mansa" dos trabalhos recentes. De um modo geral o álbum expõe uma presença muito maior de elementos doom, característica essa exteriorizada já no título, uma alusão à região mais escura do oceano, além do alcance da luz, e por isso mesmo desconhecida e virgem ao homem.

Liricamente, o disco explora temas como a escuridão interna do ser humano, responsável por gerar pensamentos e desejos desagradáveis que, muitas vezes, afetam nossas vidas. Uma temática sombria e negativa, traduzida com perfeição nas faixas de "Aphotic".
Percebe-se um esforço constante da banda em não se limitar ao death nem ao doom metal, gêneros com os quais é comumente associada, o que faz com que o álbum soe sempre surpreendente, colocando na mesa alternativas inesperadas para o ouvinte.
O tracklist, bastante consistente, tem alguns destaques imediatos, como a abertura com a pesada "The Dark Host", onde é possível identificar uma bem-vinda influência do Opeth, manifestada no contraste entre as partes mais pesadas e as passagens climáticas mais calmas. Outro grande momento é a linda balada "What Could Have Been", com a participação especial da ex-The Gathering Anneke Van Giersbergen e sua voz angelical.
"Aphotic" é um álbum envolvente, e, sem dúvida, o trabalho mais consistente do Novembers Doom nos últimos tempos. Se você é fã, irá curtir. Se não conhece a banda, está na hora de ouvir.
Faixas:
The Dark Host
Harvest Scythe
Buried
What Could Have Been
Of Age and Origin – Part 1: A Violent Day
Of Age and Origin – Part 2: A Day of Joy
Six Sides
Shadow Play
Outras resenhas de Aphotic - Novembers Doom
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Angra posta mensagem enigmática no Instagram; "Foi bom enquanto durou"
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
Roxette anuncia dois shows no Brasil em 2026
Rob Halford fala sobre a importância de estar há quase quatro décadas sóbrio
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Avenged Sevenfold: The Rev dizia que não passaria dos 30
O motivo pelo qual drogas de repente sumiram do rock, segundo Alice Cooper
O baixista que fez teste com o Metallica por insistência de Flea, do Red Hot Chili Peppers

Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima



