Novembers Doom: "Aphotic" será lembrado por sua beleza
Resenha - Aphotic - Novembers Doom
Por Christiano K.O.D.A.
Fonte: Som Extremo
Postado em 28 de agosto de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A Shinigami tem lançado muita coisa boa nos últimos meses, especialmente na área de música extrema. E aqui, mais uma vez não há excessão à regra.

Não conhecia o Novembers Doom – uma vergonha, pois a banda foi formada há mais de 20 anos - mas logo percebi que era uma boa banda. Aliás, ótima. O estilo dos americanos, apesar do nome do grupo, não apresenta tantas partes doom como se esperaria. Há inclusive blast beats e um diálogo direto com o death metal.
"The Dark Host" abre o trabalho com um som meio arrastado, mas que lá pela metade, vira uma porrada infernal. Os contrapontos entre partes leves e pesadíssimas surpreende. Já a levada de "Harvest Scythe" é qualquer coisa de empolgante em seu ritmo.
A lentidão volta com "Buried", muito bonita e hipnótica, assim como "What Could Have Been", uma acústica com vocal feminino que arrepia. Depois vem "Of Age and Origin - Part 1: A Violent Day" trazendo riffs maravilhosos e uma estrutura fantástica.
Já a segunda parte – "Of Age and Origin - Part 2: A Day of Joy" – é doce e triste. A penúltima faixa – "Six Sides" – é mais pesadona e trabalhada, talvez a melhor do play. E fechando, temos "Shadow Play", suave e densa.
Entre os músicos, destaque para o impactante vocal gutural e assustador de Paul Kuhr. Parece um timbre que vem lá das profundezas e realmente cria um peso absurdo às canções. Contrapondo tal espetáculo, o cara também faz uns vocais limpos que combinam com o instrumental. Aliás, posso até dizer besteira, mas combina mais os vocais limpos do que os guturais nas composições.
Quanto à qualidade sonora, é espetacular, com tudo bem cristalino. Já a capa e o encarte são um show, com fotos que dariam bons quadros. O clima meio gélido das paisagens remetem a pura melancolia.
"Aphotic" será lembrado por sua beleza, tanto pelas músicas e letras, quanto pela arte gráfica. Aposte no CD, um grande lançamento em 2011. Dá uma olhada no clipe de "What Could Have Been" aí embaixo e sinta-se envolvido na canção.
Novembers Doom – Aphotic
Shinigami Records – 2011 – Estados Unidos
http://www.myspace.com/novembersdoom
Tracklist
1. The Dark Host
2. Harvest Scythe
3. Buried
4. What Could Have Been
5. Of Age and Origin - Part 1: A Violent Day
6. Of Age and Origin - Part 2: A Day of Joy
7. Six Sides
8. Shadow Play
Outras resenhas de Aphotic - Novembers Doom
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Atual guitarrista do Deep Purple, Simon McBride posta foto com Ritchie Blackmore
As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
O maior vocalista da história, de acordo com a ciência
As 5 melhores músicas do Yes de acordo com o guitarrista Steve Howe
ShamAngra lança performance ao vivo de "Make Believe"
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal
Os 10 discos essenciais do nu metal, segundo a Louder
A música do Pink Floyd que fez Roger Waters mudar de discurso sobre ex-colega de banda
Veja Ritchie Blackmore tocando "Smoke on the Water" com o Deep Purple após 33 anos
"Rebirth", do Angra, é citado em lista de álbuns essenciais do prog metal
A música de álbum "sombrio" que deixava Eddie Van Halen arrepiado
Combat Records anuncia retorno global com foco na América do Sul
A música "sem graça" que zoa o punk rock e se tornou hit do Van Halen
Vocalista fala sobre desafios do Moonspell sendo uma banda portuguesa
O único ano em que todas as bandas do "Big Four" do thrash lançaram um disco
As 3 Betes que ficaram marcadas na história do rock nacional dos anos oitenta
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000



A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco



