Novembers Doom: "Aphotic" será lembrado por sua beleza
Resenha - Aphotic - Novembers Doom
Por Christiano K.O.D.A.
Fonte: Som Extremo
Postado em 28 de agosto de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A Shinigami tem lançado muita coisa boa nos últimos meses, especialmente na área de música extrema. E aqui, mais uma vez não há excessão à regra.

Não conhecia o Novembers Doom – uma vergonha, pois a banda foi formada há mais de 20 anos - mas logo percebi que era uma boa banda. Aliás, ótima. O estilo dos americanos, apesar do nome do grupo, não apresenta tantas partes doom como se esperaria. Há inclusive blast beats e um diálogo direto com o death metal.
"The Dark Host" abre o trabalho com um som meio arrastado, mas que lá pela metade, vira uma porrada infernal. Os contrapontos entre partes leves e pesadíssimas surpreende. Já a levada de "Harvest Scythe" é qualquer coisa de empolgante em seu ritmo.
A lentidão volta com "Buried", muito bonita e hipnótica, assim como "What Could Have Been", uma acústica com vocal feminino que arrepia. Depois vem "Of Age and Origin - Part 1: A Violent Day" trazendo riffs maravilhosos e uma estrutura fantástica.
Já a segunda parte – "Of Age and Origin - Part 2: A Day of Joy" – é doce e triste. A penúltima faixa – "Six Sides" – é mais pesadona e trabalhada, talvez a melhor do play. E fechando, temos "Shadow Play", suave e densa.
Entre os músicos, destaque para o impactante vocal gutural e assustador de Paul Kuhr. Parece um timbre que vem lá das profundezas e realmente cria um peso absurdo às canções. Contrapondo tal espetáculo, o cara também faz uns vocais limpos que combinam com o instrumental. Aliás, posso até dizer besteira, mas combina mais os vocais limpos do que os guturais nas composições.
Quanto à qualidade sonora, é espetacular, com tudo bem cristalino. Já a capa e o encarte são um show, com fotos que dariam bons quadros. O clima meio gélido das paisagens remetem a pura melancolia.
"Aphotic" será lembrado por sua beleza, tanto pelas músicas e letras, quanto pela arte gráfica. Aposte no CD, um grande lançamento em 2011. Dá uma olhada no clipe de "What Could Have Been" aí embaixo e sinta-se envolvido na canção.
Novembers Doom – Aphotic
Shinigami Records – 2011 – Estados Unidos
http://www.myspace.com/novembersdoom
Tracklist
1. The Dark Host
2. Harvest Scythe
3. Buried
4. What Could Have Been
5. Of Age and Origin - Part 1: A Violent Day
6. Of Age and Origin - Part 2: A Day of Joy
7. Six Sides
8. Shadow Play
Outras resenhas de Aphotic - Novembers Doom
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
A era do metal que Dave Mustaine odeia; "ainda bem que passou"
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores de metal dos anos 90 pela Metal Hammer
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
Marcelo Barbosa rebate crítica sobre Angra: Alguém pagou pelo hiato?
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O álbum que mudou a vida de Simone Simons (Epica)


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


