Novembers Doom: "Aphotic" será lembrado por sua beleza
Resenha - Aphotic - Novembers Doom
Por Christiano K.O.D.A.
Fonte: Som Extremo
Postado em 28 de agosto de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A Shinigami tem lançado muita coisa boa nos últimos meses, especialmente na área de música extrema. E aqui, mais uma vez não há excessão à regra.

Não conhecia o Novembers Doom – uma vergonha, pois a banda foi formada há mais de 20 anos - mas logo percebi que era uma boa banda. Aliás, ótima. O estilo dos americanos, apesar do nome do grupo, não apresenta tantas partes doom como se esperaria. Há inclusive blast beats e um diálogo direto com o death metal.
"The Dark Host" abre o trabalho com um som meio arrastado, mas que lá pela metade, vira uma porrada infernal. Os contrapontos entre partes leves e pesadíssimas surpreende. Já a levada de "Harvest Scythe" é qualquer coisa de empolgante em seu ritmo.
A lentidão volta com "Buried", muito bonita e hipnótica, assim como "What Could Have Been", uma acústica com vocal feminino que arrepia. Depois vem "Of Age and Origin - Part 1: A Violent Day" trazendo riffs maravilhosos e uma estrutura fantástica.
Já a segunda parte – "Of Age and Origin - Part 2: A Day of Joy" – é doce e triste. A penúltima faixa – "Six Sides" – é mais pesadona e trabalhada, talvez a melhor do play. E fechando, temos "Shadow Play", suave e densa.
Entre os músicos, destaque para o impactante vocal gutural e assustador de Paul Kuhr. Parece um timbre que vem lá das profundezas e realmente cria um peso absurdo às canções. Contrapondo tal espetáculo, o cara também faz uns vocais limpos que combinam com o instrumental. Aliás, posso até dizer besteira, mas combina mais os vocais limpos do que os guturais nas composições.
Quanto à qualidade sonora, é espetacular, com tudo bem cristalino. Já a capa e o encarte são um show, com fotos que dariam bons quadros. O clima meio gélido das paisagens remetem a pura melancolia.
"Aphotic" será lembrado por sua beleza, tanto pelas músicas e letras, quanto pela arte gráfica. Aposte no CD, um grande lançamento em 2011. Dá uma olhada no clipe de "What Could Have Been" aí embaixo e sinta-se envolvido na canção.
Novembers Doom – Aphotic
Shinigami Records – 2011 – Estados Unidos
http://www.myspace.com/novembersdoom
Tracklist
1. The Dark Host
2. Harvest Scythe
3. Buried
4. What Could Have Been
5. Of Age and Origin - Part 1: A Violent Day
6. Of Age and Origin - Part 2: A Day of Joy
7. Six Sides
8. Shadow Play
Outras resenhas de Aphotic - Novembers Doom
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O grupo pop que Ian Gillan considera muito bom em fazer música comercial
Robert Plant defende músico por show desastroso realizado pelo Led Zeppelin
A frase casual de Roger Glover que virou um dos maiores clássicos do Rainbow
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O melhor disco do Judas Priest, de acordo com a Metal Hammer
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
Usina da capa de "Animals", do Pink Floyd, se tornará espaço para shows
Os 10 covers mais tocados pelo Metallica ao vivo, segundo a Noise Creep
Cinco fantásticos álbuns ao vivo que não nasceram para ser álbuns ao vivo
A reação empolgada do público ao ouvir "Enter Sandman" ao vivo pela primeira vez
Incite - banda de Richie Cavalera lança vídeo para "Chucked Off"
Tarja Turunen fará show em São Paulo em maio de 2027
Turnê que Michale Graves faria pelo Brasil é cancelada um dia antes do início
A reação de Jason Newsted ao ouvir uma música de "St. Anger" no rádio
Paul McCartney disponibiliza documentário sobre Buddy Holly em seu canal no YouTube
Red Hot Chili Peppers: as melhores músicas segundo o Loudwire
Regis Tadeu se rende ao talento do Ghost, "o novo Iron Maiden"
O lendário guitarrista que Frejat demorou a entender: "Era só barulheira para mim"

Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



