Evergrey: Repleto de melodias carregadas de emoção
Resenha - Glorious Collision - Evergrey
Por Junior Frascá
Postado em 17 de julho de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de lançarem dois álbum medianos ("Monday Morning Apocalypse", de 2006, e "Torn", de 2008), e de ficarem sem gravadora devido à falência da SPV, os suecos do EVERGREY amargaram uma grande crise interna, que culminou com a saída de quase todos os seus membros, restando apenas o líder Tom S. Englund (vocal/guitarra) e Rikard Zander (teclados). E quando todos achavam que a banda iria encerrar sua carreira, eis que no início de 2011 eles voltam com esse excelente "Glorious Collision", seu oitavo trabalho de estúdio, que remete aos melhores momentos da banda.
Como todos sabem, Tom sempre foi a alma por trás da banda, e mais uma vez conseguiu lançar um grande trabalho, extremamente pesado e soturno, repleto de melodias carregadas de emoção, sendo o melhor trabalho da banda desde o clássico "The Inner Circle", de 2004.
Além disso, os novos integrantes, Hannes Van Dahl (bateria), Marcus Jidell (guitarra) e Johan Niemann (baixo) trouxeram um novo gás para a banda. Tendo em vista os lançamentos anteriores do conjunto, era notório que existiam problemas internos. Contudo, agora, com força renovada, a banda voltou a ser matadora.
O grande destaque do álbum, como sempre, é Tom, tanto nos riffs soberbos que cria e executa (tente não destroncar o pescoço no riff do meio da música "You"), como na parte vocal, conseguindo atingir a excelência tanto nas partes mais agressivas e pesadas como nas mais suaves e melodiosas. Além disso, o som da banda continua bastante trabalhado, com diversas passagens de metal progressivo, e todos os demais músicos merecem aplausos.
O álbum é todo muito bom, mas dentre as músicas, além da já citada "You", merecem destaque a abertura com a pesada "Leave It Behind Us", a mais comercial "Wrong" (que possui um clipe muito interessante), a emocional "The Phantom Letters" e a agressiva "Out of Reach", além da bela balada "... And the Distance", que na versão nacional vêm em duas versões, sendo uma bônus, com os vocais de Carina Englund, esposa de Tom.
A gravação também é excelente, com todos os instrumentos bem dosados, o que ressalta ainda mais todo o caráter emocional da música do EVERGREY. Além disso, a arte gráfica do material é muito bonita, apresentada em forma de desenho em quadrinhos, fazendo referência às músicas da disco, cujas letras são muito introspectivas.
Enfim, trata-se de um álbum muito bom que, apesar de não ser um clássico imediato como "The Inner Circle", "Recreation Day" e "In Search for Truth", consegue colocar novamente em destaque o nome do EVERGREY. Torçamos para a banda se estabilize com esta formação, e continue lançando álbuns matadores como este.
Glorious Collision – Evergrey
(2011 – Hellion Records – Nacional)
1. Leave It Behind Us
2. You
3. Wrong
4. Frozen
5. Restoring the Loss
6. To Fit the Mold
7. Out of Reach
8. The Phantom Letters
9. The Disease ...
10. It Comes from Within
11. Free
12. I m Drowning Alone
13. ... And the Distance
Bonus Track:
14. ... And the Distance (Featuring Carina Englund)
Outras resenhas de Glorious Collision - Evergrey
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
Sepultura marca último show na Europa e confirma Crypta entre as atrações de abertura
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
Os 5 melhores guitarristas da história, segundo Regis Tadeu
Stevie Ray Vaughan: o último show e o vôo para a morte

"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



