Neófito: Trabalho "old school" gravado em 1996
Resenha - Eternal Suffering - Neófito
Por Christiano K.O.D.A.
Fonte: Som Extremo
Postado em 29 de maio de 2011
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Embora o release informe se tratar de um conjunto death/doom metal, é bem verdade que os caras tocam um thrash/death técnico e criativo, sem ser ultraveloz. É claro que há elementos doom, mas são limitados a poucas passagens. E nesses mais de 15 anos de formação, demonstram grande maturidade musical. Prova disso foi "Eternal Suffering" aparecer entre os 10 melhores lançamentos do ano no site www.novometal.com, ao lado de bandas como Korzus, Genocídio, Torture Squad e Makinária Rock, além de terem sido uma das bandas escolhidas pela revista Roadie Crew para o Wacken Metal Battle – SC.

Abrindo o trabalho de forma promissora, "Cold Ilusion", a melhor do álbum, já chama a atenção do ouvinte e dá o toque do que está por vir. Depois, a variação de ritmos de "The Birds" também é uma boa pedida para quem não curte a mesmice na música extrema. Já o som que dá nome ao álbum começa com um trabalho guitarras muito bom, e depois descamba para a porradaria com andamento empolgante. É talvez a mais diversificada do disco. "instrumental", por sua vez, é a composição mais direta da Neófito. Seu final é muito bom, embora termine em um fade out meio inesperado.
Depois, vem a grande rifferama de "1452 Eternepvngt", com uma cadência legalzinha. Culmina em mais um solo lindo. Essa traz boa parte das características doom do grupo, enquanto "Sr. Tyrants", a mais curta de todas, vem mais no pique death metal cru. E fechando, "King of Fears" também apresenta grandes alternâncias de batidas, mas feitas de maneira competente, finalizando em um instrumental bastante melancólico.
O vocalista/guitarrista Rafael Ghislandi é bastante eficiente, e seu companheiro das seis cordas, Rafael Tizatto, dá uma boa aula com seu instrumento. São sem sombra de dúvida músicos competentes, mas Guilherme Letti poderia ousar um pouco mais em sua bateria.
De forma global, as músicas são bem trabalhadas e estruturadas. Esse talvez seja o maior trunfo da Neófito. Destaques também para os belos, profundos e inspirados solos.
A capa é muito bonita e representa bem o trabalho dos caras.
Mas é preciso ser dito: faltou um cuidado na gravação, que prejudicou o play. Lembra aquelas produções de bandas thrash/death do final dos anos 80/começo dos anos 90, com um reverb típico da época. Tenham a sonoridade do "Schizophrenia" (Sepultura) como base para uma comparação. Corta um pouco o tesão da audição, mas ainda sim, consegue transmitir o feeling raivoso do quarteto.
Tá aí uma boa banda de metal que merecidamente vem ganhando espaço no underground. Um caprichozinho maior na próxima empreitada, e aí, estarão tinindo!
PS: Para constar, recebi e-mail do guitarrista Rafael Tizatto explicando que na verdade ¨Eternal Suffering¨ foi gravado em 1996, mas com a banda encerrando suas atividades nesse ano, o material ficou guardado, sendo lançado só em 2010, com o retorno do grupo, o que explica um pouco da sonoridade ¨old school¨ do disco.
TRACKLIST
1- Cold Ilusion
2- The Birds
3- Empty
4- Eternal Suffering
5- Instrumental
6- 1452 Eternepvngt
7- Sr. Tyrants
8- King of Fears
Neófito – Eternal Suffering
Independente – 2010 - Brasil
Link para download:
http://www.metalmedia.com.br/neofito
http://www.myspace.com/neofitometal
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
O guitarrista que Brian May lamenta nunca ter conhecido e chamou de monstro elemental
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Twisted Sister faz primeiro show com Sebastian Bach nos vocais
Policial que matou assassino de Dimebag Darrell compartilha memórias da noite
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
A música estranha de John Deacon que o Queen quase rejeitou e acabou virando seu maior single
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Fã de 24 anos vai a show do Avenged Sevenfold, rouba ambulância, causa acidente e é presa
Músicos do Judas Priest passaram uma semana em motel fuleiro para abrir shows do Led Zeppelin
O instrumento que Paulo Miklos quis tocar nos Titãs e foi vetado na hora
O músico que merece cada elogio que recebe, segundo David Gilmour
Rob Halford, do Judas Priest, acha que Phil Lynott foi um gênio
Guitarrista abandona o Bad Wolves após gravadora pressionar banda a lançar cover
Bon Jovi cita "Elvis gordo" e desabafa: "se não puder ser quem fui, acabou"
Axl Rose conta por que fica saindo do palco o tempo todo nos shows do Guns N' Roses
O músico da Legião Urbana que Renato Russo considerava "excepcional, mas sem cultura musical"

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



