Enthroned: Uma jóia para os fãs do metal extremo

Resenha - Pentagrammaton - Enthroned

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ricardo Seelig
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Black metal tradicional, inspirado e fiel à escola norueguesa. É isso que ouvimos ao dar play em "Pentagrammaton", décimo álbum da banda belga Enthroned.
5000 acessosGaleria - Tatuagens em homenagem ao Iron Maiden (I)5000 acessosMustaine: por que ele perdeu seu emprego no Metallica?

Vocais perturbadíssimos, secos, que levam o ouvinte por torturosas histórias. Composições que remetem à primeira metade da década de 90, quando o black metal não era moda e nem influência para estilistas fashion, mas sim um movimento musical, comportamental e filosofia de vida para milhares de jovens europeus, e ameaçava as estruturas e tradições milenares de países como a Noruega.

Gravado em novembro de 2009 e lançado em 22 de março de 2010 na Europa pela Reagin Records, "Pentagrammaton" é um álbum que cativará de imediato quem curte o som dos grandes ícones do black metal norueguês, principalmente o Burzum. Isso fica claro em faixas como “The Vitalized Shell” e, mais ainda, em “Unconscious Minds”, uma pequena obra-prima com andamento mais cadenciado construída a partir de um riff clássico e com quase nove minutos de duração. “Ornament of Grace”, a estupenda “Magnvs Princeps Leopardi” e “Nehas't” são outros destaques.

O disco é muito consistente, nivelado por cima, mostrando a ótima fase que o quarteto formado por Nornagest (guitarras e 'prayers'), Neraath (guitarra e vocal), Phorgath (baixo e vocal) e Garghuf (bateria) atravessa.

A produção, feita pelo próprio grupo, reforça o tradicionalismo a que a banda se propõe, mas sabe equilibrar com maestria a sonoridade tipicamente crua dos nomes pioneiros da Noruega com os recursos tecnológicos disponíveis atualmente, fazendo com que o disco soe ao mesmo tempo atual e fiel às origens do estilo.

Se você não curte o black metal – ou seja lá como você classifique o som – feito por nomes como Dimmu Borgir e Cradle of Filth, superproduzido e repleto de elementos teatrais e características góticas, "Pentagrammaton" será uma benção para os seus ouvidos. O Enthroned gravou um grande disco, que equilibra com sabedoria o respeito às raízes do gênero com um olhar para o futuro que não descaracteriza a sua essência.

Um grande disco, uma discreta obra de arte, uma jóia para os fãs do metal extremo!

Faixas:
1 In Missi Solemnibvs 2:07
2 The Vitalized Shell 4:01
3 Rion Riorrim 3:04
4 Ornament of Grace 4:56
5 Magnvs Princeps Leopardi 3:27
6 Pentagrammaton 6:15
7 Nehas't 2:49
8 The Essential Chaos 3:04
9 Ad Te Clamamvs Exsvles Morvua Liberi 1:29
10 Unconscious Minds 8:42
11 Behemiron 2:03

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Pentagrammaton - Enthroned

1119 acessosEnthroned: Mais um disco de black metal cru e sombrio

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Enthroned"

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Enthroned"

TatuagensTatuagens
Homenagens à banda Iron Maiden na pele dos fãs

Dave MustaineDave Mustaine
Por que ele perdeu seu emprego no Metallica?

Heavy MetalHeavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados no ano de 1982

5000 acessosNick Jonas: ele tentou fazer um solo e virou um meme de Internet5000 acessosFotos de Infância: Avril Lavigne5000 acessosEm 20/08/2005: Iron Maiden é atacado com ovos no Ozzfest5000 acessosDoc Martens: Rockstars mortos em propaganda de sapatos5000 acessosNightwish: "Encontros com fãs são luxo, não obrigação", diz Floor2784 acessosUltimate Classic Rock: Top 10 canções com "Devil"

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online