Emperor: Obrigatório para todos os fãs de Black Metal

Resenha - Live at Wacken Open Air 2006 - Emperor

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ricardo Seelig
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


O Emperor foi uma das bandas mais importantes e influentes do black metal norueguês. Tendo como eixo central a dupla formada por Ihsahn (vocal e guitarra) e Samoth (guitarra), o grupo gravou discos que se transformaram em alguns dos maiores clássicos do metal extremo mundial, como "In the Nightside Eclipse" (1994) e "Anthems to the Welkin at Dusk" (1997). A banda encerrou suas atividades em 2001, mas, atendendo à imensa demanda dos fãs, retornou por um breve período entre 2005 e 2007. Foi justamente nesse intervalo que o grupo tocou no maior festival de heavy metal do mundo, o Wacken Open Air.
5000 acessosSonho de Consumo: os 10 palcos de shows mais desejados5000 acessosGastão Moreira: A coleção do VJ, apresentador e jornalista musical

A apresentação do Emperor no Wacken aconteceu em 2006, e foi aclamada pela multidão de bangers que lotou o WOA para vê-los. Esse antológico show ganha agora uma edição nacional com o lançamento do DVD "Live at Wacken Open Air 2006: A Night of Emperial Wrath", lançado lá fora em 2009, pela Shinigami Records em nosso país.

O DVD conta com doze faixas, mais cenas de backstage e trechos de outras apresentações da turnê de retorno. O show é fenomenal, com a banda tocando com uma energia e técnica impressionantes. Dono de uma das mais elaboradas sonoridades do black metal, o Emperor mostra todo o seu vigor sobre o palco do Wacken, arrebatando a audiência e levando-a a um estado de transe coletivo.

Ihsahn é a figura central do Emperor. Ele é o maestro do quinteto – completado pelo já citado Samoth na guitarra, Trym na bateria, Secthdaemon no baixo e Einar nos teclados -, e isso fica claro de imediato. Com uma postura que lembra um serial killer extremamente controlado e frio que, quando provocado, libera toda a sua raiva de forma insana, Ihsahn canta como se fosse uma alma perdida do inferno vivendo em uma terra indesejada, ao mesmo tempo em que impressiona pelo domínio absoluto da guitarra. Samoth não fica atrás, despejando riffs hipnóticos e intrincadíssimos sobre os metalheads. Outro destaque é a bateria de Trym, rapidíssima e com arranjos cheios de nuances.

A montagem do DVD, alternando cenas coloridas e em preto e branco e com pequenas brincadeiras na edição, torna o ato de assisti-lo ainda mais interessante ao espectador. Outro destaque, mas dessa vez no material extra, são os trechos de um workshop dado por Ihsahn e Samoth para a revista Guitar World, onde tocam trechos das composições do Emperor apenas com as suas guitarras, deixando claro, mais uma vez, o quão influenciado pela música clássica o som do grupo sempre foi.

Se você é fã de black metal ou aprecia ter em sua coleção momentos marcantes da história do heavy metal, esse é um DVD obrigatório. Simples e sem maiores exageros, mostra o poder da música do Emperor em toda a sua plenitude.

Se eu fosse você, não deixava passar!

Faixas:
1 Infinity Burning (Medley) 5:58
2 Cosmic Keys to My Creations & Times 4:29
3 Thus Spake the Nightspirit 4:45
4 An Elegy of Icaros 6:12
5 Curse You All Men! 5:18
6 With Strength I Burn 8:29
7 Towards the Pantheon 5:39
8 The Majesty of the Nightsky 4:34
9 The Loss and Curse of Reverence 6:41
10 In the Wordless Chamber 5:53
11 I am the Black Wizards 6:04
12 Inno a Satana 6:31

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Emperor"

Qual a verdade?Qual a verdade?
O polêmico encontro de Glen Benton e Euronymous

Metal ExtremoMetal Extremo
Os 25 melhores álbuns de todos os tempos

Metal InjectionMetal Injection
Os cinco bateristas mais insanos do Black Metal

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Emperor"

SonhoSonho
Os 10 palcos de shows mais desejados

Collectors RoomCollectors Room
A coleção de Gastão Moreira, ex-VJ do programa Fúria Metal

Pagando micoPagando mico
10 maneiras de ser humilhado em um show

5000 acessosHeavy Metal Fail: os Trues também saem mal na foto5000 acessosMetallica: a letra que fez Hammett e Hetfield chorar5000 acessosDeath Metal: as 10 melhores bandas de acordo com a AOL5000 acessosDave Mustaine: em clima hueBR, pede ajuda para banda ter avião como o Maiden5000 acessosJapão: a última fronteira para colecionadores de discos5000 acessosJimi Hendrix: Segundo Carmine Appice, ele não gostava do Led

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online