Atheist: Completamente anticomercial, insano e coerente
Resenha - Jupiter - Atheist
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 26 de fevereiro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Figurando entre os pioneiros do Death Metal absurdamente técnico, esta é mais uma das bandas que retomou suas atividades nos últimos anos... Norte-americano da Flórida, a carreira do Atheist começou em 1988, cujos três álbuns subsequentes obtiveram boa repercussão pela cena underground, mas não o suficiente para que seus músicos seguissem em frente, encerrando seus trabalhos oficialmente em 1994. A volta somente se concretizou em 2006, e "Júpiter" é o primeiro álbum de estúdio desde então.

Lançado no exterior pelo selo Season Of Mist, "Jupiter" se insinua por sutis atualizações sonoras, mas é indiscutível que também continue basicamente de onde parou "Elements" (93). A juventude se foi, mas a furiosa precisão matemática continua inabalável em composições muito complexas e que oferecem constantes mudanças de ritmos, mudanças tantas vezes bruscas, mas sempre com uma musicalidade marcante - inclusive algumas melodias estão mais fortes e até podem sugerir novas direções no futuro.
Para se chegar a esse resultado, obviamente cada novo músico foi selecionado a dedo, mas o maior destaque recai tranquilamente sobre o veterano Steve Flynn, esse baterista é criativo e muito técnico. Desde a abertura "Second Sun" já se tem noção de os territórios serem conhecidos, mas é a atmosfera progressiva de "Faux King Christ" que a eleva a um dos melhores momentos de "Jupiter". E, mesmo que tenha se passado tanto tempo, continua impressionante a forma como se intercalam toda a brutalidade do Heavy Metal extremo com passagens jazzísticas, como em "Live And Live Again".
O único aparte por aqui é que, considerando todo o tempo afastado do cenário musical, o Atheist preparou um repertório com apenas oito composições que cronometram pouco mais de 30 minutos. É muito pouco, mas, ainda assim, este disco mostra a relevância de um estilo que simplesmente não se perdeu no limbo após mais de duas décadas de seu nascimento. Completamente anticomercial, insano e coerente, não serão todos os ouvidos que assimilarão esta música, mas é ótimo ouvir esta banda novamente.
P.S.: Kelly Schaefer foi um dos quatro finalistas que buscaram o posto de vocalista do Velvet Revolver (quem diria!), cujo fim da história todos já devem saber: o escolhido foi o espalhafatoso Scott Weiland... Bom, talvez Schaefer tenha saído no lucro!
Contato:
http://www.officialatheist.com/
http://www.myspace.com/kellysatheistwebsite
Formação:
Kelly Shaefer - voz e guitarra
Chris Baker - guitarra
Jonathan Thompson - guitarra e baixo
Steve Flynn - bateria
Atheist – Jupiter
(2010 / Season of Mist – importado)
01. Second To Sun
02. Fictitious Glide
03. Fraudulent Cloth
04. Live And Live Again
05. Faux King Christ
06. Tortoise The Titan
07. When The Beast
08. Third Person
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
4 candidatas a assumir os vocais do Arch Enemy após a saída de Alissa White-Gluz
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
Show do Angra no Bangers Open Air será dividido em três atos
Jeff Scott Soto se manifesta sobre saída de Fabio Lione do Angra
Angra "deixa escapar" que Alírio Netto faz parte de sua formação atual
James Hetfield não ficou feliz com o visual adotado pelo Metallica nos anos 90
Billboard Brasil confirma que Alírio Netto é o novo vocalista do Angra
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Poucas horas após deixar o Arch Enemy, Alissa White-Gluz lança primeira música de álbum solo
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva


