Ill Niño: Uma banda de Rock, alternativa, tribal e moderna

Resenha - Dead New World - Ill Niño

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Com integrantes do Brasil, Peru e EUA, e tendo como base New Jersey, o Ill Niño é um dos ferrenhos sobreviventes daquele breve 'boom' proporcionado pelo chamado Nu Metal no começo deste milênio. E essa sobrevivência está atrelada diretamente ao exotismo de sua proposta, cujas influências da música latina foram ficando mais evidentes a cada disco lançado e conquistando uma admiração toda especial por parte das mais variadas nações do planeta.
5000 acessosLoudwire: as dez melhores bandas da era Grunge5000 acessosBlack Sabbath - Perguntas e Respostas

Se o Ill Niño optou pela sutileza em "Enigma" (08), é com este quinto álbum que a agressividade novamente ocupa um maior espaço. Mesmo assim, "Dead New World" não mostra nenhuma inovação em seu Heavy Metal todo alternativo... O uso balanceado de peso e melodias é um recurso recorrente nos dias de hoje, mas isso mesclado às maravilhosas percussões intrincadas, salsa e música flamenca, tudo com uma abordagem metálica, é o que torna a sonoridade do Ill Niño tão inquietante e exclusiva.

E some aí o desempenho de Cristian, que obtém ótimos resultados com suas vozes limpas, gritos e grunhidos, devidamente amparados por refrões emocionalmente melódicos. Cantando em inglês e (com um pouco de) espanhol, as guerras e religiões continuam como foco em suas letras - temas batidos, mas fazer o que? Nossa condição psicológica continua basicamente a mesma desde que resolvemos descer das árvores...

Faixas como "God Is Only For The Dead", o single obviamente acessível "Against The Wall", "Mi Revolucion" ou “How Could I Believe”, com um dos mais bonitos solos de guitarra oferecidos pela banda, mostram a força do repertório. Mas é a brutal "Killing You, Killing Me" o real destaque e que resume bem o poder de fogo do Ill Niño. Aliás, a única recaída é “Bullet With Butterfly Wings”, gravada pelo Smashing Pumpkins (?), que segue meio similar à original e dividirá opiniões por aí.

Ainda que não seja uma unanimidade, foi "One Nation Underground" (05) que mostrou o grupo atingindo uma maturidade que deixou seus pares lá para trás. E, se essa obra foi relevante para sua discografia, "Dead New World" a supera. Oras, esqueça o Nu Metal, ele morreu bem antes do Heavy Metal (que alguns alegaram que já estava morto, lembram-se?); o Ill Niño aparentemente não se preocupa com rótulos, é apenas uma excelente banda de Rock, alternativa, tribal e moderna, que facilmente atrai a curiosidade de um público bastante amplo.

Contato:
http://www.illnino.com
http://www.myspace.com/illnino

Formação:
Cristian Machado - voz
Diego Verduzco - guitarra
Ahrue Luster - guitarra
Lazaro Pina - baixo
Dave Chavarri - bateria
Daniel Couto - percussão

Ill Niño - Dead New World
(2010 / Victory Records - importado)

01. God Is Only For The Dead
02. The Art Of War
03. Against The Wall
04. Mi Revolucion
05. Bleed Like You
06. Serve The Grave
07. If You Were Me
08. Ritual
09. Killing You, Killing Me
10. How Could I Believe
11. Bullet With Butterfly Wings (Smashing Pumpkins Cover)
12. Scarred (My Prison)

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Ill Nino"

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Ill Nino"

LoudwireLoudwire
As dez melhores bandas da era Grunge

Black SabbathBlack Sabbath
Perguntas e respostas e curiosidades diversas

Guitar WorldGuitar World
As 50 melhores canções de Rock de todos os tempos

5000 acessosIron Maiden: em 1985, show "secreto" com Adrian no vocal5000 acessosBlack Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda5000 acessosFolk Metal e Música Celta5000 acessosRita Lee: lambo o Serguei de graça!5000 acessosThe Voice: candidato faz power metal cantado em português5000 acessosSeparados no nascimento: Ian Hill e Stênio Garcia

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online