Pagan Throne: Pagan Black Metal com abordagem agressiva
Resenha - Way to the Northern Gates - Pagan Throne
Por Marcos Garcia
Postado em 15 de fevereiro de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Pagan Black Metal não é um estilo simples de ser descrito, já que de um lado mais acessível ficam bandas com sonoridades Folk/Viking, e do outro lado, por sua vez, ficam as que preferem abordar pela agressividade do Black Metal, em trabalhos bem brutais. O meio termo é algo quase que impossível, que bem poucos conseguem fazer.

O PAGAN THRONE, do Rio de Janeiro, usa justamente a abordagem mais agressiva, lembrando vagamente o mesmo approach do ENSLAVED no ‘Frost’ e do BATHORY no ‘Blood Fire Death’, embora existam momentos mais amenos, graças a algumas intervenções bem sacadas dos teclados, estes tocados por Eddie Torres (que também produziu o disquinho), o que não significa em nada que a banda perca a vitalidade bem brutal, que é a sua característica.
A arte do CD é muito bem cuidada, coisa bem profissional, e a produção sonora é muito bem feita, com cada instrumento em seu devido lugar, deixando o peso da banda extremamente evidente, seja em momentos mais velozes ou nos mais cadenciados.
O CD abre com uma pequena intro, ‘For the Battle’, que logo cede espaço para ‘Black Hordes’, onde a alternância entre rapidez e cadência se faz presente, com bases rascantes e um belo solo (bem feito, sem nada de ‘guitarra sendo trucidada impiedosamente’), algo que não é comum ao paradigma atual do estilo; a ótima ‘Course of the Old Domain’ já é quase totalmente cadenciada, onde os vocais rasgados agressivos dão a tônica da música, além de um solo muito bom; ‘March of the Tyrants’ é mais outra introdução que desemboca em ‘Ritual’, uma faixa que inicia bem rápida, mas depois entra com uma levada bem empolgante e um certo ar de DARKTHRONE/SATYRICON antigo, ou seja, aquela velocidade não muito exagerada, combinada com bases bem empolgantes. Depois, a música cai em um momento bem cadenciado e aterrorizante, e a faixa fica nessa alternância durante os seus 7 minutos de duração.
Um solo melodioso e bem feito é o pontapé inicial da excelente ‘Countess of Night’. Esta é uma faixa mais ‘up tempo’, ou seja, menos rápida e bem mais climática, mas é aquela típica música que leva o ouvinte a ouvi-la até o fim, com vontade de repetir a dose mais e mais vezes. Fechando, vem a longa ‘Northern Forests’, vinda do Single homônimo de 2007, que é mais uma faixa realmente empolgante, bem rica de variações e que agradará qualquer fã de Black Metal que se preze.
O CD é altamente recomendado aos fãs daquela sonoridade característica dos anos 90, uma vez que a banda não é dada às tendências mais atuais. E aproveitem, já que a banda o disponibilizou para download gratuito em seu blog.
Em tempo: após a gravação, entraram para a banda Thiago Arghauls (Guitarras) e Eddie Torres (baixo).
Formação:
Garm – Vocais
Gorgoth – Guitarras e baixo
Daemortiis – Bateria
Tracklist
1. For the Battle (intro)
2. Black Hordes
3. Course of the Old Domain
4. March of the Tyrants
5. Ritual
6. Countess of Night
7. Northern Forests (Single Version)
Contatos:
http://paganthrone.blogspot.com
http://www.myspace.com/paganthrone
[email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Produtor de "Master of Puppets" afirma que nada acontecia no Metallica sem aval de Cliff Burton
Com brasileiros e lendas do rock, Eric Clapton anuncia cast do Crossroads Guitar Festival 2026
Aos 82 anos, Keith Richards conta como dribla limitações para seguir tocando
Angela Gossow rebate Kiko Loureiro: "Triste ler isso de alguém que respeitávamos"
A brincadeira feita durante turnê que custou caro para membros de Anthrax e Slayer
O local caótico que inspirou a criação de um dos maiores clássicos do thrash metal
Alissa White-Gluz reflete sobre ser injustiçada e simbologia do Blue Medusa
A única situação em que Alírio Netto apagaria sua tatuagem do Shaman
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
A reação de James Hetfield ao ver Cliff Burton após o acidente que matou o baixista
O disco que define o metal, na opinião de Cristina Scabbia, do Lacuna Coil
O clássico do heavy metal dos anos 2000 que fala sobre um ditador
Steve Morse revela como Ritchie Blackmore reagiu à sua saída do Deep Purple
O mal-entendido entre Titãs e Renato Russo na audição de "Jesus Não tem Dentes"
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
O "Big Four" do "rock de pai" das gerações boomer, X, Y e millennial
Axl Rose: por que ele usava camiseta de Charles Manson, segundo ex-empresário
James Hetfield: com Di'Anno e sem Dickinson, os 20 maiores vocalistas na opinião dele


Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?



