Gamma Ray: Kai Hansen, artesão a serviço da música pesada
Resenha - To the Metal - Gamma Ray
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 11 de fevereiro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O heavy metal não seria o mesmo sem o Gamma Ray. A razão para isso é simples: Kai Hansen. Desde que surgiu no Helloween na primeira metade dos anos 1980, o vocalista e guitarrista alemão deixou a sua marca no estilo. Um dos principais compositores do chamado speed metal – ou power metal ou metal melódico, você escolhe a alcunha que preferir -, Kai é um artesão a serviço da música pesada, e isso fica claro em "To the Metal", novo álbum do Gamma Ray.
Décimo álbum de estúdio do grupo, "To the Metal" figura fácil entre os melhores trabalhos da banda. O motivo é simples: Kai Hansen mantém intacta a sua aparentemente infinita capacidade de criar ótimas composições, invariavelmente pródigas em grandes melodias e refrões empolgantes. Assim, escutar o disco é uma experiência prazerosa para qualquer pessoa que curta heavy metal.
Produzido pelo próprio Kai e pelo baixista Dirk Schlächter, "To the Metal" tem tudo o que consagrou o Gamma Ray ao longo dos anos. Faixas mais cadenciadas como "Empathy", rápidas e cheias de bumbos duplos como a sensacional "All You Need to Know" (com participação de Michael Kiske, o vocalista que adora falar mal do metal mas é arroz-de-festa em um sem número de álbuns do estilo), heavy metal em sua melhor forma em "Time to Live" e "Shine Forever", e também algumas inovações – ainda que pequenas -, como na faixa-título, que bebe claramente no hard oitentista e chega a lembrar o Accept. Outra com uma pegada mais hard é "Mother Angel", com um riff que veio direto do túnel do tempo daquela que é considerada a época de ouro do metal.
"Deadlands" mostra que, apesar da mega exposição a que foi submetido, o metal melódico ainda pode ser agradável e empolgante aos ouvidos – mas, para conseguir isso, precisa ter uma mente criativa diferenciada como a de Kai por trás das coisas. Os solos de guitarra dessa faixa são muito bons, daqueles que fazem você tocar sozinho a sua air guitar e balançar a cabeça como um adolescente – apesar de estar beirando os 40 anos!
Já "Chasing Shadows" une agressividade e classe, e tem passagens instrumentais que fazem toda a diferença, unindo as guitarras ao teclado – a cargo do guitarrista Henjo Richter – em trechos que trazem à memória os melhores momentos de nomes como Stratovarius e Malmsteen.
Primeiro álbum de inéditas do Gamma Ray desde "Land of the Free II", lançado em 2007, "To the Metal" mostra uma banda ainda pra lá revelante, com muito a dizer e com força para impactar a cena. Nada mal para quem já está há 21 anos na estrada, não é mesmo?
Faixas:
1 Empathy 5:04
2 All You Need to Know 4:00
3 Time to Live 4:48
4 To the Metal 5:29
5 Rise 5:05
6 Mother Angel 5:20
7 Shine Forever 3:53
8 Deadlands 4:23
9 Chasing Shadows 4:23
10 No Need to Cry 5:56
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rush anuncia mais um show em São Paulo para janeiro de 2027
Spiderweb - supergrupo de prog com membros do Genesis, Europe e Angra lança single beneficente
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
O álbum clássico do Scorpions cuja capa impactou Max Cavalera
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Nazareth é a primeira atração confirmada do Capital Moto Week 2026
Bootleg lendário do Pink Floyd gravado por Mike Millard será lançado oficialmente em CD no RSD
Slayer e Papa Roach são anunciados como headliners do festival Rocklahoma
O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
Anika Nilles sobre Neil Peart; "Ele definitivamente não era só um baterista de rock"
Iggor Cavalera revela o tipo de som que faz sua cabeça atualmente
Regis Tadeu volta a falar sobre Dave Murray: "Se eu contasse a história com detalhes..."
O guitarrista de rock que não saía dos ouvidos do lendário compositor de jazz Miles Davis
As cinco piores músicas do Slayer, segundo o Loudwire
Porque Mick Jagger e Keith Richards não são mais amigos, segundo Keith Richards
A banda de abertura forçada pelo Led Zeppelin a sair do palco; "não aguentaram a pressão"
O guitarrista subestimado que David Gilmour idolatra: "Faz coisas que não consigo fazer"




"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



