Gary Hoey: Ainda usando e abusando dos pedais de efeito
Resenha - Utopia - Gary Hoey
Por Marcelo Vieira
Fonte: Van do Halen
Postado em 31 de dezembro de 2010
Tanta coisa é lançada todo ano que fica difícil se manter por dentro de tudo sempre. Em 2010 não foi diferente. O "esquecido" da vez foi "Utopia", trabalho mais recente do guitarrista Gary Hoey. Para quem não sabe de quem se trata, Hoey fez sua estréia no início dos anos 90, integrando o breve Heavy Bones, grupo que contava com o então ex-Quiet Riot Frankie Banali na bateria. Depois disso, prosseguiu em carreira solo sem obter muita (ou mesmo qualquer) visibilidade fora dos Estados Unidos. "Utopia" é seu 13º disco e mostra que o cara está em sintonia com os novos tempos sem renegar suas raízes roqueiras.

Ao contrário de seus trabalhos anteriores, "Utopia" não é um disco predominantemente instrumental. Como não tive acesso à ficha técnica, não faço ideia de quem seja o vocalista, mas seja ele quem for – talvez seja até o próprio Hoey –, é muito bom e se encaixa como uma luva na proposta sonora. Mas o que chama atenção mesmo é a guitarra furiosa de Hoey, que continua usando e abusando dos pedais de efeito – em especial do wah-wah – naqueles solos que só quem conhece a obra do cara sabe como são. Quanto à produção, nem pensar em reclamar – de 0 a 10, minha nota é 11!
Momentos que valem ouro ficam por conta de "Inevitable" (ótimo refrão), "Only Human" (que havia sido disponibilizada para download gratuito há um tempo e resume bem os novos caminhos pelos quais Hoey vem trilhando), "Barn Burner" (loucura total!), "If I Knew Then" (outra que resume Hoey hoje em dia) e "Bonzai Island", único registro mais "surfista" presente por aqui. É ouvir e recordar as aventuras de Robert "Wingnut" Weaver e Patrick O’Connell em busca da onda perfeita em Alegrias de Verão 2.
Devido à concorrência, "Utopia" não tem lugar garantido entre os 10 mais de 2010, mas é, sem dúvidas, um dos melhores lançamentos de Gary Hoey em seus quase 20 anos de atividade. Vale a conferida!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
Jane's Addiction anuncia que membros fizeram as pazes e comunica fim das atividades
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett
Rick Rubin lista seus oito álbuns preferidos de todos os tempos
Steve Vai comenta suas cinco músicas preferidas de todos os tempos
Sarcófago: pioneirismo, polêmica e death metal

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



