Lacuna Coil: distância das lembranças góticas do passado
Resenha - Shallow Life - Lacuna Coil
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 02 de agosto de 2010
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em 2006, o LACUNA COIL deixava evidente indícios de que adotava uma nova proposta musical com o álbum "Karmacode". Diferente dos trabalhos executados em "Unleashed Memories" (2001) e "Comalies" (2002), o sexteto italiano apresenta, em sua fase mais recente, muitos elementos alternativos e um esquecimento da essência mais gótica da banda. Embora os fãs mais tradicionais possam torcer o nariz para essas novas influências, não há como subjugar, por isso, o mais recente álbum do grupo, intitulado "Shallow Life", que chegou às lojas brasileiras em edição especial em 2010.
Em atividade desde 1994, a banda conquistou reconhecimento internacional através do trabalho gótico, arrastado e melancólico de "Unleashed Memories" e "Comalies". No entanto, o LACUNA COIL não desfrutou o mesmo sucesso em território norte-americano. A nova sonoridade empregada por Cristina Scabbia (vocal), Andrea Ferro (vocal), Cristiano Migliore e Marco Biazzi (guitarras), Marco Coti Zelati (baixo) e Cristiano Mozzati (bateria) assume uma postura mais moderna, sobretudo baseada em nomes como MACHINE HEAD, KORN e EVANESCENCE. Com produção de Don Gilmore (o nome por trás do LINKIN PARK), "Shallow Life" mostra uma banda mais madura – mesmo que a postura musical diferente possa causar estranhezas.

Embora tenha divido a opinião de fãs mais conservadores, "Shallow Life" necessita ser reconhecido como um grande álbum do LACUNA COIL. É verdade que o disco não supera os maiores sucessos da banda – seja pela originalidade ou pelo nível das composições –, mas não há como negar que existem ótimos momentos espalhados entre os quarenta e cinco minutos do CD. De qualquer forma, o novo trabalho do grupo toma distância das lembranças góticas do passado para investir em composições mais curtas – com, no máximo, quatro minutos de duração. No entanto, não é oportuno considerar esse aspecto musical mais direto como depreciativo frente às composições.
Entre os principais destaques do disco, o primeiro é, sem dúvida, a faixa que abre o material. "Survive" pode aproximar o LACUNA COIL de uma intenção mais comercial, mas distancia os italianos de nomes mais famosos do gothic/rock mais pop, em razão do espírito honestamente heavy metal encontrado em riffs pesados. Além disso, as composições em que a banda aposta em momentos mais agitados – e não preferencialmente influenciados pela música gótica –, como as ótimas "I Won’t Tell You" e "I’m Not Afraid", se mostram quase que perfeitos. Nesses casos, a articulação entre a voz de Cristina Scabbia com a voz masculina (porém, não agressiva ou extrema) de Andrea Ferro consolida de vez a nova proposta musical do LACUNA COIL.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Em contrapartida, faixas como "Spellbound" e "Unchained" evidenciam claramente uma preocupação em conquistar novos fãs e/ou agradar o público que sempre classificou o LACUNA COIL como uma banda metal demais. É verdade que essas músicas repetem as mesmas fórmulas que já fizeram sucesso nos anos anteriores com o EVANESCENCE e o LINKIN PARK. De qualquer forma, não há motivos para que elas sejam deixadas de lado: afinal, não comprometem o resultado de "Shallow Life" – aliás, colaboram para a existência de um disco ligeiramente mais diversificado.
O CD bônus de "Shallow Life" precisa ser analisado à parte. Entre as composições inéditas, a ‘deluxe edition’ do álbum conta com outras três faixas: "The Last Goodbye", "Leaving Alone" e "Oblivion". Enquanto que as duas primeiras distanciam a sonoridade do LACUNA COIL por meio de um caminho mais rock e alternativo, a terceira mantém as características principais de "Shallow Life". O disco ainda conta com versões acústicas para "Spellbound", "Closer" e "Within Me" – extraídas do anterior "Karmacode". Da mesma forma, "Survive", "I’m Not Afraid", "I Wont’ Tell You" (e outras três composições de discos anteriores) aparecem em versões gravadas ao vivo. Curioso que, sem nenhuma exceção, as faixas foram registradas nos Estados Unidos, entre 2006 e 2009 – justamente onde a banda tenta conquistar mais adeptos.

Não há como dimensionar com precisão a importância de "Shallow Life" na carreira do LACUNA COIL, sobretudo por ser o último registro do grupo, ainda sem números e consequências bem definidas. Entretanto, o álbum deve consolidar o nome da banda italiana entre as principais do gênero. Embora muitos admiradores possam desprezar a nova sonoridade assumida pelo LACUNA COIL em "Shallow Life", é inegável que o sexteto chegou a um álbum acima da média – e com músicas verdadeiramente interessantes. Não há nenhuma perspectiva em que a banda deva se perder no futuro.
Track-list:
CD 1:
01. Survive
02. I Won’t Tell You
03. Not Enough
04. I’m Not Afraid
05. I Like It
06. Underdog
07. The Pain
08. Spellbound
09. Wide Awake
10. The Maze
11. Unchained
12. Shallow Life

CD 2:
01. The Last Goodbye
02. Leaving Alone
03. Oblivion
04. Spellbound (Acoustic)
05. Closer (Acoustic)
06. Within Me (Acoustic)
07. Survive (Live)
08. I’m Not Afraid (Live)
09. I Won’t Tell You (Live)
10. Tight Rope (Live)
11. Fragments of Faith (Live)
12. The Game (Live)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A frase que Ritchie Blackmore ouviu de Eddie Van Halen que mostra como ele era humilde
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Solito e Casagrande, ex-jogadores do Corinthians, assistem show do Megadeth em São Paulo
Megadeth toca "The Conjuring" em show de São Paulo; confira o setlist
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Márcio Canuto prestigia show do Megadeth em São Paulo
A banda que era boa e virou careta, repetitiva e burocrática, segundo Sérgio Martins
O nome do blues que continua atravessando gerações e influenciando o rock
Derrick Green prepara nova banda para o pós-Sepultura e promete mistura de peso e melodia
A banda com três cantores que representa o futuro do metal, segundo Ricardo Confessori
O melhor solo de guitarra de todos os tempos, segundo Eric Clapton
6 solos de guitarra tão fabulosos que nem precisariam da canção onde estão
5 bandas de heavy metal que seguem na ativa e lançaram o primeiro disco há mais de 40 anos
A canção que levou o Led Zeppelin a outro patamar; "eu já estava de saco cheio"
O clássico dos anos 2000 que surgiu após vocalista ser chifrado pela namorada
A reação de Slash, do Guns N' Roses, ao ouvir a voz de Axl Rose pela primeira vez
Como foi ver Renato Russo do auge até não conseguir mais cantar, segundo Carlos Trilha

Clown comenta participação de Cristina Scabbia (Lacuna Coil) em álbum perdido do Slipknot
O disco que Cristina Scabbia, do Lacuna Coil, quer que toque em seu funeral
O disco que define o metal, na opinião de Cristina Scabbia, do Lacuna Coil
As músicas que Cristina Scabbia, do Lacuna Coil, mais gosta de cantar ao vivo
Andrea Ferro conta como divide vocais com Cristina Scabbia no Lacuna Coil
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar

