Desolate Ways: mescla consistente de gótico e metal
Resenha - Last Moons - Desolate Ways
Por Jackson Wójcik Pinto
Postado em 05 de junho de 2010
A mescla do rock gótico com o heavy metal tradicional que a banda Desolate Ways preconiza está ainda mais consistente neste seu terceiro lançamento, "Last Moons", onde este grupo da pacata cidade litorânea de Torres, no Rio Grande do Sul, esbanja bom gosto e criatividade, com sua já habitual atmosfera sombria, recheada de teclados e vocalizações intrincadas, porém com o peso e energia que o metal requer.

A maturidade que esta banda, formada em 1998, denota neste lançamento é clara e evidente, com uma riqueza de detalhes nos seus arranjos que fascinam qualquer apreciador da boa música. Cabe ressaltar que a requintada produção da bolachinha, que ficou a cargo de Roger ‘Earth’ Fingle (Blood Tears e Seduced By Suicide), deu um ar todo especial ao resultado final, chegando à beira da perfeição, sendo gravado no estúdio Nitro Sound Solutions, na cidade de Caxias do Sul (RS) (parte em 2008, sendo finalizado em junho de 2009). O lançamento deu-se pela competente e experiente gravadora Die Hard Records, um dos melhores, e talvez, porque não dizer, o melhor selo do rock nacional. Tantas qualidades só poderiam findar-se com um dos melhores lançamentos no estilo de todo o rock nacional.
O som da banda nos remete ao doom metal, com melodias executadas com extrema maestria e num clima melancólico, exalando emoção e sofrimento pelos alto falantes e que tem tudo para alcançar o mainstream brasileiro devido a toda a sua classe e competência.
O CD nos apresenta 10 faixas, com 47 minutos de pura emoção, peso e melancolia, que já podem ser conferidas na música "Senseless", que abre o registro com uma força gritante e um incrível vigor . A arrastada e pesada faixa de número quatro e que dá nome ao CD é uma verdadeira aula de gothic e doom metal, alternando momentos de peso e leveza, porém sempre empolgante. A rápida "Frozen Leaves", com solos memoráveis é um dos pontos altos do disco, acompanhada de "No Turning Back", com um toque de bateria simples, porém cativante. A última faixa, "Winter", denotou ser um tiro certeiro como escolha para encerramento do CD, pois, além de cadenciada, também conta com a participação da vocalista da banda A Sorrowfull Dream, Josie, que aliada aos vocais característicos de Max Lima, deu um ar de elegância ao material.
Além do já citado Max (voz e guitarra), também fazem parte do Desolate Ways o guitarrista Elizeu Hainzenreder, Rodrigo Fernandes no baixo e Ingo Mengaz na bateria.
Outras resenhas de Last Moons - Desolate Ways
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
Tony Dolan não se incomoda com a existência de três versões do Venom atualmente
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
A pior música do pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Heavy Consequence
Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância
A melhor e a pior música de cada disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
O ícone do thrash metal que era idolatrado na Bay Area e tinha um lobo de estimação
O disco "esquecido" do Slayer que fez a banda alcançar top 10 das paradas de sucesso
Quem apelidou Eric Clapton de "mão lenta" ("slowhand") e porque isso faz todo o sentido
O segredo do sucesso do Metallica, na opinião do guitarrista Kerry King


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



