Rage: épico, vigoroso e com boas doses de progressivo
Resenha - Strings To a Web - Rage
Por Jean Rodolfo Fermino
Postado em 29 de março de 2010
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Esperar mais um bom álbum do power trio alemão RAGE é chover no molhado. A banda foi ao longo do tempo adquirindo uma maturidade incrível, o que acabou se traduzindo em grandes trabalhos recentes como "Unity", "Soundchaser", "Speak of the Dead" e "Carved in Stone". Mais do que isso, consolidou-se entre as principais bandas, não só do Metal alemão como mundial.
Certamente que "Strings to a Web" seria um álbum de qualidade, porém a expectativa era de um grande épico, como a própria banda definiu o novo trabalho. Os fãs esperavam algo como o fabuloso "Speak of the Dead" ou até os arranjos orquestrados de "XIII" onde a "Língua Mortis Orchestra" (orquestra que tem participado dos álbuns do RAGE desde então) faz um excelente trabalho, mas o que se percebe é a tentativa da banda em aproximar o som direto do seu último trabalho com esses elementos épicos e progressivos.
‘Edge of Darkness’ começa com todo vapor, uma faixa direta com um refrão pegajoso que dá mostras do que seria o álbum. Em ‘Into the Light’ temos uma música pesada com seu refrão melódico, é um dos bons destaques do álbum, seguindo a mesma toada nas 4 primeiras faixas. Eis que surge a prometida épica ‘Empty Hollow’ e seus quase 17 minutos divididos em 5 faixas, apresentando partes orquestradas, acústicas e um refrão daqueles pra se cantar em coro uníssono, mostrando talvez a face mais progressiva dos trabalhos do RAGE até então. Em ‘Saviour Of The Dead’ temos uma base forte que remete ao BLACK LABEL SOCIETY e os bends característicos de Zack Wylde. ‘Hellgirl’ vem com uma levada mais power e um refrão marcante, seguindo essa linha mais direta nas faixas subseqüentes, fechando com a ótima ‘Tomorrow Never Comes’.
Destaque positivo para o guitarrista, tecladista, violonista (versátil o rapaz!) bielorrusso Victor Smolski e seus riffs e solos... dá até para dizer que ele está naquele grupo de guitarristas que você já sabe quem é no primeiro acorde, tal qual Zack Wylde, Tony Iommi e cia. ‘Peavy’ Wagner continua o mesmo de sempre com seu vocal inconfundível e André Hilgers aos poucos vai preenchendo com muita capacidade a lacuna deixada pelo excelente Mike Terrana. Outro destaque positivo é o DVD bônus que vem junto com a bolacha, uma grande apresentação da banda no Wacken Open Air, em 2009, show que conta com a participação de grandes feras como Hansi Kürsch (BLIND GUARDIAN), a bela Jen Majura e Schmier (DESTRUCTION), vale a pena dar uma conferida.
Comparações à parte, "Strings To a Web" é um ótimo álbum que só vem afirmar a posição do RAGE entre as principais bandas de Metal da atualidade. Mesmo para aqueles que esperavam mais da banda, não dá para considerar frustrante um álbum com composições excelentes, músicos afiados, peso e melodia na medida certa.
Rage
"Peavy" Wagner - vocal, baixo
Victor Smolski - guitarra, teclados, cello
André Hilgers - bateria
Lingua Mortis Orchestra
Strings To A Web – 2010
Heavy metal
Nuclear Blast
Alemanha
1. The Edge Of Darkness
2. Hunter And Prey
3. Into The Light
4. The Beggar´s Last Dime
EMPTY HOLLOW
5.a. Empty Hollow
6.b. Strings To A Web
7.c. Fatal Grace
8.d. Connected
9.e. Empty Hollow (reprise)
10. Saviour Of The Dead
11. Hellgirl
12. Purified
13. Through Ages
14. Tomorrow Never Comes
Bonus DVD (RAGE live at Wacken 2009)
1. Carved In Stone
2. Higher Than The Sky
3. Set This World On Fire (featuring Hansi Kürsch)
4. All I Want (featuring Hansi Kürsch)
5. Invisible Horizons (featuring Hansi Kürsch)
6. Lord Of The Flies (featuring Jen Majura)
7. From The Cradle To The Grave (featuring Jen Majura)
8. Prayers Of Steel (featuring Schmier)
9. Suicide (featuring Schmier)
10. Down (featuring Schmier)
11. Soundchaser
12. Set This World On Fire (Live at the Masters of Rock 2009)
13. All I Want (Live at the Masters of Rock 2009)
14. Carved In Stone (Live in Sofia 2009)
14. Never Give Up (Rage Race Special)
Outras resenhas de Strings To a Web - Rage
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de rock lançada em 2025, segundo o Loudwire
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
Clemente (Inocentes, Plebe Rude) sofre infarto e passa por cirurgia
Alter Bridge abrirá para o Iron Maiden apenas no Brasil
Steve Harris e Bruce Dickinson comentam tour do Iron Maiden pela América Latina
Max Cavalera diz ser o brasileiro mais reconhecido do rock mundial
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Por que Paralamas do Sucesso se recusaram a tocar nos Rock in Rio 2 e 3, segundo produtor
Dream Theater abre venda de ingressos para turnê no Brasil; confira os preços
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
Adrian Smith comenta mudança de cenários físicos para telas digitais na nova turnê do Maiden



"End of All Days", a música intensa do Rage que mistura a dor do luto, tristeza e isolamento
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


