Killswitch Engage: óbvia progressão na linha sonora
Resenha - Killswitch Engage - Killswitch Engage
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 26 de setembro de 2009
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Killswitch Engage" é o quinto álbum do Killswitch Engage (dããã...), o segundo que leva este mesmo título, o terceiro com o vocalista Howard Jones e o primeiro em que o guitarrista Adam Dutkiewicz preferiu não produzir diretamente. Cansativos levantamentos numéricos à parte, este disco mostra uma óbvia progressão na linha sonora dos norte-americanos mais bem-sucedidos, comercialmente falando, dentro do Metalcore.
Killswitch Engage - Mais Novidades
E esta progressão é previsível porque, embora todos os elementos que fizeram com que a banda se tornasse conhecida mundo afora se façam presentes, "Killswitch Engage" é ainda mais melódico que o ultramelódico "As Daylight Dies" (06), que já era beeem mais melódico que seus antecessores. E com certeza esta orientação recebeu a bênção do produtor Brendan O'Brien (AC/DC, Rage Against The Machine), que deu seu toque pessoal, muitas vezes deixando as guitarras mais contidas, mas contemplando com honras Justin Foley, cujo som de bateria ficou incrível!
Ainda que toda esta maleabilidade comercial tenha gerado vários pontos positivos – em especial pelas bonitas linhas vocais limpas do entusiasmado Howard Jones estar aparecendo cada vez mais – o problema é que, com o desenrolar da audição, tantas maciças doses de melodias adocicadas e refrãos gosmentos começam a encobrir o impacto e agressão que se espera de um álbum de Heavy Metal.
E podem ter a certeza de que há várias canções pesadas, com groove e ótimos riffs, tanto que "Reckoning" e "A Light In A Darkened World" marcam presença mesmo. Outra composição onde o pessoal consegue novamente chamar a atenção é "This Is Goodbye", que se caracteriza por ser uma semibalada obscura e com o refrão mais explosivo do álbum.
Ainda que deixe a desejar se comparado com obras como "Killswitch Engage" (aquele debut de 2000) ou o reverenciado "Alive Or Just Breathing" (02), é esta nova linha adotada que veem dando certo para o sucesso comercial do grupo. Tão certo que este disco alcançou o sétimo lugar nos charts da Billboard, a mais alta posição na carreira do Killswitch Engage. Um bom trabalho, mas realmente recomendado aos que apreciam toneladas de melodias em menos de 40 minutos de audição.
Formação:
Howard Jones - voz
Adam Dutkiewicz - guitarra
Joel Stroetzel - guitarra
Mike D'Antonio - baixo
Justin Foley - bateria
Homepage: www.killswitchengage.com
Killswitch Engage - Killswitch Engage
(2009 / Roadrunner Records - importado)
01. Never Again
02. Starting Over
03. The Forgotten
04. Reckoning
05. The Return
06. A Light In A Darkened World
07. Take Me Away
08. I Would Do Anything
09. Save Me
10. Lost
11. This Is Goodbye
Outras resenhas de Killswitch Engage - Killswitch Engage
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
Wattie, vocalista do Exploited, passa mal no palco novamente
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
O disco dos anos 1980 que foi muito influente para Metallica e Megadeth, segundo Dave Mustaine
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Veja Post Malone cantando "War Pigs" em homenagem a Ozzy no Grammy 2026 com Slash e Chad Smith
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
A música pesada do Judas Priest que não saía da cabeça do jovem Dave Mustaine
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
As 10 músicas favoritas do saudoso Renato Russo, segundo o próprio artista
Geddy Lee diz que música dos Beatles "inventou" o Metal, e não é "Helter Skelter"
O clássico do "Dark Side of the Moon" que David Gilmour não curte: "Não tem nada nele"

31 discos de rock e metal que completam 20 anos em 2026
O clássico do metalcore que fez garotas começarem a ir a shows do Killswitch Engage
Vocal do Killswitch Engage não guarda boas memórias do disco que apresentou a banda ao mundo
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



