Killswitch Engage: óbvia progressão na linha sonora
Resenha - Killswitch Engage - Killswitch Engage
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 26 de setembro de 2009
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Killswitch Engage" é o quinto álbum do Killswitch Engage (dããã...), o segundo que leva este mesmo título, o terceiro com o vocalista Howard Jones e o primeiro em que o guitarrista Adam Dutkiewicz preferiu não produzir diretamente. Cansativos levantamentos numéricos à parte, este disco mostra uma óbvia progressão na linha sonora dos norte-americanos mais bem-sucedidos, comercialmente falando, dentro do Metalcore.
Killswitch Engage - Mais Novidades
E esta progressão é previsível porque, embora todos os elementos que fizeram com que a banda se tornasse conhecida mundo afora se façam presentes, "Killswitch Engage" é ainda mais melódico que o ultramelódico "As Daylight Dies" (06), que já era beeem mais melódico que seus antecessores. E com certeza esta orientação recebeu a bênção do produtor Brendan O'Brien (AC/DC, Rage Against The Machine), que deu seu toque pessoal, muitas vezes deixando as guitarras mais contidas, mas contemplando com honras Justin Foley, cujo som de bateria ficou incrível!
Ainda que toda esta maleabilidade comercial tenha gerado vários pontos positivos – em especial pelas bonitas linhas vocais limpas do entusiasmado Howard Jones estar aparecendo cada vez mais – o problema é que, com o desenrolar da audição, tantas maciças doses de melodias adocicadas e refrãos gosmentos começam a encobrir o impacto e agressão que se espera de um álbum de Heavy Metal.
E podem ter a certeza de que há várias canções pesadas, com groove e ótimos riffs, tanto que "Reckoning" e "A Light In A Darkened World" marcam presença mesmo. Outra composição onde o pessoal consegue novamente chamar a atenção é "This Is Goodbye", que se caracteriza por ser uma semibalada obscura e com o refrão mais explosivo do álbum.
Ainda que deixe a desejar se comparado com obras como "Killswitch Engage" (aquele debut de 2000) ou o reverenciado "Alive Or Just Breathing" (02), é esta nova linha adotada que veem dando certo para o sucesso comercial do grupo. Tão certo que este disco alcançou o sétimo lugar nos charts da Billboard, a mais alta posição na carreira do Killswitch Engage. Um bom trabalho, mas realmente recomendado aos que apreciam toneladas de melodias em menos de 40 minutos de audição.
Formação:
Howard Jones - voz
Adam Dutkiewicz - guitarra
Joel Stroetzel - guitarra
Mike D'Antonio - baixo
Justin Foley - bateria
Homepage: www.killswitchengage.com
Killswitch Engage - Killswitch Engage
(2009 / Roadrunner Records - importado)
01. Never Again
02. Starting Over
03. The Forgotten
04. Reckoning
05. The Return
06. A Light In A Darkened World
07. Take Me Away
08. I Would Do Anything
09. Save Me
10. Lost
11. This Is Goodbye
Outras resenhas de Killswitch Engage - Killswitch Engage
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
A pior faixa de abertura gravada pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
O gênero musical que tomou o lugar do rock, de acordo com Roger Daltrey
A banda de forró que se fosse gringa seria considerada de rock, segundo produtora
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
Blackmore's Night cancela shows devido a questões de saúde
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
10 fatos que comprovam que Judas Priest é Heavy Metal
A gambiarra que o AC/DC aprendeu quando veio ao Brasil para o primeiro Rock in Rio de 1985
As duas razões que levaram Cazuza a morrer de inveja de Lulu Santos
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



