Mary Fahl: o maior clássico do Pink Floyd recriado
Resenha - From The Dark Side Of The Moon - Mary Fahl
Por Nelson Junior
Fonte: Meu Negócio é Rock'n Roll
Postado em 24 de agosto de 2009
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Fazer um álbum de covers é uma das formas que um artista encontra pra homenagear suas influências ou prestar tributo a grandes canções. A americana MARY FAHL conseguiu fazer mais que uma homenagem; ela recriou o maior clássico do PINK FLOYD, "The Dark Side of the Moon", de forma a despertar perplexidade semelhante a que se tem ao ouvir a versão original do disco. Tarefa que certamente não foi fácil.
Pink Floyd - Mais Novidades
MARY FAHL, ex-vocalista do OCTOBER PROJECT, é uma cantora versátil, seu estilo é uma mistura de pop, jazz e new age, e é exatamente essa mistura que está na essência desse tributo. Após ter gravado dois trabalhos solo sem muita expressão, MARY percebeu que precisava de um repertório mais consistente para gravar um novo trabalho, optando então por fazer um álbum de covers. O produtor David Warner sugeriu que a cantora regravasse uma obra clássica completa, ao invés de um compilação de sucessos distintos, e assim surgiu "From the Dark Side of the Moon".
As surpresas já iniciam em "Speak to Me", o arranjo coloca a voz da cantora em um ambiente tribal, fazendo com que a introdução lembre a sonoridade de um ritual. Em "Breathe" nota-se os primeiros traços jazzísticos que estarão presentes em grande parte do álbum, e é também onde se percebe o grande talento da cantora, que possui um timbre belíssimo, intimidante.
Grande parte de "The Dark Side of the Moon" é instrumental; MARY brincou com esse fator, misturando jogos vocais a instrumentação dos trechos que não são cantados, como em "On the Run" que ganhou uma roupagem pop fantástica. Dando sequência, "Time" (que teve o som dos despertadores substituídos por uma sirene de incêndio unida a um barulho semelhante ao alarme de um carro) inicia de forma suave, em oposição a enigmática versão original, mostrando que a proposta de MARY é revestir as músicas com uma certa "classe". Em "Time" a cantora adiciona uma certa melancolia a letra.
Em "The Great Gig in the Sky", a interpretação não chega a agradar, apesar de sua competência MARY não impressiona tanto quanto CLARE TORRY no seu improviso vocal. "Money" é a canção mais pop do álbum, com levadas agradáveis de guitarra, gaita de boca e baixo.
"Us and Them" ficou basicamente bonita, já "Any Colour You Like" recebeu pitadas de canto gregoriano que modernizaram o teor tranquilizante da versão original. "Brain Damage" é interpretada como se fosse um apelo, conseguindo ser uma das músicas mais emocionantes do trabalho, ao lado da última faixa "Eclipse".
O projeto "From the Dark Side of the Moon" foi gravado em 2007 mas nunca foi oficialmente lançado, por motivos desconhecidos. Detalhes sobre a produção são difíceis de ser encontrados. Uma pena, pois é um álbum muito interessante que permite uma nova análise de uma velha e excelente obra.
Escrito com informações de: cavernadosom.blogspot.com.
Faixas:
Speak to Me/Breathe
On the Run
Time
The Great Gig in the Sky
Money
Us and Them
Any Colour You Like
Brain Damage
Eclipse
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



João Nogueira, do Mastodon crava veredicto sobre a discografia inteira do Sepultura
A banda mais singular da história do rock, na opinião de Steve Vai
O guitarrista preferido de Justin Hawkins, do The Darkness; "É um Deus"
Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
O estilo musical que Geddy Lee considera uma aula sobre como tocar baixo
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
A opinião de Bill Hudson sobre reunião do Angra: "Gente ganhou dinheiro"
As músicas do Sepultura que Andreas Kisser não sabia que sumiram do streaming
Iommi relembra as últimas palavras que ouviu de Ozzy: "Liguei para ele na véspera de sua morte"
Último álbum do Van Halen ganhará relançamento em CD e LP
O álbum do Sepultura que influenciou o lendário Glenn Tipton do Judas Priest
De Sepultura a Madonna, os melhores discos lançados em 1986, segundo Scott Ian
Os 5 melhores shows do Rock in Rio dos últimos 15 anos, segundo o G1
A música que Malcolm Young colocou entre os clássicos eternos do AC/DC
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
Quando Lou Reed revelou seu disco de rock favorito; "Impossível bater de frente com ele"
Rock Life - ACDC: O dia em que a comunidade do Rock 'n Roll ficou abalada
Os 50 melhores álbuns ao vivo de todos os tempos, em lista da Classic Rock


Os três astros de Hollywood por quem Roger Waters não tinha o menor interesse
A obra-prima do Pink Floyd que Roger Waters considerava mais dele do que da banda
O disco dos anos 60 que Roger Waters disse ter mudado profundamente o Pink Floyd
O clássico do Pink Floyd que marcou profundamente o tecladista Richard Wright
A música do Pink Floyd que David Gilmour mais gostava de tocar ao vivo
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
As três músicas que resumem as três diferentes fases do Pink Floyd
McLaren batida em um muro pelo baterista do Pink Floyd é vendida por R$ 188 milhões
Roger Waters explica por que considera que "Wish You Were Here foi o último álbum do Pink Floyd"
David Gilmour aponta a melhor letra de Roger Waters - que o próprio autor acha "terrível"
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



