Zé Guela: independente regado com arranjos nobres
Resenha - Casa de Boneca - Zé Guela
Por Giorgio Moraes
Postado em 17 de agosto de 2009
A Internet se firma cada vez mais como propulsora de bandas independentes mundo afora. É inegável o poder da grande rede no que diz respeito à divulgação da arte no século 21.

Os mineiros da Zé Guela estão aproveitando muito bem esse momento para lançar seu debut, "Casa De Boneca". Na verdade, a banda é uma espécie de projeto cultural que reúne artistas (músicos, poetas e gente ligada ao teatro). Mas o som não é, de forma alguma, uma colcha de retalhos. Desde a faixa de abertura, "Acabou" - com sua introdução ao piano abrindo caminho para as guitarras de Gabriel Marques - até a bela "Melancolique", o trabalho permanece firme em seu fio condutor: suave, áspero, carregado de aventuras e desventuras, amores e desamores. Aos meus ouvidos, a banda conseguiu juntar 14 Bis e Coldplay para criar um som único - que eu não me atrevo a definir. Mas posso, parafraseando a banda, dizer que cada música é um cômodo de uma abandonada casa de bonecas. Para todos os efeitos, fiquemos com essa definição.
As letras também mostram maturidade. A faixa-título desfila um arranjo doce e uma letra que fala da descoberta do amor: "Numa casa de bonecas, eu vi o sol. E eu que era tão certo, com o pecado tão perto, me vi num céu azul". "Amar", 3ª faixa do trabalho, trata da grande batalha humana: "Mas vou viver, não vou chorar. Não vou sofrer, eu quero é ser feliz". Outro elemento recorrente é a tristeza, como em "Tudo bem comigo": "Eu não quero recomeço, tenho a vida que mereço. Estou longe como estrelas no céu". Tudo isso regado com arranjos nobres.
Destaque para o belo encarte e para a ótima produção do CD - 100% caseira.
O Ministério da Saúde Musical adverte: essa banda é uma pequena jóia.
Para conhecer mais:
http://palcomp3.cifraclub.terra.com.br/zeguela/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
Glenn Hughes anuncia afastamento da carreira como artista de palco
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
Os melhores filmes de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
Kelly Osbourne cobra pensão de Sid Wilson, ex-companheiro e talvez ex-Slipknot
James Hetfield relembra os excessos dos anos 80 e a convivência turbulenta com Lars Ulrich
O vocalista que precisou terminar as gravações de um álbum deitado por causa de uma lesão
Nando Reis explica por que decidiu parar de falar sobre política: "Me ferrei muito"
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
Rock in Rio: algumas das maiores vaias em edições nacionais
Dream Theater: os segredos do álbum Octavarium
Gil disse que Paralamas são apenas três e fazem som melhor do que os oito Titãs



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



