Mars Volta: novo trabalho nem chega perto de ser acústico
Resenha - Octahedron - Mars Volta
Por Fábio Cavalcanti
Postado em 20 de julho de 2009
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Apesar de ser uma banda relativamente nova, o The Mars Volta vem mostrando que seus integrantes são legítimos workaholics. Hoje em dia, o ato de lançar cinco álbuns de estúdio e um EP em menos de 10 anos de atividade é uma proeza, ainda mais quando os álbuns são longos, loucos, criativos, e carregados de um tipo diferente de virtuosismo - ainda que suas músicas não sejam recheadas de técnica, como muitos ouvintes equivocados acabam exigindo.

E após trabalhos que certamente serão cultuados no futuro, o grupo lança "Octahedron" (2009), chamado pelos próprios integrantes de "projeto 'acústico'". Porém, mesmo levando em conta o esclarecimento da banda sobre este não ser exatamente um álbum acústico, podemos notar que seu novo trabalho nem chega perto de ser "acústico"! Tá certo que a balada de abertura "Since We've Been Wrong" é lenta, arrastada, melancólica e dá o tom do que seria um álbum mais acústico, mas, por outro lado, o rock "Teflon" mostra que a palavra da vez é "simplicidade". Peraí, então o The Mars Volta finalmente apostou em um som "normal"?
Qualquer pergunta a respeito do novo direcionamento da banda, pode ser respondida ainda na faixa "Halo of Nembutals", um rock um pouco mais alucinado... mas nem tanto! Controlando seus instintos mais bizarros, o vocalista Cedric Bixler-Zavala e sua trupe diminuem a dose de experimentalismos e de músicas realmente longas. A balada "With Twilight as My Guide" também é arrastada, e pode entediar o fã da sonoridade mais rocker dos álbuns "De-Loused in the Comatorium" (2003) e "The Bedlam in Goliath" (2008). Já os deliciosos rocks "Cotopaxi" e "Desperate Graves" trazem o melhor momento do álbum, nos fazendo lembrar que o The Mars Volta ainda é... The Mars Volta!
A melancólica "Copernicus" retoma a sonoridade mais lenta deste novo álbum, mas traz nuances eletrônicas que afastam de vez a palavra "acústico", citada anteriormente. E fechando muito bem o play, a semi-agitada "Luciforms" mostra que a banda não teve medo de dar um tempo nas suas "loucuras sonoras", seja nas letras ou no instrumental. Resultado final: uma track list bastante coesa e segura!
Temos aqui um álbum que poderá dividir fãs, ou que, no mínimo, será considerado por muitos como um dos trabalhos mais fracos do grupo. Mas, quem disse que bandas alternativas com tendências progressivas não podem explorar algo diferente de vez em quando? O irônico, no caso do The Mars Volta, é o fato de um álbum tão "simples", "básico" e "normal" como "Octahedron" trazer um conceito tão controverso e polêmico do que significa "diferente, ousado e imprevisível". Sim, este é mesmo o The Mars Volta!
Músicas:
1. Since We've Been Wrong
2. Teflon
3. Halo of Nembutals
4. With Twilight as My Guide
5. Cotopaxi
6. Desperate Graves
7. Copernicus
8. Luciforms
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026


"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


