Mars Volta: novo trabalho nem chega perto de ser acústico
Resenha - Octahedron - Mars Volta
Por Fábio Cavalcanti
Postado em 20 de julho de 2009
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Apesar de ser uma banda relativamente nova, o The Mars Volta vem mostrando que seus integrantes são legítimos workaholics. Hoje em dia, o ato de lançar cinco álbuns de estúdio e um EP em menos de 10 anos de atividade é uma proeza, ainda mais quando os álbuns são longos, loucos, criativos, e carregados de um tipo diferente de virtuosismo - ainda que suas músicas não sejam recheadas de técnica, como muitos ouvintes equivocados acabam exigindo.

E após trabalhos que certamente serão cultuados no futuro, o grupo lança "Octahedron" (2009), chamado pelos próprios integrantes de "projeto 'acústico'". Porém, mesmo levando em conta o esclarecimento da banda sobre este não ser exatamente um álbum acústico, podemos notar que seu novo trabalho nem chega perto de ser "acústico"! Tá certo que a balada de abertura "Since We've Been Wrong" é lenta, arrastada, melancólica e dá o tom do que seria um álbum mais acústico, mas, por outro lado, o rock "Teflon" mostra que a palavra da vez é "simplicidade". Peraí, então o The Mars Volta finalmente apostou em um som "normal"?
Qualquer pergunta a respeito do novo direcionamento da banda, pode ser respondida ainda na faixa "Halo of Nembutals", um rock um pouco mais alucinado... mas nem tanto! Controlando seus instintos mais bizarros, o vocalista Cedric Bixler-Zavala e sua trupe diminuem a dose de experimentalismos e de músicas realmente longas. A balada "With Twilight as My Guide" também é arrastada, e pode entediar o fã da sonoridade mais rocker dos álbuns "De-Loused in the Comatorium" (2003) e "The Bedlam in Goliath" (2008). Já os deliciosos rocks "Cotopaxi" e "Desperate Graves" trazem o melhor momento do álbum, nos fazendo lembrar que o The Mars Volta ainda é... The Mars Volta!
A melancólica "Copernicus" retoma a sonoridade mais lenta deste novo álbum, mas traz nuances eletrônicas que afastam de vez a palavra "acústico", citada anteriormente. E fechando muito bem o play, a semi-agitada "Luciforms" mostra que a banda não teve medo de dar um tempo nas suas "loucuras sonoras", seja nas letras ou no instrumental. Resultado final: uma track list bastante coesa e segura!
Temos aqui um álbum que poderá dividir fãs, ou que, no mínimo, será considerado por muitos como um dos trabalhos mais fracos do grupo. Mas, quem disse que bandas alternativas com tendências progressivas não podem explorar algo diferente de vez em quando? O irônico, no caso do The Mars Volta, é o fato de um álbum tão "simples", "básico" e "normal" como "Octahedron" trazer um conceito tão controverso e polêmico do que significa "diferente, ousado e imprevisível". Sim, este é mesmo o The Mars Volta!
Músicas:
1. Since We've Been Wrong
2. Teflon
3. Halo of Nembutals
4. With Twilight as My Guide
5. Cotopaxi
6. Desperate Graves
7. Copernicus
8. Luciforms
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
Influencer detona "sommelier de underground" em vídeo viral que Rafael Bittencourt curtiu
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
Slash revela onde acontece a democracia - que não é a chinesa - no Guns N' Roses
Left To Die retornará ao Brasil em setembro tocando clássicos do Death
A banda favorita da atriz Alessandra Negrini; "É a banda que eu mais amo"
Novo álbum do Anthrax sai em maio, garante Frank Bello
W.A.S.P. anuncia turnê tocando músicas dos quatro primeiros álbuns
A banda de metal cujo cantor se disfarçava para não perder o emprego na Petrobras
O disco clássico que fez Steve Vai começar a tocar guitarra
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons
A melhor música do controverso "Load", segundo o Heavy Consequence
A música nova do Megadeth que lembra "Countdown to Extinction", segundo Regis Tadeu


Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


