Nickelback: tentando algo diferente em "Dark Horse"
Resenha - Dark Horse - Nickelback
Por Fábio Cavalcanti
Postado em 15 de abril de 2009
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Não é difícil de imaginar o que um fã do chamado "rock de verdade" pode estar pensando nesse exato momento: "resenha do Nickelback? Não tem jeito, esse mundo está perdido!". Tão clichê e formulaico quanto alguns dos maiores hits do grupo em questão (e outros dessa "turma"), tal pensamento continuará em alta até que o ouvinte perceba que uma boa banda do chamado pós-grunge também merece seu espaço no rock.
Nickelback - Mais Novidades
Verdade seja dita: o Nickelback sempre se mostrou competente em sua proposta musical, e isso não impediu que a banda resolvesse tentar algo um pouquinho diferente em "Dark Horse" (2008), seu mais recente álbum. Ao escutar o trabalho em questão, qualquer apreciador da vertente mais "rocker" do Nickelback irá se deliciar com a volta da banda em grande estilo aos poderosos rocks, os quais trazem influências de hard rock e de um metal pseudo-alternativo (não que isso seja ruim).
Logo de cara, a excelente "Something In Your Mouth" mostra que o Nickelback também poderia ter se dado muito bem como uma banda de hard rock "puro e cru". Seus riffs poderosos nos levam a procurar rapidamente o nome do produtor do álbum: o aclamado Mutt Lange, que já trabalhou com o AC/DC e o Def Leppard em alguns dos seus melhores trabalhos. Na sequência, a ótima "Burn It To The Ground" mostra o primeiro experimentalismo da banda com o stoner rock (!!!). Outros rocks criativos e "variados" surgem para nos deliciar: a veloz "Next Go Round", as melódicas e "cheias de atitude" "Just To Get High" e "S.E.X.", além da pesada e cadenciada "Shakin' Hands".
Mas, como uma banda declaradamente comercial, o Nickelback ainda mantém um pé firme na chamada "fórmula de sucesso". Nota-se isso nas medianas baladas "I'd Come For You" e "Never Gonna Be Alone", as quais não chegam a prejudicar tanto o resultado final deste álbum quanto as várias baladas do seu trabalho anterior (o irregular "All the Right Reasons", de 2005). Mas, ironicamente, a melosa "If Today Was Your Last Day" consegue ser uma das faixas mais bacanas de "Dark Horse".
O single "Gotta Be Somebody" traz aquelas melodias e letras clichês presentes na maioria das baladas do Nickelback, mas dessa vez em cima de uma batida agitada que transforma a música em um inusitado e agradável rock melódico. E fechando bem o álbum, o pop/rock "This Afternoon" também traz um leve diferencial, com uma letra "irreverente" que lembra a proposta da música "Rockstar" (do álbum anterior da banda).
Não é de hoje que o Nickelback abandonou a sonoridade mais pesada e agitada dos seus 3 primeiros álbuns. Mas "Dark Horse" mostra que Chad Kroeger e sua turma não querem passar o resto das suas vidas investindo apenas em potenciais hits. Temos aqui uma obra com um gostinho mais rock do que o balanço geral dos seus 2 últimos álbuns, e que certamente ficará entre os trabalhos mais bem sucedidos da banda. Escute sem preconceito!
Músicas:
1. Something in Your Mouth
2. Burn It to the Ground
3. Gotta Be Somebody
4. I'd Come for You
5. Next Go Round
6. Just to Get High
7. Never Gonna Be Alone
8. Shakin' Hands
9. S.E.X.
10. If Today Was Your Last Day
11. This Afternoon
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
65 grandes músicas gravadas por Dave Mustaine, que completa 65 anos neste domingo
O disco do Slayer que é uma "resposta" ao pop punk feito por Green Day e Offspring
Os mestres que moldaram Jimi Hendrix antes de ele se tornar o maior nome da guitarra
King Diamond sobe ao palco com o My Chemical Romance
O disco do Pink Floyd que é o preferido de Geddy Lee, baixista e vocalista do Rush
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
O disco do Iron Maiden com Blaze Bayley que a Metal Hammer considera "metade de um clássico"
A formação do Black Sabbath que não funcionou, na opinião de Geezer Butler
Cinco subgêneros do metal que despertam amor e ódio
Em 1986, leitores da Kerrang! escolhiam os melhores discos do ano
O ajuste que Bruno Sutter sugere para a voz de Bruce Dickinson no Iron Maiden
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
A música do Judas Priest que tem um dos solos "mais gloriosos" do metal, segundo Rob Halford
Metal Hammer e Classic Rock classificam álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor

Nickelback lança a balada "Leave Me Behind", faixa de seu próximo disco
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?


