SoulSpell: algumas das melhores vozes da cena nacional
Resenha - Legacy of Honor; Act I - SoulSpell
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 26 de janeiro de 2009
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após o lançamento da primeira parte do projeto Avantasia, em 16 de janeiro de 2001, ao ler as palavras "Metal Opera" todo fã de música pesada, mesmo inconscientemente, tem como parâmetro de qualidade a obra concebida pelo vocalista Tobias Sammet. O primeiro trabalho do SoulSpell não foge à regra.
Totalmente desenvolvido, composto e executado por músicos brasileiros, "A Legacy of Honor - Act I" surpreende pelo alto nível das suas trezes faixas. A figura principal do SoulSpell é o baterista Heleno Vale, autor de todas as composições. Ao seu lado estão Fabiana Oliveira (teclados), Tito Falaschi (baixo), Thiago Amendola (guitarra), Daniel Manso (guitarra) e Cleiton Carvalho (guitarra).
Mas, além da já citada qualidade das músicas, o que coloca o SoulSpell em outro nível são as participações especiais de algumas das melhores vozes da cena metálica nacional. Marcam presença em "A Legacy of Honor - Act I" Leandro Caçoilo (Eterna), Bruno Maia (Tuatha De Dannan), Nando Fernandes (Hangar), Renato Tribuzy (Tribuzy), Christian Passos (Wizards), Mário Linhares (Dark Avenger), Iuri Samson (Hibria), Daisa Munhoz (Vandroya) e Maurício Del Bianco (Innerforce), além do já citado Tito Falaschi, que além de tocar baixo também canta no play.
Após a introdução "The Gathering", "Age of Silence" abre os trabalhos de maneira avassaladora. Um típico speed metal, a canção conta com linhas vocais muito bem desenvolvidas, tendo Leandro Caiçolo como figura principal, amparado por excelentes performances de Nando Fernandes e Iuri Samson. "Troy" é a próxima, e, sem demérito algum, soa bastante similar ao Avantasia, com um grande refrão e a muito bem-vinda participação de Daisa Munhoz, com o seu timbre doce contrastando de uma maneira muito legal com os inúmeros vocais masculinos. O ritmo cai um pouco com "Alexandria" e "Milvian Bridge", essa última uma balada fenomenal com grande participação de Bruno Maia, além de Leandro Caiçolo.
As composições passeiam pelo heavy metal melódico, power metal e prog metal, reunindo o que de melhor cada um desses gêneros possui. "The Blackmith" é mais cadenciada e carismática; "The Impaler" é um soco no estômago, com ótimas guitarras e uma participação sensacional de Caiçolo nos vocais; "Army of Just One Mind" é épica e pesada, e tem Nando Fernandes, Christian Passos e Leandro Caiçolo se revezando nos vocais; Mário Linhares dá as caras em "Soulspell", outra com andamento mais cadenciado; já "Weight of Evil" acelera tudo novamente, em mais um grande momento do disco.
Mas é na última faixa de "A Legacy of Honor - Act I", "The Last Life", que o disco revela o seu momento mais cristalino. Uma típica composição que une o metal melódico e o prog metal, traz linhas vocais empolgantes, ricas e intricadas passagens instrumentais, mudanças de andamento, um ótimo coro e outras inúmeras características em mais de nove minutos de uma jornada pelo que de melhor a música pesada produziu na década de noventa. Comece a ouvir o álbum por essa faixa que você não irá se arrepender.
Produzido por Tito Falaschi, o trabalho conta com grandes performances individuais de todos os instrumentistas presentes, em especial o baixo do próprio Falaschi e as guitarras de Thiago Amendola, Daniel Manso e Cleiton Carvalho. Somado a isso, temos a revelação e subsequente afirmação de Heleno Vale como um compositor de talento diferenciado, que concebeu uma obra musical que não fica devendo nada não só aos demais grupos nacionais, mas, principalmente, aos do exterior.
E, fechando, a escolha de Leandro Caiçolo para desempenhar o papel de Tobit, figura central de "A Legacy of Honor - Act I", mostrou-se um tremendo acerto, já que a voz do Eterna revela segurança e personalidade no desempenho do papel, dando um passo enorme e importantíssimo em sua carreira, evoluindo e pedindo passagem como um dos melhores vocalistas do Brasil e, porque não, do cenário metálico mundial como um todo. Amparado por um elenco coadjuvante sensacional, onde os grandes destaques são Nando Fernandes, Bruno Maia, Renato Tribuzy e Daisa Munhoz, Caiçolo brilha intensamente, em uma das gravações mais antológicas de sua carreira.
Concluindo, mais um ótimo álbum lançado por músicos brasileiros, que tem tudo para agradar quem curte heavy metal melódico e trabalhos conceituais. Se esse é o seu caso, não pense duas vezes antes de comprar.
Faixas:
1. The Gathering - 1:33
2. Age of Silence - 5:17
3. Troy - 3:43
4. Alexandria - 4:33
5. Milvian Bridge - 4:43
6. The Blackmith - 4:19
7. The Impaler - 6:14
8. A Little Too Far - 5:05
9. Army of Just One Mind - 4:50
10. SoulSpell - 4:21
11. Weight of Evil - 4:16
12. Eternal Skies - 3:16
13. The Last Life - 9:05
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Angela Gossow comenta em postagem de Michael Amott e fãs se empolgam
"Não tivemos escolha", diz guitarrista sobre suspensão de planos do Twisted Sister
Mille Petrozza (Kreator) admite que ficaria entediado se fizesse um álbum 100% thrash metal
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
A banda europeia de metal com milhões no Spotify cujo integrante trabalha como bombeiro
A música de Ozzy que atingiu o topo das paradas, mas não aparece nas coletâneas "Best Of" do madm
"Heavy metal é para ser tocado com duas guitarras", opina Schmier (Destruction)
Vocalista do Amaranthe e ex-cantoras do Arch Enemy e Delain sobem ao palco com o Epica
Os cinco discos favoritos de Tom Morello, do Rage Against The Machine
Como Angela Gossow se juntou ao Arch Enemy, de acordo com Michael Amott
David Coverdale revela quem acabou com sua parceria com Jimmy Page
Julian Lennon relembra como era sua relação com seu pai, John Lennon
A história de amor do primeiro casamento de Raul Seixas que terminou por drogas e traição



CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



