SoulSpell: algumas das melhores vozes da cena nacional
Resenha - Legacy of Honor; Act I - SoulSpell
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 26 de janeiro de 2009
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após o lançamento da primeira parte do projeto Avantasia, em 16 de janeiro de 2001, ao ler as palavras "Metal Opera" todo fã de música pesada, mesmo inconscientemente, tem como parâmetro de qualidade a obra concebida pelo vocalista Tobias Sammet. O primeiro trabalho do SoulSpell não foge à regra.
Soulspell - Mais Novidades
Totalmente desenvolvido, composto e executado por músicos brasileiros, "A Legacy of Honor - Act I" surpreende pelo alto nível das suas trezes faixas. A figura principal do SoulSpell é o baterista Heleno Vale, autor de todas as composições. Ao seu lado estão Fabiana Oliveira (teclados), Tito Falaschi (baixo), Thiago Amendola (guitarra), Daniel Manso (guitarra) e Cleiton Carvalho (guitarra).
Mas, além da já citada qualidade das músicas, o que coloca o SoulSpell em outro nível são as participações especiais de algumas das melhores vozes da cena metálica nacional. Marcam presença em "A Legacy of Honor - Act I" Leandro Caçoilo (Eterna), Bruno Maia (Tuatha De Dannan), Nando Fernandes (Hangar), Renato Tribuzy (Tribuzy), Christian Passos (Wizards), Mário Linhares (Dark Avenger), Iuri Samson (Hibria), Daisa Munhoz (Vandroya) e Maurício Del Bianco (Innerforce), além do já citado Tito Falaschi, que além de tocar baixo também canta no play.
Após a introdução "The Gathering", "Age of Silence" abre os trabalhos de maneira avassaladora. Um típico speed metal, a canção conta com linhas vocais muito bem desenvolvidas, tendo Leandro Caiçolo como figura principal, amparado por excelentes performances de Nando Fernandes e Iuri Samson. "Troy" é a próxima, e, sem demérito algum, soa bastante similar ao Avantasia, com um grande refrão e a muito bem-vinda participação de Daisa Munhoz, com o seu timbre doce contrastando de uma maneira muito legal com os inúmeros vocais masculinos. O ritmo cai um pouco com "Alexandria" e "Milvian Bridge", essa última uma balada fenomenal com grande participação de Bruno Maia, além de Leandro Caiçolo.
As composições passeiam pelo heavy metal melódico, power metal e prog metal, reunindo o que de melhor cada um desses gêneros possui. "The Blackmith" é mais cadenciada e carismática; "The Impaler" é um soco no estômago, com ótimas guitarras e uma participação sensacional de Caiçolo nos vocais; "Army of Just One Mind" é épica e pesada, e tem Nando Fernandes, Christian Passos e Leandro Caiçolo se revezando nos vocais; Mário Linhares dá as caras em "Soulspell", outra com andamento mais cadenciado; já "Weight of Evil" acelera tudo novamente, em mais um grande momento do disco.
Mas é na última faixa de "A Legacy of Honor - Act I", "The Last Life", que o disco revela o seu momento mais cristalino. Uma típica composição que une o metal melódico e o prog metal, traz linhas vocais empolgantes, ricas e intricadas passagens instrumentais, mudanças de andamento, um ótimo coro e outras inúmeras características em mais de nove minutos de uma jornada pelo que de melhor a música pesada produziu na década de noventa. Comece a ouvir o álbum por essa faixa que você não irá se arrepender.
Produzido por Tito Falaschi, o trabalho conta com grandes performances individuais de todos os instrumentistas presentes, em especial o baixo do próprio Falaschi e as guitarras de Thiago Amendola, Daniel Manso e Cleiton Carvalho. Somado a isso, temos a revelação e subsequente afirmação de Heleno Vale como um compositor de talento diferenciado, que concebeu uma obra musical que não fica devendo nada não só aos demais grupos nacionais, mas, principalmente, aos do exterior.
E, fechando, a escolha de Leandro Caiçolo para desempenhar o papel de Tobit, figura central de "A Legacy of Honor - Act I", mostrou-se um tremendo acerto, já que a voz do Eterna revela segurança e personalidade no desempenho do papel, dando um passo enorme e importantíssimo em sua carreira, evoluindo e pedindo passagem como um dos melhores vocalistas do Brasil e, porque não, do cenário metálico mundial como um todo. Amparado por um elenco coadjuvante sensacional, onde os grandes destaques são Nando Fernandes, Bruno Maia, Renato Tribuzy e Daisa Munhoz, Caiçolo brilha intensamente, em uma das gravações mais antológicas de sua carreira.
Concluindo, mais um ótimo álbum lançado por músicos brasileiros, que tem tudo para agradar quem curte heavy metal melódico e trabalhos conceituais. Se esse é o seu caso, não pense duas vezes antes de comprar.
Faixas:
1. The Gathering - 1:33
2. Age of Silence - 5:17
3. Troy - 3:43
4. Alexandria - 4:33
5. Milvian Bridge - 4:43
6. The Blackmith - 4:19
7. The Impaler - 6:14
8. A Little Too Far - 5:05
9. Army of Just One Mind - 4:50
10. SoulSpell - 4:21
11. Weight of Evil - 4:16
12. Eternal Skies - 3:16
13. The Last Life - 9:05
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
Glenn Hughes anuncia afastamento da carreira como artista de palco
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
Os melhores filmes de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
Kelly Osbourne cobra pensão de Sid Wilson, ex-companheiro e talvez ex-Slipknot
James Hetfield relembra os excessos dos anos 80 e a convivência turbulenta com Lars Ulrich
O vocalista que precisou terminar as gravações de um álbum deitado por causa de uma lesão
Nando Reis explica por que decidiu parar de falar sobre política: "Me ferrei muito"
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
Rock in Rio: algumas das maiores vaias em edições nacionais
Dream Theater: os segredos do álbum Octavarium
Gil disse que Paralamas são apenas três e fazem som melhor do que os oito Titãs



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



