Eluveitie: para fãs de Folk e Death Metal Melódico
Resenha - Slania - Eluveitie
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 28 de dezembro de 2008
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O chamado Folk Metal é o estilo que provavelmente abre um maior leque de opções para se explorar novas musicalidades, tanto que há por aí várias bandas que se encaixam no estilo, mas com sonoridades bem distintas entre si. Ainda não muito conhecido entre os amantes do segmento, o Eluveitie está chegando agora a seu segundo registro, "Slania" - que, oras vejam, está aportando em território brasileiro através da Paranoid Records.
Musicalmente, o Death Metal Melódico do Dark Tranquility exerce muita influência sobre os suíços, mas o grande lance do Eluveitie é que este não abre mão de toda a distorção do estilo ao incorporar as famosas e belíssimas melodias da música celta. Assim sendo, o resultado final não gera algo realmente alegre como tantos dos outros nomes do Folk Metal, pois seu desenvolvimento consegue convencer mais pela vibração algo mais épica e quase melancólica.
Mesmo que a faceta dominante na maioria das composições seja o Heavy Metal, é quando os instrumentos folclóricos entram em ação que se percebe como esta fórmula funciona tão bem. A experiência auditiva é realmente agradável, onde cada um dos oito músicos tem seu devido espaço com instrumentos que, como não poderia deixar de ser, são dos mais diversos: gaitas, tambores, apitos, violinos e inúmeros outros, que preenchem ou se entrelaçam com as tradicionais guitarras, baixo e bateria.
Ainda que permaneça uma leve sensação de similaridade entre alguns dos arranjos, é inegável que o conjunto preparou um repertório realmente saboroso, inclusive inserindo aí algumas faixas instrumentais muito bonitas.
Os destaques ficam por conta da agressividade de "Primordial Breath" e "Bloodstained Ground", além da patriótica "Slanias Song", inteiramente cantada em gaulês (com tradução para o inglês), onde se introduziu linhas vocais femininas fazendo um excelente contraponto com a rispidez das masculinas.
E o Whiplash! também é cultura extra-rock´n´roll: sobre a enigmática denominação Eluveitie, vale citar que seu nome é de origem gaulesa, pronuncia-se ‘El-Vey-Ti’ e significa ‘o Helvético’ (natural da Suíça). Este pessoal vem se mostrando um conjunto muito, mas muito acima da média desde que liberou seu primeiro EP em 2004, e de lá par cá a banda somente amadureceu em termos de arranjos. Assim sendo, os fãs de Folk e Death Metal Melódico com certeza devem dar uma atenção especial a "Slania".
Formação:
Chrigel Glanzmann - voz, mandola, apitos, gaita, violão e tambor
Sevan Kirder - gaita de foles, flauta, apitos e voz
Merlin Sutter - bateria
Simeon Koch - guitarra
Meri Tadic - violino e voz
Rafi Kirder - baixo e voz
Ivo Enzi - guitarra
Anna Murphy - Hury Gurdy e voz
Eluveitie - Slania
(2008 - Nuclear Blast Records / Paranoid Records - nacional)
01. Samon
02. Primordial Breath
03. Inis Mona
04. Grey Sublime Archon
05. Anagantios
06. Bloodstained Ground
07. The Somber Lay
08. Slanias Song
09. Giamonios
10. Tarvos
11. Calling The Rain
12. Elembivos
13. Samon (bônus em versão acústica)
Homepage: www.eluveitie.ch
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
Guitarrista do Blind Guardian comemora ao receber seu "CPF"
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Marillion anuncia segundo show no Anfiteatro da Pompeia para 2026
A clássica do rock que Sammy Hagar chamou de "uma das piores gravações de todos os tempos"
Axl Rose: "Sobe na porra do palco ou você vai morrer!"
Gráfico em vídeo mostra cantoras de metal mais populares entre 2004 e 2023
Eric Clapton relembra como foi "roubar" a esposa de seu melhor amigo, George Harrison



Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto



